
Atenção:
O eduCAPES é um repositório de objetos educacionais, não sendo responsável por materiais de terceiros submetidos na plataforma. O usuário assume ampla e total responsabilidade quanto à originalidade, à titularidade e ao conteúdo, citações de obras consultadas, referências e outros elementos que fazem parte do material que deseja submeter. Recomendamos que se reporte diretamente ao(s) autor(es), indicando qual parte do material foi considerada imprópria (cite página e parágrafo) e justificando sua denúncia.
Caso seja o autor original de algum material publicado indevidamente ou sem autorização, será necessário que se identifique informando nome completo, CPF e data de nascimento. Caso possua uma decisão judicial para retirada do material, solicitamos que informe o link de acesso ao documento, bem como quaisquer dados necessários ao acesso, no campo abaixo.
Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada. Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional. Porém, ao deixar de informar seu e-mail, um possível retorno será inviabilizado e/ou sua denúncia poderá ser desconsiderada no caso de necessitar de informações complementares.
| Metadados | Descrição | Idioma |
|---|---|---|
| Autor(es): dc.contributor | Schwartzmann, Matheus Nogueira | - |
| Autor(es): dc.contributor | FCLAr - UNESP | - |
| Autor(es): dc.contributor | Universidade Estadual Paulista (UNESP) | - |
| Autor(es): dc.creator | Correa, Thiago Moreira | - |
| Data de aceite: dc.date.accessioned | 2025-08-21T16:00:24Z | - |
| Data de disponibilização: dc.date.available | 2025-08-21T16:00:24Z | - |
| Data de envio: dc.date.issued | 2024-11-05 | - |
| Data de envio: dc.date.issued | 2024-11-05 | - |
| Data de envio: dc.date.issued | 2024-10-30 | - |
| Fonte completa do material: dc.identifier | https://hdl.handle.net/11449/258029 | - |
| Fonte completa do material: dc.identifier | https://lattes.cnpq.br/9136020771369820 | - |
| Fonte completa do material: dc.identifier | https://orcid.org/0000-0002-7474-5596 | - |
| Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/11449/258029 | - |
| Descrição: dc.description | Relatório Final das atividades de Pós-Doutorado realizadas no Programa de Pós-Graduação em Linguística e Língua Portuguesa. | - |
| Descrição: dc.description | Este é o relatório final que apresenta as atividades de pesquisa, docência e extensão realizadas por Thiago Moreira Correa no âmbito de seu Pós-Doutorado em Linguística e Língua Portuguesa na UNESP, entre 2020 e 2024, sob a supervisão do Prof. Dr. Matheus Nogueira Schwartzmann e com financiamento PNPD/CAPES. Durante o período, Correa aprofundou o estudo sobre “suportes semióticos” nas inscrições urbanas, contribuindo para o campo da semiótica com análises que destacam as interações entre espaços públicos e manifestações culturais, bem como desenvolveu a aplicação dessas propostas sobre suporte, baseadas na teoria das Práticas Semióticas (Fontanille, 2018) no ensino de Artes e Língua Portuguesa. A adaptação da teoria das práticas semióticas às demandas educativas foi orientada pelo papel do suporte no uso contextualizado da língua e na ampliação do Letramentos em sala de aula. Em aulas, oficinas e outras formações, Correa demonstrou como o suporte, mais do que um portador de conteúdo, participa ativamente na produção e interpretação de sentidos. Esse enfoque permitiu uma análise integrada das relações entre texto, suporte e práticas, promovendo práticas pedagógicas dinâmicas e contextualizadas que se alinham às diretrizes da Base Nacional Comum Curricular (BNCC). A pesquisa desenvolveu, assim, propostas analíticas que posicionam a semiótica como uma ferramenta adaptativa e integrativa para o ensino, enriquecendo tanto a pesquisa quanto o desenvolvimento de práticas educacionais. O pesquisador também atuou ativamente na docência, ministrando disciplinas de graduação e pós-graduação e promovendo iniciativas de extensão voltadas para professores da Educação Básica. Durante a pandemia, adaptou as atividades para o formato remoto, lançando o podcast “Semio.cast” e plataformas digitais para divulgação científica. Além disso, participou da internacionalização do Seminário de Semiótica da UNESP (SSU), que retomou eventos presenciais em 2022 e 2023. Suas contribuições incluem a publicação de artigos, capítulos de livros, organização de simpósios e oficinas, e coorientação de pesquisas de mestrado. Seu trabalho finaliza com impacto significativo na integração entre pesquisa e ensino, ampliando a visibilidade da semiótica no contexto educacional e nas práticas culturais | - |
| Descrição: dc.description | Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES) | - |
| Descrição: dc.description | 88887.473850/2020-00 | - |
| Formato: dc.format | application/pdf | - |
| Idioma: dc.language | pt_BR | - |
| Publicador: dc.publisher | Universidade Estadual Paulista (UNESP) | - |
| Direitos: dc.rights | info:eu-repo/semantics/openAccess | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Semiótica | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Educação, estudo e ensino | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Espaço urbano | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Inscrições | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Arte | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Semiotics | - |
| Título: dc.title | A questão do suporte na semiótica: as inscrições urbanas | - |
| Título: dc.title | The Issue of support in semiotics: urban inscriptions | - |
| Tipo de arquivo: dc.type | planilha | - |
| Aparece nas coleções: | Repositório Institucional - Unesp | |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma: