A questão do suporte na semiótica: as inscrições urbanas

Registro completo de metadados
MetadadosDescriçãoIdioma
Autor(es): dc.contributorSchwartzmann, Matheus Nogueira-
Autor(es): dc.contributorFCLAr - UNESP-
Autor(es): dc.contributorUniversidade Estadual Paulista (UNESP)-
Autor(es): dc.creatorCorrea, Thiago Moreira-
Data de aceite: dc.date.accessioned2025-08-21T16:00:24Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2025-08-21T16:00:24Z-
Data de envio: dc.date.issued2024-11-05-
Data de envio: dc.date.issued2024-11-05-
Data de envio: dc.date.issued2024-10-30-
Fonte completa do material: dc.identifierhttps://hdl.handle.net/11449/258029-
Fonte completa do material: dc.identifierhttps://lattes.cnpq.br/9136020771369820-
Fonte completa do material: dc.identifierhttps://orcid.org/0000-0002-7474-5596-
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/11449/258029-
Descrição: dc.descriptionRelatório Final das atividades de Pós-Doutorado realizadas no Programa de Pós-Graduação em Linguística e Língua Portuguesa.-
Descrição: dc.descriptionEste é o relatório final que apresenta as atividades de pesquisa, docência e extensão realizadas por Thiago Moreira Correa no âmbito de seu Pós-Doutorado em Linguística e Língua Portuguesa na UNESP, entre 2020 e 2024, sob a supervisão do Prof. Dr. Matheus Nogueira Schwartzmann e com financiamento PNPD/CAPES. Durante o período, Correa aprofundou o estudo sobre “suportes semióticos” nas inscrições urbanas, contribuindo para o campo da semiótica com análises que destacam as interações entre espaços públicos e manifestações culturais, bem como desenvolveu a aplicação dessas propostas sobre suporte, baseadas na teoria das Práticas Semióticas (Fontanille, 2018) no ensino de Artes e Língua Portuguesa. A adaptação da teoria das práticas semióticas às demandas educativas foi orientada pelo papel do suporte no uso contextualizado da língua e na ampliação do Letramentos em sala de aula. Em aulas, oficinas e outras formações, Correa demonstrou como o suporte, mais do que um portador de conteúdo, participa ativamente na produção e interpretação de sentidos. Esse enfoque permitiu uma análise integrada das relações entre texto, suporte e práticas, promovendo práticas pedagógicas dinâmicas e contextualizadas que se alinham às diretrizes da Base Nacional Comum Curricular (BNCC). A pesquisa desenvolveu, assim, propostas analíticas que posicionam a semiótica como uma ferramenta adaptativa e integrativa para o ensino, enriquecendo tanto a pesquisa quanto o desenvolvimento de práticas educacionais. O pesquisador também atuou ativamente na docência, ministrando disciplinas de graduação e pós-graduação e promovendo iniciativas de extensão voltadas para professores da Educação Básica. Durante a pandemia, adaptou as atividades para o formato remoto, lançando o podcast “Semio.cast” e plataformas digitais para divulgação científica. Além disso, participou da internacionalização do Seminário de Semiótica da UNESP (SSU), que retomou eventos presenciais em 2022 e 2023. Suas contribuições incluem a publicação de artigos, capítulos de livros, organização de simpósios e oficinas, e coorientação de pesquisas de mestrado. Seu trabalho finaliza com impacto significativo na integração entre pesquisa e ensino, ampliando a visibilidade da semiótica no contexto educacional e nas práticas culturais-
Descrição: dc.descriptionCoordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES)-
Descrição: dc.description88887.473850/2020-00-
Formato: dc.formatapplication/pdf-
Idioma: dc.languagept_BR-
Publicador: dc.publisherUniversidade Estadual Paulista (UNESP)-
Direitos: dc.rightsinfo:eu-repo/semantics/openAccess-
Palavras-chave: dc.subjectSemiótica-
Palavras-chave: dc.subjectEducação, estudo e ensino-
Palavras-chave: dc.subjectEspaço urbano-
Palavras-chave: dc.subjectInscrições-
Palavras-chave: dc.subjectArte-
Palavras-chave: dc.subjectSemiotics-
Título: dc.titleA questão do suporte na semiótica: as inscrições urbanas-
Título: dc.titleThe Issue of support in semiotics: urban inscriptions-
Tipo de arquivo: dc.typeplanilha-
Aparece nas coleções:Repositório Institucional - Unesp

Não existem arquivos associados a este item.