
Atenção:
O eduCAPES é um repositório de objetos educacionais, não sendo responsável por materiais de terceiros submetidos na plataforma. O usuário assume ampla e total responsabilidade quanto à originalidade, à titularidade e ao conteúdo, citações de obras consultadas, referências e outros elementos que fazem parte do material que deseja submeter. Recomendamos que se reporte diretamente ao(s) autor(es), indicando qual parte do material foi considerada imprópria (cite página e parágrafo) e justificando sua denúncia.
Caso seja o autor original de algum material publicado indevidamente ou sem autorização, será necessário que se identifique informando nome completo, CPF e data de nascimento. Caso possua uma decisão judicial para retirada do material, solicitamos que informe o link de acesso ao documento, bem como quaisquer dados necessários ao acesso, no campo abaixo.
Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada. Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional. Porém, ao deixar de informar seu e-mail, um possível retorno será inviabilizado e/ou sua denúncia poderá ser desconsiderada no caso de necessitar de informações complementares.
| Metadados | Descrição | Idioma |
|---|---|---|
| Autor(es): dc.contributor | Romero, Luiz Rogério | - |
| Autor(es): dc.contributor | Faculdade de Ciências e Tecnologia, Presidente Prudente | - |
| Autor(es): dc.creator | Fermino, Pamela Helena Diniz | - |
| Data de aceite: dc.date.accessioned | 2025-08-21T19:22:20Z | - |
| Data de disponibilização: dc.date.available | 2025-08-21T19:22:20Z | - |
| Data de envio: dc.date.issued | 2024-11-03 | - |
| Data de envio: dc.date.issued | 2024-11-03 | - |
| Data de envio: dc.date.issued | 2020-11-29 | - |
| Fonte completa do material: dc.identifier | https://hdl.handle.net/11449/257999 | - |
| Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/11449/257999 | - |
| Descrição: dc.description | This study intends to reflect on the coexistence in physical education classes and the difficulties of coping with conflicts and indisciplines. Based on a literature review, it is possible to observe the current state of research and publications on this topic. We subsequently present a documentary analysis of the subjects coexistence, conflict and indiscipline, referring to public publications in the national sphere and also of the documents that guide it as schools in the state of São Paulo, as it is understood that it is necessary to know the functioning of the regulatory devices for better manage conflict situations at school. As a final product, a mini video course and a booklet were created, forming an educational production in order to disseminate the information raised in a more didactic way and thus share knowledge with the academic community in the area of school physical education and with physical education teachers. The results obtained up to now allow the realization of this content, however the magnitude of the subject is known and developments on this theme are still paid for. | - |
| Descrição: dc.description | Este estudo teve a intenção de refletir sobre a convivência em aulas de educação física e as dificuldades de enfrentamento dos conflitos e indisciplinas. Partindo de uma revisão de literatura, pode-se observar o estado atual das pesquisas e publicações a respeito desta temática. Se apresentou de forma subsequente uma análise documental dos assuntos convivência, conflito e indisciplina, referente as publicações oficias em esfera nacional e também dos documentos que norteiam as escolas pública do estado de São Paulo, pois entende-se ser necessário conhecer o funcionamento dos dispositivos regulamentadores para melhor gerir as situações de conflito no espaço escolar. Como produto final foi elaborado um mini curso em vídeo e uma cartilha configurando-se em uma produção educacional com o objetivo de disseminar de forma mais didáticas as informações aqui levantadas e assim compartilhar o conhecimento com a comunidade acadêmica da área da educação física escolar e com os professores de educação física. Os resultados até aqui levantados permitiram a realização deste conteúdo, porém sabe-se a magnitude do assunto e desdobramentos sobre este tema ainda são necessários. | - |
| Formato: dc.format | application/pdf | - |
| Idioma: dc.language | pt_BR | - |
| Publicador: dc.publisher | Universidade Estadual Paulista (UNESP) | - |
| Direitos: dc.rights | info:eu-repo/semantics/openAccess | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Convivência escolar | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Conflito escolar | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Indisciplina | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Educação física | - |
| Palavras-chave: dc.subject | School coexistence | - |
| Palavras-chave: dc.subject | School conflict | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Indiscipline | - |
| Palavras-chave: dc.subject | PE | - |
| Título: dc.title | Ações e reflexões sobre a convivência escolar: uma introdução ao enfrentamento do conflito e indisciplina em aulas de educação física escolar | - |
| Título: dc.title | Actions and reflections on school coexistence, an introduction to coping with conflict and indiscipline in teaching classes school physical education | - |
| Tipo de arquivo: dc.type | livro digital | - |
| Aparece nas coleções: | Repositório Institucional - Unesp | |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma: