
Atenção:
O eduCAPES é um repositório de objetos educacionais, não sendo responsável por materiais de terceiros submetidos na plataforma. O usuário assume ampla e total responsabilidade quanto à originalidade, à titularidade e ao conteúdo, citações de obras consultadas, referências e outros elementos que fazem parte do material que deseja submeter. Recomendamos que se reporte diretamente ao(s) autor(es), indicando qual parte do material foi considerada imprópria (cite página e parágrafo) e justificando sua denúncia.
Caso seja o autor original de algum material publicado indevidamente ou sem autorização, será necessário que se identifique informando nome completo, CPF e data de nascimento. Caso possua uma decisão judicial para retirada do material, solicitamos que informe o link de acesso ao documento, bem como quaisquer dados necessários ao acesso, no campo abaixo.
Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada. Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional. Porém, ao deixar de informar seu e-mail, um possível retorno será inviabilizado e/ou sua denúncia poderá ser desconsiderada no caso de necessitar de informações complementares.
| Metadados | Descrição | Idioma |
|---|---|---|
| Autor(es): dc.contributor | Wimmer, Norma | - |
| Autor(es): dc.contributor | Universidade Estadual Paulista (UNESP) | - |
| Autor(es): dc.creator | Mendes, Fernando Henrique Magalhães | - |
| Data de aceite: dc.date.accessioned | 2025-08-21T21:54:00Z | - |
| Data de disponibilização: dc.date.available | 2025-08-21T21:54:00Z | - |
| Data de envio: dc.date.issued | 2024-11-03 | - |
| Data de envio: dc.date.issued | 2024-11-03 | - |
| Data de envio: dc.date.issued | 2024-09-20 | - |
| Fonte completa do material: dc.identifier | https://hdl.handle.net/11449/257997 | - |
| Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/11449/257997 | - |
| Descrição: dc.description | Nesse trabalho buscamos responder e defender a ideia de Honoré de Balzac como precursor ou mesmo inventor da modernidade literária, tomando com corpus de pesquisa três grandes romances: O Pai Goriot, Ilusões Perdidas e Esplendores e Misérias das Cortesãs. Na primeira parte fazemos uma contextualização histórica e teórica acerca do que seria a modernidade e de como se desenvolveu o romance moderno tendo como principais aportes teóricos Compagnon (1996), Domenach (1997), Habermas (2000), Benjamin e Baudelaire. Na parte referenciada como o Romance Balzaquiano inicialmente apresentamos os três romances que utilizamos como corpus de pesquisa, tendo como principais destaques o enredo das tramas e as personagens protagonistas de cada um deles e apresentando como cada um desses romances se interligam integralmente formando essa trilogia conhecida como Círculo de Vautrin. Acerca dessas características tomamos como principais aportes teóricos Rónai (1990) e Lukács(2000). Após essa apresentação aprofundamos nas características dos romances balzaquianos e em suas especificidades literárias, depois tratamos da relação do romance balzaquiano com a história e o objetivo do autor de se tornar um secretário da história de França da primeira metade do século XIX, por fim dessa parte apresentamos uma análise da Paris balzaquiana que permite classificar essa cidade não apenas como um cenário, mas muitas vezes como um antagonista em A Comédia Humana. Por fim terminamos com uma parte dedicada à modernidade na obra balzaquiana, como ela está presente e é representada nos três romances que analisamos e de como Balzac, ao retratar a vida comum burguesa em destaque, foi responsável pela própria ideia desse romance moderno burguês, do qual muitos mitos foram representados pelo autor, entre eles o dândi, o flâneur e o self-made man destacamos nesse trabalho | - |
| Descrição: dc.description | This thesis aims to defend the idea that the author Honoré de Balzac is not only the precursor but also the creator of modern literature. To achieve this, we chose three great novels as corpus: Father Goriot, Lost Illusions and The Splendors and Miseries of Courtesans. At first, we contextualize the texts in a historical and theoretical approach about what is modernity, and how the modern novel was developed. As for the academic support for this contextualization, we use the ideas from Compagnon (1996), Domenach (1997), Habermas (2000), Benjamin and Baudelaire. Initially, at the point we refer to as the Balzacian Novel, we present the three novels that were chosen during this research, pointing out the main points about the plot and its main characters. Our goal is to demonstrate how these novels are fully linked and create this trilogy known as the Vautrin Circle. To be able to talk about these characteristics, we use the theoretical support from Rónai (1990) and Lukács (2000). After this introduction, we talk further about the characteristics found in Balzac’s novels and their unique literary traits. Then, we move to the relationship between the novels and history and also discuss the author’s intention of becoming France’s historical secretary from the 19th century. At this point, we present an analysis of the Paris found in Balzac’s novels that allows us to classify this city not only as a setting for the plot, but also often as an antagonist in The Human Comedy. In conclusion, we dedicate a part of this thesis to Balzac’s concept of modernity as it is presented and is portrayed in the three novels analyzed. At this point, we analyze how Balzac, when trying to depict the bourgeois’ lifestyle, was responsible for this concept in the modern bourgeois novel, from which many myths were portrayed by the author. Between these Myths we highlight the dândi, flâneur and the self-made man | - |
| Descrição: dc.description | Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES) | - |
| Descrição: dc.description | CAPES: 88887.492576/2020-00 | - |
| Formato: dc.format | application/pdf | - |
| Idioma: dc.language | pt_BR | - |
| Publicador: dc.publisher | Universidade Estadual Paulista (UNESP) | - |
| Direitos: dc.rights | info:eu-repo/semantics/openAccess | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Literatura francesa | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Modernidade | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Balzac | - |
| Palavras-chave: dc.subject | French literature | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Modernity | - |
| Título: dc.title | Balzac como precursor ou inventor da modernidade: reflexões acerca da modernidade em Pai Goriot, Ilusões Perdidas e Esplendores e Misérias das Cortesãs | - |
| Título: dc.title | Balzac as a precursor or inventor of modernity: reflections on modernity in Father Goriot, Lost Illusions and Splendors and Miseries of the Courtesans | - |
| Tipo de arquivo: dc.type | livro digital | - |
| Aparece nas coleções: | Repositório Institucional - Unesp | |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma: