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| Metadados | Descrição | Idioma |
|---|---|---|
| Autor(es): dc.contributor | Okamoto, Mary Yoko | - |
| Autor(es): dc.contributor | Universidade Estadual Paulista (UNESP) | - |
| Autor(es): dc.creator | Santos, Giovana Benite dos | - |
| Data de aceite: dc.date.accessioned | 2025-08-21T17:06:41Z | - |
| Data de disponibilização: dc.date.available | 2025-08-21T17:06:41Z | - |
| Data de envio: dc.date.issued | 2024-10-30 | - |
| Data de envio: dc.date.issued | 2024-10-30 | - |
| Data de envio: dc.date.issued | 2024-09-24 | - |
| Fonte completa do material: dc.identifier | https://hdl.handle.net/11449/257964 | - |
| Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/11449/257964 | - |
| Descrição: dc.description | Este estudo tem como objetivo analisar as ressonâncias da pandemia de COVID-19 no exercício da parentalidade em famílias constituídas por casais heterossexuais com filhos de 6 a 7 anos durante o período de isolamento social e fechamento das escolas em 2020 e 2021. Utilizando uma abordagem qualitativa, esta pesquisa busca compreender os rearranjos e reorganizações do casal parental para atender à educação dos filhos, bem como para gerenciar as responsabilidades domésticas e as atividades cotidianas durante a pandemia. Além disso, a pesquisa analisa os processos de sofrimento que emergiram nas famílias nesse período, evidenciando as dinâmicas e estratégias adotadas para lidar com as múltiplas demandas impostas pela situação. A metodologia adotada incluiu entrevistas semidirigidas com as mães das crianças, permitindo uma compreensão aprofundada do contexto familiar e da dinâmica da função parental. As entrevistas foram gravadas, transcritas e analisadas qualitativamente.A pesquisa revela que a pandemia impôs desafios significativos às famílias, exigindo que os pais assumissem múltiplos papéis, como educadores e cuidadores, enquanto equilibravam o trabalho e a vida doméstica. As adaptações nas funções parentais foram cruciais para sustentar o processo educacional e o bem-estar emocional das crianças, mas também resultaram em elevados níveis de estresse e sofrimento. As famílias demonstraram grande capacidade de adaptação ao desenvolver estratégias para enfrentar os desafios impostos pela pandemia, embora o impacto emocional tenha sido profundo. O estudo destaca, ainda, a importância dos apoios institucionais e familiares no enfrentamento dessas dificuldades, proporcionando um ambiente seguro e resiliente para as crianças. A dissertação conclui que a pandemia de COVID-19 teve um impacto profundo na dinâmica familiar e na parentalidade, ressaltando a necessidade de suporte contínuo para as famílias em situações de crise. A pesquisa contribui para uma compreensão mais ampla e aprofundada da parentalidade em tempos de crise, iluminando as complexidades e desafios enfrentados pela família contemporânea. | - |
| Descrição: dc.description | This study aims to analyze the resonances of the COVID-19 pandemic on parenthood in families consisting of heterosexual couples with children aged 6 to 7 years during the period of social isolation and school closures in 2020 and 2021. Utilizing a qualitative approach, this research seeks to understand the adjustments and reorganizations made by parents to meet their children's educational needs while managing domestic responsibilities and daily activities during the pandemic. Additionally, the research examines the processes of suffering that emerged within families during this period, highlighting the dynamics and strategies employed to cope with the multiple demands imposed by the situation. The methodology adopted included semi-structured interviews with the children's mothers, allowing for an in-depth understanding of the family context and the dynamics of parental roles. The interviews were recorded, transcribed, and qualitatively analyzed. The research reveals that the pandemic imposed significant challenges on families, requiring parents to assume multiple roles as educators and caregivers while balancing work and domestic life. The adaptations in parental roles were crucial to sustaining the educational process and the emotional well-being of the children but also resulted in high levels of stress and suffering. Families demonstrated a remarkable capacity for adaptation by developing strategies to face the challenges imposed by the pandemic, although the emotional impact was profound. The study also highlights the importance of institutional and familial support in addressing these difficulties, providing a safe and resilient environment for the children. The dissertation concludes that the COVID-19 pandemic had a profound impact on family dynamics and parenthood, underscoring the need for ongoing support for families in times of crisis. The research contributes to a broader and more in-depth understanding of parenthood in times of crisis, illuminating the complexities and challenges faced by contemporary families. | - |
| Formato: dc.format | application/pdf | - |
| Idioma: dc.language | pt_BR | - |
| Publicador: dc.publisher | Universidade Estadual Paulista (UNESP) | - |
| Direitos: dc.rights | info:eu-repo/semantics/openAccess | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Famílias - Aspectos psicológicos | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Parentalidade | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Isolamento social | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Psicanálise | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Psicanálise | - |
| Palavras-chave: dc.subject | COVID-19, Pandemia de, 2020- | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Family | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Parenthood | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Pandemic | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Social isolation | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Psychoanalysis | - |
| Título: dc.title | As repercussões da pandemia no exercício da parentalidade | - |
| Título: dc.title | Las repercusiones de la pandemia en el ejercicio de la parentalidad | - |
| Tipo de arquivo: dc.type | livro digital | - |
| Aparece nas coleções: | Repositório Institucional - Unesp | |
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