
Atenção:
O eduCAPES é um repositório de objetos educacionais, não sendo responsável por materiais de terceiros submetidos na plataforma. O usuário assume ampla e total responsabilidade quanto à originalidade, à titularidade e ao conteúdo, citações de obras consultadas, referências e outros elementos que fazem parte do material que deseja submeter. Recomendamos que se reporte diretamente ao(s) autor(es), indicando qual parte do material foi considerada imprópria (cite página e parágrafo) e justificando sua denúncia.
Caso seja o autor original de algum material publicado indevidamente ou sem autorização, será necessário que se identifique informando nome completo, CPF e data de nascimento. Caso possua uma decisão judicial para retirada do material, solicitamos que informe o link de acesso ao documento, bem como quaisquer dados necessários ao acesso, no campo abaixo.
Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada. Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional. Porém, ao deixar de informar seu e-mail, um possível retorno será inviabilizado e/ou sua denúncia poderá ser desconsiderada no caso de necessitar de informações complementares.
| Metadados | Descrição | Idioma |
|---|---|---|
| Autor(es): dc.contributor | Carleto, Simone | - |
| Autor(es): dc.contributor | Universidade Estadual Paulista (UNESP) | - |
| Autor(es): dc.creator | Ravazoli, Wellington William | - |
| Data de aceite: dc.date.accessioned | 2025-08-21T18:46:11Z | - |
| Data de disponibilização: dc.date.available | 2025-08-21T18:46:11Z | - |
| Data de envio: dc.date.issued | 2024-10-23 | - |
| Data de envio: dc.date.issued | 2024-10-23 | - |
| Data de envio: dc.date.issued | 2024-09-18 | - |
| Fonte completa do material: dc.identifier | https://hdl.handle.net/11449/257891 | - |
| Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/11449/257891 | - |
| Descrição: dc.description | Na presente pesquisa proponho analisar as possíveis contribuições da proposta de treinamento intitulada Sensibilização Rítmica, com foco no sujeito integral ator/atriz praticante do teatro de rua. Para tanto, parto da hipótese de que o(a) intérprete do teatro de rua, adquire uma sensibilidade rítmica manifesta no canto, na dança, ao tocar instrumentos, no jogo cênico entre os companheiros de cena, com o público e com o espaço urbano, que acentuam, e até configuram, dimensões estruturantes desta modalidade teatral, tornando indispensável pensar um treinamento que tenha como epicentro o ritmo. Para a realização de tal proposta, serão investigadas três experiências de preparação de três grupos em momentos distintos. O processo do espetáculo A Romaria: Milagre na Manchester Paulista do grupo Teatral “Nativos Terra Rasgada”; a preparação musical do grupo “Mosca na Sopa” para o espetáculo Mais Um; e as aulas de musicalização da “Aclowndemia”, escola de palhaços, todos da cidade de Sorocaba-SP. Nos três processos atuei, respectivamente, como ator, como preparador rítmico e como oficineiro. A pesquisa fundamenta-se primeiro na intenção de elaborar um conteúdo voltado para o ofício do ator/atriz de teatros de rua, dada à exiguidade de materiais neste segmento, como forma de colaborar com esse universo singular da linguagem teatral. Segundo analisar e compartilhar três práxis, nas quais participei das vivências, com potencial valor para elaborar tal proposta, visto que os estudos e resultados dessas experiências contém escopo e espaço para investigação. | - |
| Descrição: dc.description | In this research, I propose to analyze the possible contributions of a training program entitled Rhythmic Sensitization, focusing on the holistic development of street theater actors/actresses. My hypothesis is that the street theater performer develops a rhythmic sensitivity manifested in singing, dancing, playing instruments, and in the scenic interaction with fellow performers, the audience, and the urban space. These elements emphasize and even shape the structural dimensions of this theatrical modality, making it essential to consider a training that centers around rhythm. To implement this proposal, I will investigate three training experiences from three different groups at distinct moments. These include the process of the play A Romaria: Milagre na Manchester Paulista by the Teatral Nativos Terra Rasgada group; the musical preparation of the group “Mosca na Sopa” for the play Mais Um; and the music classes at “Aclowndemia”, a clown school, all based in the city of Sorocaba-SP. In these processes, I participated respectively as an actor, rhythmic trainer, and workshop facilitator. The research is primarily based on the intention to create content tailored to the craft of street theater actors/actresses, addressing the scarcity of materials in this segment, as a way to contribute to this unique theatrical language. Secondly, it aims to analyze and share three practices in which I have participated, with potential value for developing such a proposal, given that the studies and outcomes of these experiences provide scope and room for further investigation. | - |
| Formato: dc.format | application/pdf | - |
| Idioma: dc.language | pt_BR | - |
| Publicador: dc.publisher | Universidade Estadual Paulista (UNESP) | - |
| Direitos: dc.rights | info:eu-repo/semantics/openAccess | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Artes Cênicas | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Teatro de rua | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Atores - Treinamento | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Representação Teatral | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Ritmo | - |
| Título: dc.title | Sensibilização rítmica: o fenômeno ritmo na práxis de atores e atrizes épico-polifônicos no Teatro de Rua | - |
| Título: dc.title | Sensibilización rítmica: el fenómeno ritmo en la práctica de actores y actrices épico-polifónicos en el Teatro de Calle | - |
| Tipo de arquivo: dc.type | livro digital | - |
| Aparece nas coleções: | Repositório Institucional - Unesp | |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma: