Atenção:
O eduCAPES é um repositório de objetos educacionais, não sendo responsável por materiais de terceiros submetidos na plataforma. O usuário assume ampla e total responsabilidade quanto à originalidade, à titularidade e ao conteúdo, citações de obras consultadas, referências e outros elementos que fazem parte do material que deseja submeter. Recomendamos que se reporte diretamente ao(s) autor(es), indicando qual parte do material foi considerada imprópria (cite página e parágrafo) e justificando sua denúncia.
Caso seja o autor original de algum material publicado indevidamente ou sem autorização, será necessário que se identifique informando nome completo, CPF e data de nascimento. Caso possua uma decisão judicial para retirada do material, solicitamos que informe o link de acesso ao documento, bem como quaisquer dados necessários ao acesso, no campo abaixo.
Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada. Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional. Porém, ao deixar de informar seu e-mail, um possível retorno será inviabilizado e/ou sua denúncia poderá ser desconsiderada no caso de necessitar de informações complementares.
Metadados | Descrição | Idioma |
---|---|---|
Autor(es): dc.contributor | Peggion, Edmundo Antonio | - |
Autor(es): dc.contributor | Universidade Estadual Paulista (UNESP) | - |
Autor(es): dc.creator | Ribeiro, Roberta Nunino | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2025-08-21T17:52:38Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2025-08-21T17:52:38Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2024-10-22 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2024-10-22 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2024-08-14 | - |
Fonte completa do material: dc.identifier | https://hdl.handle.net/11449/257881 | - |
Fonte completa do material: dc.identifier | http://lattes.cnpq.br/0426437518978301 | - |
Fonte completa do material: dc.identifier | https://orcid.org/0000-0002-0819-7253 | - |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/11449/257881 | - |
Descrição: dc.description | Esta pesquisa investiga um acontecimento ocorrido na Universidade Federal do Triângu-lo Mineiro (UFTM) considerando os contextos de enfrentamento aos processos antide-mocráticos que se deram na última década brasileira (2012 – 2022), especialmente no governo Bolsonaro. O acontecimento refere-se ao apagamento do que foi considerado a identidade cultural e um patrimônio simbólico da UFTM. Tratava-se de várias pinturas no campus central, o Centro Educacional (CE), que foram apagadas por uma imensa repintura branca. Esta investigação não se estrutura de modo a alcançar objetivos, mas sim de produzir perguntas que nos levam a experimentar inteligibilidades a respeito da temática, além de um comprometimento democrático e histórico com as diversas narrati-vas que insurgem em relação ao episódio em questão. Adota-se como método a cartogra-fia, assim como diferentes aberturas teórico-analíticas que possibilitam produzir compre-ensões articuladas com a política nacional e estabelecer diálogos com os diversos fenô-menos que se apresentam frente aos dilemas plurais do nosso tempo e outros que se apresentarão durante este percurso de pesquisa. | - |
Descrição: dc.description | This research investigates an event that occurred at the Universidade Federal do Triângulo Mineiro (UFTM) considering the contexts of confronting anti-democratic processes that took place in the last Brazilian decade (2012 – 2022), especially during the Bolsonaro government. The event refers to the erasure of what was considered the cultural identity and symbolic heritage of UFTM. These were several paintings on the central campus, the Educational Center (CE), which were erased by an immense white repainting. This inves-tigation is not structured to achieve objectives, but rather to produce questions that lead us to experience intelligibility regarding the topic, in addition to a democratic and histo-rical commitment to the different narratives that arise in relation to the episode in ques-tion. Cartography is adopted as a method, as well as different theoretical-analytical ope-nings that make it possible to produce understandings articulated with national politics and establish dialogues with the different phenomena that present themselves in the face of the plural dilemmas of our time and others that will present themselves during this research journey. | - |
Descrição: dc.description | Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES) | - |
Descrição: dc.description | 88887. 678935/2022-00 | - |
Formato: dc.format | application/pdf | - |
Idioma: dc.language | pt_BR | - |
Publicador: dc.publisher | Universidade Estadual Paulista (UNESP) | - |
Direitos: dc.rights | info:eu-repo/semantics/openAccess | - |
Palavras-chave: dc.subject | Movimento estudantil | - |
Palavras-chave: dc.subject | UFTM | - |
Palavras-chave: dc.subject | COVID-19 | - |
Palavras-chave: dc.subject | Cartografia | - |
Palavras-chave: dc.subject | Democracia | - |
Palavras-chave: dc.subject | Student movement | - |
Palavras-chave: dc.subject | Cartography | - |
Palavras-chave: dc.subject | Democracy | - |
Título: dc.title | Cartografias do efêmero: UFTM e o enfrentamento a processos antidemocráticos | - |
Título: dc.title | Ephemeral cartographies: UFTM and confronting undemocratic processes | - |
Tipo de arquivo: dc.type | livro digital | - |
Aparece nas coleções: | Repositório Institucional - Unesp |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma: