Atenção:
O eduCAPES é um repositório de objetos educacionais, não sendo responsável por materiais de terceiros submetidos na plataforma. O usuário assume ampla e total responsabilidade quanto à originalidade, à titularidade e ao conteúdo, citações de obras consultadas, referências e outros elementos que fazem parte do material que deseja submeter. Recomendamos que se reporte diretamente ao(s) autor(es), indicando qual parte do material foi considerada imprópria (cite página e parágrafo) e justificando sua denúncia.
Caso seja o autor original de algum material publicado indevidamente ou sem autorização, será necessário que se identifique informando nome completo, CPF e data de nascimento. Caso possua uma decisão judicial para retirada do material, solicitamos que informe o link de acesso ao documento, bem como quaisquer dados necessários ao acesso, no campo abaixo.
Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada. Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional. Porém, ao deixar de informar seu e-mail, um possível retorno será inviabilizado e/ou sua denúncia poderá ser desconsiderada no caso de necessitar de informações complementares.
Metadados | Descrição | Idioma |
---|---|---|
Autor(es): dc.contributor | Viotto Filho, Irineu Aliprando Tuim | - |
Autor(es): dc.contributor | Universidade Estadual Paulista (UNESP) | - |
Autor(es): dc.creator | Zago, Luis Henrique | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2025-08-21T18:53:30Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2025-08-21T18:53:30Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2024-10-20 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2024-10-20 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2023-11-26 | - |
Fonte completa do material: dc.identifier | https://hdl.handle.net/11449/257839 | - |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/11449/257839 | - |
Descrição: dc.description | Esta tese de doutorado se dedica a explorar o conceito de atividade, conforme articulado pelo pesquisador soviético Alexis Leontiev (1903-1979) representante da teoria histórico-cultural, no contexto das práticas escolares e seu impacto no desenvolvimento humano. A pesquisa emprega uma abordagem teórica e bibliográfica para examinar como a integração do conceito de atividade leontieviano pode potencialmente transformar a organização e a execução das atividades educacionais, contribuindo para um desenvolvimento humano mais completo e alinhado com as necessidades intrínsecas dos estudantes. A investigação se aprofunda na teoria histórico-cultural para analisar a interação entre atividade, escolarização e desenvolvimento humano. Inicialmente, o estudo discute a relevância da atividade para o desenvolvimento humano, salientando sua conexão com o desenvolvimento biológico e social, e como diferentes formas de atividade evoluíram ao longo da história, impactando a experiência humana. A especificidade do desenvolvimento humano é, então abordada, destacando a relação entre atividade, educação e relações sociais. Posteriormente, a pesquisa se concentra sobre o desenvolvimento humano, enfatizando a importância da atividade na formação de funções psicológicas superiores e do pensamento teórico especificamente. Finalizamos com uma discussão sobre os desafios de incorporar efetivamente o conceito de atividade nas práticas escolares e discutimos a relação entre as teorias educacionais e as práticas pedagógicas na escola. Defendemos que o conceito de atividade, na visão de Leontiev (1981), é crucial para o desenvolvimento humano e que sua aplicação nas práticas escolares detém um grande potencial para fomentar o desenvolvimento integral e multilateral dos estudantes. este trabalho visa contribuir para o avanço teórico no campo da educação escolar e oferecer reflexões relevantes para a melhoria das práticas educacionais. | - |
Descrição: dc.description | This doctoral thesis is dedicated to exploring the concept of activity, as articulated by Leontiev, in the context of school practices and its impact on human development. Anchored in cultural-historical theory, the research employs a theoretical and bibliographic approach to examine how the integration of the concept of activity can potentially transform the organization and execution of educational activities, contributing to a more comprehensive and intrinsically aligned human development with the students' needs. The investigation delves into the ideas of Leontiev and Vygotsky, analyzing the interaction between activity, schooling, and human development. Initially, the study discusses the relevance of activity for human development, emphasizing its connection with biological and social development, and how different forms of activity have evolved over history, impacting human experience. The specificity of human development is then addressed, highlighting the relationship between activity, education, and social relations. Subsequently, the research focuses on the perspective of Cultural-Historical Theory on human development, emphasizing the importance of activity in the formation of higher psychological functions and the development of theoretical thinking. We conclude with a discussion on the challenges of effectively incorporating the concept of activity into school practices and the discrepancy between educational theories and observed practices. We argue that the concept of activity, from Leontiev's perspective, is crucial for human development and that its application in school practices holds great potential for fostering the integral development of students. This work aims to contribute to theoretical advancement in the field of education and to offer relevant reflections for the improvement of educational practices. | - |
Descrição: dc.description | Esta tesis doctoral se dedica a explorar el concepto de actividad, tal como lo articuló Leontiev, en el contexto de las prácticas escolares y su impacto en el desarrollo humano. Anclada en la teoría histórico-cultural, la investigación emplea un enfoque teórico y bibliográfico para examinar cómo la integración del concepto de actividad puede transformar potencialmente la organización y ejecución de las actividades educativas, contribuyendo a un desarrollo humano más completo y alineado con las necesidades intrínsecas de los estudiantes. La investigación profundiza en las ideas de Leontiev y Vygotski, analizando la interacción entre la actividad, la escolarización y el desarrollo humano. Inicialmente, el estudio discute la relevancia de la actividad para el desarrollo humano, destacando su conexión con el desarrollo biológico y social, y cómo diferentes formas de actividad han evolucionado a lo largo de la historia, impactando la experiencia humana. La especificidad del desarrollo humano se aborda a continuación, destacando la relación entre la actividad, la educación y las relaciones sociales. Posteriormente, la investigación se centra en la perspectiva de la Teoría Histórico-Cultural sobre el desarrollo humano, enfatizando la importancia de la actividad en la formación de funciones psicológicas superiores y en el desarrollo del pensamiento teórico. Concluimos con una discusión sobre los desafíos de incorporar efectivamente el concepto de actividad en las prácticas escolares y la discrepancia entre las teorías educativas y las prácticas observadas. Defendemos que el concepto de actividad, desde la perspectiva de Leontiev, es crucial para el desarrollo humano y que su aplicación en las prácticas escolares posee un gran potencial para fomentar el desarrollo integral de los estudiantes. Este trabajo tiene como objetivo contribuir al avance teórico en el campo de la educación y ofrecer reflexiones relevantes para la mejora de las prácticas educativas. | - |
Formato: dc.format | application/pdf | - |
Idioma: dc.language | pt_BR | - |
Publicador: dc.publisher | Universidade Estadual Paulista (UNESP) | - |
Direitos: dc.rights | info:eu-repo/semantics/openAccess | - |
Palavras-chave: dc.subject | Atividade | - |
Palavras-chave: dc.subject | Escolarização | - |
Palavras-chave: dc.subject | Educação escolar | - |
Palavras-chave: dc.subject | Desenvolvimento humano | - |
Palavras-chave: dc.subject | Teoria histórico-cultural | - |
Palavras-chave: dc.subject | Activity | - |
Palavras-chave: dc.subject | Schooling | - |
Palavras-chave: dc.subject | Human development | - |
Palavras-chave: dc.subject | Cultural-historical theory | - |
Palavras-chave: dc.subject | Leontiev | - |
Palavras-chave: dc.subject | Vygotsky | - |
Palavras-chave: dc.subject | Actividad | - |
Palavras-chave: dc.subject | Escolarización | - |
Palavras-chave: dc.subject | Desarrollo humano | - |
Palavras-chave: dc.subject | Teoría histórico-cultural | - |
Título: dc.title | Desenvolvimento humano e escolarização: a importância da incorporação da atividade nas práticas escolares | - |
Título: dc.title | Human development and schooling: the importance of incorporating activity in school practices | - |
Tipo de arquivo: dc.type | livro digital | - |
Aparece nas coleções: | Repositório Institucional - Unesp |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma: