
Atenção:
O eduCAPES é um repositório de objetos educacionais, não sendo responsável por materiais de terceiros submetidos na plataforma. O usuário assume ampla e total responsabilidade quanto à originalidade, à titularidade e ao conteúdo, citações de obras consultadas, referências e outros elementos que fazem parte do material que deseja submeter. Recomendamos que se reporte diretamente ao(s) autor(es), indicando qual parte do material foi considerada imprópria (cite página e parágrafo) e justificando sua denúncia.
Caso seja o autor original de algum material publicado indevidamente ou sem autorização, será necessário que se identifique informando nome completo, CPF e data de nascimento. Caso possua uma decisão judicial para retirada do material, solicitamos que informe o link de acesso ao documento, bem como quaisquer dados necessários ao acesso, no campo abaixo.
Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada. Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional. Porém, ao deixar de informar seu e-mail, um possível retorno será inviabilizado e/ou sua denúncia poderá ser desconsiderada no caso de necessitar de informações complementares.
| Metadados | Descrição | Idioma |
|---|---|---|
| Autor(es): dc.contributor | Lopes-Damasio, Lucia Regiane | - |
| Autor(es): dc.contributor | Universidade Estadual Paulista (UNESP) | - |
| Autor(es): dc.creator | Oliveira, Giovanna Coelho de | - |
| Data de aceite: dc.date.accessioned | 2025-08-21T20:03:25Z | - |
| Data de disponibilização: dc.date.available | 2025-08-21T20:03:25Z | - |
| Data de envio: dc.date.issued | 2024-10-20 | - |
| Data de envio: dc.date.issued | 2024-10-20 | - |
| Data de envio: dc.date.issued | 2024-09-12 | - |
| Fonte completa do material: dc.identifier | https://hdl.handle.net/11449/257838 | - |
| Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/11449/257838 | - |
| Descrição: dc.description | Este trabalho, vinculado ao Projeto “Escrita e TD no ensino: da delimitação conceitual ao seu papel nos aspectos ocultos do letramento acadêmico” (FAPESP - processo 2022/028500), tematiza o papel que as tradições discursivas (Kabatek, 2005) orais desempenham durante o processo de aquisição da escrita, no contexto do Projeto para Educação de jovens e adultos (PEJA-UNESP/Assis). Ao assumir a relevância das tradições discursivas (TDs) orais no percurso de aquisição da escrita, objetiva-se examinar a maneira pela qual as tais TDs orais colocam-se na origem do processo em que o texto escrito se torna significante para um sujeito. Para tanto, adota-se um quadro teórico-metodológico assentado na hipótese de que o modo falado de enunciar constitui a gênese das relações entre o sujeito e o texto escrito (Corrêa, 1997). A análise qualitativa, de natureza abdutiva, está pautada na consideração conjunta de aspectos linguísticos e discursivos dos dados coletados via diário de campo e produções textuais escritas pelas educandas do PEJA, tomadas como práticas discursivas. Os resultados obtidos reforçam o pressuposto de que as práticas discursivas orais, caracterizadas em TDs que circulam no modo falado de enunciar, estão na origem das relações entre o sujeito e o (seu) texto escrito, mas apontam, igualmente, para a necessidade de se considerar, nos acontecimentos de escrita, o papel das TDs letradas, pelas quais as escreventes já circulam, regulado pela representação dos sujeitos adultos, em contexto do PEJA, acerca do código escrito institucionalizado. Desse modo, o trabalho com a escrita, iniciado em TDs orais, indicia, nos acontecimentos de escrita, o jogo com a heterogeneidade da linguagem e com o imaginário sobre escrita, a partir do encontro entre as práticas do oral/falado e do letrado/escrito, bem como a relação entre opacidade e transparência, uma vez que, somente pelo investimento na opacidade da língua, é possível contemplar os processos de produção de sentido em suas condições. | - |
| Descrição: dc.description | This abstract outlines the study conducted within the framework of the project "Writing and Discursive Tradition in teaching: from conceptual delimitation to its role in the hidden aspects of academic literacy" (FAPESP - process 2022/02850-0). It explores the significance of oral discursive traditions (Kabatek, 2005) in the writing process within the context of the Project for Youth and Adult Education (PEJA-UNESP/Assis). By acknowledging the relevance of oral discursive traditions (DTs) in the journey of writing acquisition, the study aims to examine how oral DTs constitute the written text. The theoretical framework is grounded in the hypothesis that the oral way of enunciating constitutes the genesis of the relationship between the subject and written text (Corrêa, 1997). Qualitative analysis, employing an abductive approach, considers linguistic and discursive aspects of data collected through a field diary and written productions of PEJA students, treated as discursive practices. The results reinforce the assumption that oral discursive practices, characterized by DTs prevalent in the oral way of enunciating, are in the basis of the relationship between the individual and their written text. However, they also emphasize the importance of considering the role of literacy, via DTs, in writing events, which are influenced by the representation of institutionalized written language held by adult subjects in the PEJA context. Thus, the process of working with writing, initiated in oral traditions, indicates a negotiation between language heterogeneity and the imaginary constructs surrounding writing, through the intersection of oral/spoken and literacy/written practices, as well as the relationship between opacity and transparency, since only through investment in the opacity of language is it possible to contemplate the processes of meaning production in their conditions. | - |
| Descrição: dc.description | Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo (FAPESP) | - |
| Descrição: dc.description | FAPESP: 2023/02325-6 | - |
| Formato: dc.format | application/pdf | - |
| Idioma: dc.language | pt_BR | - |
| Publicador: dc.publisher | Universidade Estadual Paulista (UNESP) | - |
| Direitos: dc.rights | info:eu-repo/semantics/openAccess | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Heterogeneidade da escrita | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Tradição discursiva | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Aquisição da escrita | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Educação de jovens e adultos | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Discursive tradition | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Heterogeneity in writing | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Writing acquisition | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Youth and adult education | - |
| Título: dc.title | O papel das tradições discursivas orais na escrita inicial no contexto do PEJA | - |
| Título: dc.title | The role of oral discursive traditions in initial writing in the context of PEJA | - |
| Tipo de arquivo: dc.type | livro digital | - |
| Aparece nas coleções: | Repositório Institucional - Unesp | |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma: