Atenção:
O eduCAPES é um repositório de objetos educacionais, não sendo responsável por materiais de terceiros submetidos na plataforma. O usuário assume ampla e total responsabilidade quanto à originalidade, à titularidade e ao conteúdo, citações de obras consultadas, referências e outros elementos que fazem parte do material que deseja submeter. Recomendamos que se reporte diretamente ao(s) autor(es), indicando qual parte do material foi considerada imprópria (cite página e parágrafo) e justificando sua denúncia.
Caso seja o autor original de algum material publicado indevidamente ou sem autorização, será necessário que se identifique informando nome completo, CPF e data de nascimento. Caso possua uma decisão judicial para retirada do material, solicitamos que informe o link de acesso ao documento, bem como quaisquer dados necessários ao acesso, no campo abaixo.
Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada. Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional. Porém, ao deixar de informar seu e-mail, um possível retorno será inviabilizado e/ou sua denúncia poderá ser desconsiderada no caso de necessitar de informações complementares.
Metadados | Descrição | Idioma |
---|---|---|
Autor(es): dc.contributor | Carneiro, Relma Urel Carbone | - |
Autor(es): dc.contributor | Universidade Estadual Paulista (UNESP) | - |
Autor(es): dc.contributor | Universidade Estadual Paulista (UNESP) | - |
Autor(es): dc.creator | Vasconcellos, Talita Silva Perussi | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2025-08-21T19:52:58Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2025-08-21T19:52:58Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2024-10-18 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2024-10-18 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2024-06-27 | - |
Fonte completa do material: dc.identifier | https://hdl.handle.net/11449/257822 | - |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/11449/257822 | - |
Descrição: dc.description | Partindo do pressuposto de que a inclusão do aluno Público-Alvo da Educação Especial (PAEE) deva ocorrer em todos os ambientes de ensino, este trabalho aborda a realidade inclusiva nas organizações de ensino não formal. O estudo teve como objetivo geral: analisar uma proposta de formação continuada referente ao processo de inclusão do aluno PAEE em organizações não - formais. E como objetivos específicos: 1. Conhecer como acontece a inclusão em uma organização não formal; 2. Elaborar e desenvolver uma proposta colaborativa de formação sobre inclusão baseada nas práticas educativas vigentes; 3. Avaliar a proposta de formação. A pesquisa foi conduzida por meio de uma abordagem quanti-qualitativa e caracterizou-se como colaborativa. Participaram 18 educadores de 4 diferentes organizações de ensino não formal. Os participantes responderam inicialmente a um questionário de caracterização e perguntas sobre suas demandas formativas; posteriormente, em encontros presenciais foi desenvolvido um programa de formação dos educadores. Ao final dos encontros e após seis meses do término da formação, foi usado um conjunto de instrumentos de avaliação, a fim de conhecer os impactos decorrentes. Como resultado, observou-se que o estudo desenvolvido contribuiu com as áreas de conhecimentos afins, aprofundando as discussões sobre a formação de educadores em organizações de ensino não formal. | - |
Descrição: dc.description | Understanding that the inclusion of the Special Target Public Student (PAEE) must take place in all teaching environments, this work brings the inclusive reality in non-formal teaching organizations. The general objective of the study was: To analyze the impact of a proposal for continuing education regarding the process of inclusion of the PAEE student in a non-formal organization and as specific objectives: 1. To know how inclusion in a non-formal organization takes place 2 Design and develop a collaborative proposal for training on inclusion, based on current educational practices. 3. Evaluate the training proposal and its impacts. The research was carried out with a qualitative approach and was characterized as collaborative research. 19 participants from different non-formal education organizations participated, first answering a questionnaire characterizing and surveying training demands, later, in face-to-face meetings, a training program for educators was carried out. At the end of the meetings and after six months of the end of the training, evaluation instruments were applied, which aimed to know the impacts of the training in question. As a result, it was observed that the study that was developed contributed to the related areas of knowledge, encouraging greater discussions about the training of educators in non-formal teaching organizations. | - |
Descrição: dc.description | Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES) | - |
Formato: dc.format | application/pdf | - |
Idioma: dc.language | pt_BR | - |
Publicador: dc.publisher | Universidade Estadual Paulista (UNESP) | - |
Direitos: dc.rights | info:eu-repo/semantics/openAccess | - |
Palavras-chave: dc.subject | Inclusão | - |
Palavras-chave: dc.subject | Ensino não formal | - |
Palavras-chave: dc.subject | Formação continuada | - |
Palavras-chave: dc.subject | Inclusion | - |
Palavras-chave: dc.subject | Non-formal teaching | - |
Palavras-chave: dc.subject | Continuing training | - |
Título: dc.title | Formação de educadores na perspectiva da educação inclusiva em contextos não-formais | - |
Título: dc.title | Training of educators from the perspective of inclusive education in non-formal contexts | - |
Tipo de arquivo: dc.type | livro digital | - |
Aparece nas coleções: | Repositório Institucional - Unesp |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma: