
Atenção:
O eduCAPES é um repositório de objetos educacionais, não sendo responsável por materiais de terceiros submetidos na plataforma. O usuário assume ampla e total responsabilidade quanto à originalidade, à titularidade e ao conteúdo, citações de obras consultadas, referências e outros elementos que fazem parte do material que deseja submeter. Recomendamos que se reporte diretamente ao(s) autor(es), indicando qual parte do material foi considerada imprópria (cite página e parágrafo) e justificando sua denúncia.
Caso seja o autor original de algum material publicado indevidamente ou sem autorização, será necessário que se identifique informando nome completo, CPF e data de nascimento. Caso possua uma decisão judicial para retirada do material, solicitamos que informe o link de acesso ao documento, bem como quaisquer dados necessários ao acesso, no campo abaixo.
Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada. Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional. Porém, ao deixar de informar seu e-mail, um possível retorno será inviabilizado e/ou sua denúncia poderá ser desconsiderada no caso de necessitar de informações complementares.
| Metadados | Descrição | Idioma |
|---|---|---|
| Autor(es): dc.contributor | Sampaio, Camila Fernanda Bassetto | - |
| Autor(es): dc.contributor | Universidade Estadual Paulista (UNESP) | - |
| Autor(es): dc.creator | Campos, Vanderson Gomes de | - |
| Data de aceite: dc.date.accessioned | 2025-08-21T20:56:01Z | - |
| Data de disponibilização: dc.date.available | 2025-08-21T20:56:01Z | - |
| Data de envio: dc.date.issued | 2024-10-09 | - |
| Data de envio: dc.date.issued | 2024-10-09 | - |
| Data de envio: dc.date.issued | 2024-08-22 | - |
| Fonte completa do material: dc.identifier | https://hdl.handle.net/11449/257692 | - |
| Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/11449/257692 | - |
| Descrição: dc.description | A presente pesquisa tem como objetivo analisar os impactos do Ensino Médio Integrado à Formação Técnica na inserção dos jovens no mercado de trabalho. Investiga-se como se dá o ingresso dos alunos que cursaram esta modalidade de ensino na trajetória profissional. Para alcançar o objetivo proposto, a pesquisa utiliza-se de um estudo de caso realizado junto aos alunos egressos da Escola Técnica Estadual (ETEC) Professor Carmelino Corrêa Júnior, situada na cidade de Franca. Com mais de 60 anos, a referida ETEC oferece, tradicionalmente, cursos na área agrícola e industrial, e possui três cursos de Ensino Médio Integrado à Formação Técnica: Agropecuária, Biotecnologia e Química, totalizando em seus três anos de curso cerca de 353 formados. A pesquisa contou com a participação de 151 alunos ingressantes e 62 egressos, e também com 20 empresários que contratam os formandos da ETEC com o intuito de verificar se essa modalidade de ensino qualifica os jovens para o mercado de trabalho. A coleta de dados ocorre a partir da aplicação de questionário e busca contribuir para uma análise dos gestores das políticas públicas de educação atuando como um parâmetro sobre a eficiência do Ensino Médio Integrado à Formação Técnica. | - |
| Descrição: dc.description | This research aims to analyze the impacts of Integrated High School and Technical Training on the insertion of young people into the job market. It investigates how students who have taken this type of education enter the professional career path. To achieve the proposed objective, the research uses a case study conducted with students who graduated from the Professor Carmelino Corrêa Júnior State Technical School (ETEC), located in the city of Franca. With over 60 years of existence, the aforementioned ETEC traditionally offers courses in the agricultural and industrial areas, and has three courses of Integrated High School and Technical Training: Agriculture, Biotechnology and Chemistry, totaling approximately 353 graduates in its three years of course. The research had the participation of 151 incoming students and 62 alumni, as well as 20 businessmen who hire ETEC graduates with the aim of verifying whether this type of education qualifies young people for the job market. Data collection occurs through the application of a questionnaire and seeks to contribute to an analysis of public education policy managers, acting as a parameter on the efficiency of Secondary Education Integrated with Technical Training. | - |
| Formato: dc.format | application/pdf | - |
| Idioma: dc.language | pt_BR | - |
| Publicador: dc.publisher | Universidade Estadual Paulista (UNESP) | - |
| Direitos: dc.rights | info:eu-repo/semantics/openAccess | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Educação | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Ensino médio | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Formação técnica | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Mercado de trabalho | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Políticas públicas | - |
| Título: dc.title | Ensino médio integrado à formação técnica: uma análise a partir da inserção dos jovens no mercado de trabalho. | - |
| Título: dc.title | Secondary education integrated with technical training: an analysis based on the insertion of young people into the job market. | - |
| Tipo de arquivo: dc.type | livro digital | - |
| Aparece nas coleções: | Repositório Institucional - Unesp | |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma: