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Metadados | Descrição | Idioma |
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Autor(es): dc.contributor | Sousa, Edson Antônio Capello | - |
Autor(es): dc.contributor | Universidade Estadual Paulista (UNESP) | - |
Autor(es): dc.creator | Takahashi, Bruno Ximenes | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2025-08-21T22:34:24Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2025-08-21T22:34:24Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2024-10-08 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2024-10-08 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2008 | - |
Fonte completa do material: dc.identifier | https://hdl.handle.net/11449/257680 | - |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/11449/257680 | - |
Descrição: dc.description | Existem algumas bibliografias que explicam como realizar o projeto estrutural de uma aeronave tripulada, de grande porte, utilizando normas aeronáuticas, no entanto quase não há bibliografias sobre como realizar o mesmo projeto para pequenas aeronaves cargueiras rádio controladas, como aquelas utilizadas na competição SAE AeroDesign. O projeto estrutural de uma aeronave cargueira rádio controlado não é totalmente igual ao projeto de uma aeronave tripulada, de grande porte. O primeiro difere do segundo em alguns aspectos e cabe ao engenheiro entender o porquê estas diferenças ocorrem e adotar critérios, baseados em seus conhecimentos, para conseguir prosseguir com sucesso o projeto. Este trabalho apresenta as etapas do projeto estrutural da asa e trem de pouso de uma aeronave cargueira rádio controlada, similar aquelas utilizadas na competição SAE AeroDesign, utilizando métodos para projeto de aeronaves tripuladas e adaptando-os para aeronaves rádio controladas, quando necessário. Para tanto foi utilizado a norma aeronáutica JAR-VLA como base para o trabalho e o dimensionamento auxiliado por computador (FEA). A aeronave projetada neste trabalho foi construída e testada em vôo, mostrando-se resistente às cargas de vôo. | - |
Descrição: dc.description | There are some bibliographies that explain how to do a structural project of an airliner, by using aviation regulations, however there are just few bibliographies showing how to make the same project for small radio-controlled carrier-based aircrafts, such as those used at the SAE AeroDesign competition. The structural project of a R/C carrier-based aircraft is not totally similar to an airliner structural one. The first project differs from the second one in some aspects and the engineer needs to understand why these differences happen and to adopt criteria, based on his knowledge, in order to keep following the project with success. This project explains the structural project stages of the wing and landing gear of a R/C carrierbased aircraft, similar to those used at the SAE AeroDesign competition, through the use of methods for project of airliners and adapting them to R/C aircrafts, when necessary. Therefore, it was used the aviation regulation JAR-VLA as the basis for the design and the Finite Element Analysis. The aircraft designed in this project was built and tested in flight, and showed to be resistant to the flying loads. | - |
Formato: dc.format | application/pdf | - |
Idioma: dc.language | pt_BR | - |
Publicador: dc.publisher | Universidade Estadual Paulista (UNESP) | - |
Direitos: dc.rights | info:eu-repo/semantics/openAccess | - |
Palavras-chave: dc.subject | Análise estrutural | - |
Palavras-chave: dc.subject | Método dos elementos finitos | - |
Palavras-chave: dc.subject | Projeto aeronáutico | - |
Palavras-chave: dc.subject | Structural analysis | - |
Palavras-chave: dc.subject | Finite element method | - |
Palavras-chave: dc.subject | Aircraft design | - |
Título: dc.title | Projeto estrutural da asa e trem de pouso de uma aeronave cargueira rádio controlada | - |
Título: dc.title | Structural design of the wing and landing gear of a radio-controlled cargo aircraft | - |
Tipo de arquivo: dc.type | livro digital | - |
Aparece nas coleções: | Repositório Institucional - Unesp |
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