Atenção:
O eduCAPES é um repositório de objetos educacionais, não sendo responsável por materiais de terceiros submetidos na plataforma. O usuário assume ampla e total responsabilidade quanto à originalidade, à titularidade e ao conteúdo, citações de obras consultadas, referências e outros elementos que fazem parte do material que deseja submeter. Recomendamos que se reporte diretamente ao(s) autor(es), indicando qual parte do material foi considerada imprópria (cite página e parágrafo) e justificando sua denúncia.
Caso seja o autor original de algum material publicado indevidamente ou sem autorização, será necessário que se identifique informando nome completo, CPF e data de nascimento. Caso possua uma decisão judicial para retirada do material, solicitamos que informe o link de acesso ao documento, bem como quaisquer dados necessários ao acesso, no campo abaixo.
Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada. Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional. Porém, ao deixar de informar seu e-mail, um possível retorno será inviabilizado e/ou sua denúncia poderá ser desconsiderada no caso de necessitar de informações complementares.
Metadados | Descrição | Idioma |
---|---|---|
Autor(es): dc.contributor | Legendre, Alexandre de Oliveira | - |
Autor(es): dc.contributor | Instituto Federal de Educação, Ciências e Técnologia - IFSP | - |
Autor(es): dc.creator | Jesus, Adriana Nascimento | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2025-08-21T18:24:48Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2025-08-21T18:24:48Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2024-10-07 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2024-10-07 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2023-02-24 | - |
Fonte completa do material: dc.identifier | https://hdl.handle.net/11449/257657 | - |
Fonte completa do material: dc.identifier | https://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do;jsessionid=933951042A16F96DCC0D5922D99E9806.buscatextual_0 | - |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/11449/257657 | - |
Descrição: dc.description | Tópicos como clonagem, transgênicos, doenças genéticas, terapia gênica e afins fazem parte do currículo de biologia no ensino médio e estão presentes em nosso dia a dia. Além disso, esses temas são discutidos nas salas de aula por alunos de todas as idades. No entanto, pesquisas na área revelaram a lacuna que os alunos precisam superar entre o que é aprendido em sala de aula sobre genética e o que é vivenciado diariamente na sociedade. Essa dificuldade pode estar relacionada ao fato de os alunos não compreenderem conceitos básicos em biologia celular, o que dificulta seu aprendizado em genética. Com o avanço contínuo e crescente da ciência e da tecnologia, torna-se cada vez mais consensual a preocupação em repensar o ensino de Biologia com o objetivo de torná-lo mais significativo para a sociedade. Considerando que durante uma aula de síntese proteica, muitos conceitos da biologia podem ser trabalhados, significados e servir de base para o ensino de Genética, a proposta deste projeto de mestrado é criar um jogo que simule esse processo biológico. Estudos mostram que o uso de jogos didáticos no ensino de Ciências Biológicas é uma prática bem-sucedida, tornando a aprendizagem mais ativa e interessante. Esses jogos abordam conteúdos abstratos e de difícil compreensão de forma lúdica, ajudando os alunos a desenvolverem o raciocínio lógico e a exposição a ideias. A atividade possibilita a visualização dos processos de transcrição e tradução da síntese proteica, além de permitir que os alunos revisem ou aprendam sobre Biologia Celular/Molecular. O objetivo principal desse produto é colaborar no ensino e na compreensão dos conceitos básicos de biologia celular e genética. Ele foi projetado para atender ao maior número possível de escolas no Brasil, considerando as diferentes realidades do país. Para isso, foram utilizados materiais baratos, duráveis e uma técnica de fácil acesso, sem a necessidade de um espaço especial para uso. Quando se trabalha em uma escola sem laboratórios ou recursos, os jogos se tornam estratégias valiosas para que os estudantes compreendam parte desses conceitos abstratos. | - |
Descrição: dc.description | Topics such as cloning, transgenics, genetic diseases, gene therapy and the like are part of the high school biology curriculum and are present in our daily lives. Furthermore, these topics are discussed in classrooms by students of all ages. However, research in the area has revealed the gap that students need to overcome between what is learned in the classroom about genetics and what is experienced daily in society. This difficulty may be related to the fact that students do not understand basic concepts in cell biology, which makes learning genetics difficult. With the continuous and increasing advancement of science and technology, the concern to rethink the teaching of Biology with the aim of making it more meaningful for society becomes increasingly consensual. Considering that during a protein synthesis class, many biology concepts can be worked on, given meaning and serve as a basis for teaching Genetics, the purpose of this master's project is to create a game that simulates this biological process. Studies show that the use of didactic games in teaching Biological Sciences is a successful practice, making learning more active and interesting. These games address abstract and difficult-to-understand content in a playful way, helping students develop logical reasoning and exposure to ideas. The activity allows the visualization of the transcription and translation processes of protein synthesis, in addition to allowing students to review or learn about Cellular/Molecular Biology. The main objective of this product is to help teach and understand the basic concepts of cell biology and genetics. It was designed to serve the largest possible number of schools in Brazil, considering the country's different realities. To achieve this, cheap, durable materials and an easily accessible technique were used, without the need for a special space for use. When working in a school without laboratories or resources, games become valuable strategies for students to understand part of these abstract concepts. | - |
Formato: dc.format | application/pdf | - |
Idioma: dc.language | pt_BR | - |
Publicador: dc.publisher | Universidade Estadual Paulista (UNESP) | - |
Direitos: dc.rights | info:eu-repo/semantics/openAccess | - |
Palavras-chave: dc.subject | Genética | - |
Palavras-chave: dc.subject | Jogos | - |
Palavras-chave: dc.subject | Síntese proteica | - |
Palavras-chave: dc.subject | Genetics | - |
Palavras-chave: dc.subject | Protein synthesis | - |
Palavras-chave: dc.subject | Games | - |
Título: dc.title | O ensino de Biologia na Educação Básica: a significação de conceitos em biologia celular e genética | - |
Título: dc.title | Teaching biology in basic education: the meaning of concepts in cell biology and genetics | - |
Tipo de arquivo: dc.type | livro digital | - |
Aparece nas coleções: | Repositório Institucional - Unesp |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma: