Atenção:
O eduCAPES é um repositório de objetos educacionais, não sendo responsável por materiais de terceiros submetidos na plataforma. O usuário assume ampla e total responsabilidade quanto à originalidade, à titularidade e ao conteúdo, citações de obras consultadas, referências e outros elementos que fazem parte do material que deseja submeter. Recomendamos que se reporte diretamente ao(s) autor(es), indicando qual parte do material foi considerada imprópria (cite página e parágrafo) e justificando sua denúncia.
Caso seja o autor original de algum material publicado indevidamente ou sem autorização, será necessário que se identifique informando nome completo, CPF e data de nascimento. Caso possua uma decisão judicial para retirada do material, solicitamos que informe o link de acesso ao documento, bem como quaisquer dados necessários ao acesso, no campo abaixo.
Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada. Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional. Porém, ao deixar de informar seu e-mail, um possível retorno será inviabilizado e/ou sua denúncia poderá ser desconsiderada no caso de necessitar de informações complementares.
Metadados | Descrição | Idioma |
---|---|---|
Autor(es): dc.contributor | Silva, José Divino da | - |
Autor(es): dc.contributor | Universidade Estadual Paulista (UNESP) | - |
Autor(es): dc.creator | Lima, Orion Ferreira | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2025-08-21T17:03:16Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2025-08-21T17:03:16Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2024-10-03 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2024-10-03 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2024-03-27 | - |
Fonte completa do material: dc.identifier | https://hdl.handle.net/11449/257645 | - |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/11449/257645 | - |
Descrição: dc.description | No presente trabalho propomos demonstrar, à luz do pensamento de Arendt, que a crise na educação tem como pressuposto basilar a despolitização do espaço público, que se traduz na ausência de responsabilidade pelo mundo. Acreditamos que o desmoronamento do espaço escolar, com todas as suas incongruências, não pode ser compreendido apenas como um fenômeno estrutural e político circunscrito às instâncias dos agentes públicos que lidam diretamente com a educação. A crise na educação contemporânea dever ser compreendida à luz de uma crise maior, a saber, a partir da despolitização do homem frente a res pública. O fenômeno da privatização do espaço público levou os homens a não mais se sentirem responsáveis pela história, de modo a repetir naqueles que estão chegando ao mundo o mesmo sentimento de desinteresse quanto ao único espaço possível capaz de abrigar a vida tal como a conhecemos hoje. Atrelado a isso, assistimos ao desfalecimento do espaço privado que deixou de ser o ninho de segurança e intimidade e passou a ser o espaço puramente físico no qual habitam pais e filhos desinteressados por partilhar um mundo em comum ou até mesmo conservá-lo para futuras gerações. Sendo assim, acreditamos, na esteira de Arendt, que o retorno ao pensamento poderá nos comprometer com o sentido da educação. Cabe ao educador a conservação e valorização do arcabouço histórico e cultural produzidos pelos homens, com isso é que poderemos exercer com responsabilidade o dever de conduzir os jovens a adentrarem a este mundo, e superarem o individualismo e o egoísmo que impedem a experiência política por excelência. | - |
Descrição: dc.description | In the present work, we propose to demonstrate, in light of Arendt's thought, that the crisis in education has as its fundamental presupposition the depoliticization of the public space, which translates into a lack of responsibility for the world. We believe that the collapse of the school space, with all its incongruities, cannot be understood merely as a structural and political phenomenon confined to the instances of public agents who directly deal with education. The crisis in contemporary education must be understood in the context of a larger crisis, namely, arising from the depoliticization of humanity in relation to the res publica. The phenomenon of privatizing public space has led people to no longer feel responsible for history, thereby instilling in those coming into the world the same sense of disinterest in the only possible space capable of sheltering life as we know it today. Linked to this, we witness the decline of the private sphere, which has ceased to be a nest of security and intimacy and has become purely physical space where parents and children are uninterested in sharing a common world or even preserving it for future generations. Therefore, we believe, following Arendt, that a return to thought can commit us to the purpose of education. It is up to the educator to preserve and value the historical and cultural framework produced by humanity; only then can we responsibly fulfill the duty of guiding young people into this world and overcoming the individualism and selfishness that hinder the political experience par excellence. | - |
Formato: dc.format | application/pdf | - |
Idioma: dc.language | pt_BR | - |
Publicador: dc.publisher | Universidade Estadual Paulista (UNESP) | - |
Direitos: dc.rights | info:eu-repo/semantics/openAccess | - |
Palavras-chave: dc.subject | Educação | - |
Palavras-chave: dc.subject | Despolitização | - |
Palavras-chave: dc.subject | Política | - |
Palavras-chave: dc.subject | Crise | - |
Palavras-chave: dc.subject | Arendt | - |
Palavras-chave: dc.subject | Education | - |
Palavras-chave: dc.subject | Natality | - |
Palavras-chave: dc.subject | Transformation | - |
Palavras-chave: dc.subject | Hope | - |
Palavras-chave: dc.subject | Policy | - |
Título: dc.title | A crise na educação e a despolitização do espaço público à luz de Hannah Arendt | - |
Título: dc.title | The crisis in education and the depoliticization of the public space in light of Hannah Arendt | - |
Tipo de arquivo: dc.type | livro digital | - |
Aparece nas coleções: | Repositório Institucional - Unesp |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma: