O diabo no sertão e no jornal: diálogos entre as representações do diabólico em O Sertanejo, de José de Alencar, e a imprensa periódica oitocentista

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MetadadosDescriçãoIdioma
Autor(es): dc.contributorAmorim, Pablo Simpson Kilzer-
Autor(es): dc.contributorUniversidade Estadual Paulista (UNESP)-
Autor(es): dc.creatorSanches, Rafaela Mendes Mano-
Data de aceite: dc.date.accessioned2025-08-21T21:24:00Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2025-08-21T21:24:00Z-
Data de envio: dc.date.issued2024-10-03-
Data de envio: dc.date.issued2024-10-03-
Data de envio: dc.date.issued2024-09-16-
Fonte completa do material: dc.identifierhttps://hdl.handle.net/11449/257634-
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/11449/257634-
Descrição: dc.descriptionA presente pesquisa propõe o estudo do tema do pacto com o diabo e as figurações do diabólico na literatura sertanista do século XIX, tomando como principal objeto e ponto de referência o romance O Sertanejo, de José de Alencar. O estudo do romance se dá mediante o diálogo com obras literárias divulgadas na imprensa periódica dos oitocentos (1860-1880), cuja matéria envolve a sondagem do povo em regiões provincianas ou rurais, de modo a demonstrar o vívido interesse intelectual pelo sertão brasileiro contemplado pelo ambiente letrado em que se insere Alencar. Ao se comparar o modo como sertão é delineado no romance O sertanejo com outras obras contemporâneas que tem espaço na imprensa, como Lendas e Canções, de Juvenal Galeno, e Quadros, de Joaquim Serra, constata-se que as regiões agrestes do país são representadas como universo envolto em atmosfera sobrenatural, na qual avulta eventualmente o elemento diabólico. Diante de tal incidência, o trabalho investigará o modo como se articulam as representações do ambiente físico e social do sertão e figurações do diabólico, que em O sertanejo e nas obras convocadas à interlocução com o romance, representariam aspectos da imaginação popular. Entre os temas que se ligam ao diabólico, destaca-se o do pactário com o diabo, ideia que permeia o protagonista de O Sertanejo e que traz ao ambiente agreste representado reminiscências de temas caros ao romantismo, como o gênio, a rebeldia satânica, o herói assinalado, suscitados por obras como Fausto, de Goethe, o ponto alto do referencial estético para o temário do pacto. Acercando-se da cultura popular com liberdade inventiva, a literatura regional do século XIX se oferece como um espaço para experimentação estética em que se entrecruzam o lastro do real, a história e a imaginação popular; a exemplo de O Sertanejo, o maravilhoso popular parece ser espaço oportuno para a conjugação desses elementos que orientavam a tentativa de investigação da alma popular pela ficção. Em O Sertanejo, o maravilhoso parece se desenvolver sobretudo como atmosfera, em que a natureza soturna dos rincões, povoada de silêncios e superstições, recebe uma atmosfera aziaga, aberta às ideias de manifestações do diabólico, em particular do pacto com o demônio. Os juízos e crenças coletivas que ganham voz no romance de José de Alencar fazem o diabólico incidir sobre os rebeldes, os estranhos, os marginalizados, indivíduos deslocados que o herói de O Sertanejo, Arnaldo, parece encarnar. Assim, as sugestões do diabólico são manifestações do estranhamento frente o outro. A pesquisa, portanto, dedica atenção específica à relação do diabólico com o elemento popular, em que avultam o retrato supersticioso da alteridade. No que toca à figura do pactário, essa representação evoca releituras da tradição literária de Fausto, Goethe. O pacto com o diabo em sentido mais amplo o diabólico, em O Sertanejo, não seria elemento concernente apenas ao registro do maravilhoso popular, mas espécie de metáfora de conflitos e circunstâncias sociais e históricas.-
Descrição: dc.descriptionCoordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES)-
Descrição: dc.description88887.336839/2019-00-
Formato: dc.formatapplication/pdf-
Idioma: dc.languagept_BR-
Publicador: dc.publisherUniversidade Estadual Paulista (UNESP)-
Direitos: dc.rightsinfo:eu-repo/semantics/openAccess-
Palavras-chave: dc.subjectRomance sertanista - Séc. XIX-
Palavras-chave: dc.subjectFigurações diabólicas-
Palavras-chave: dc.subjectImprensa - Séc. XIX-
Palavras-chave: dc.subjectLiteratura brasileira - História e crítica - Séc. XIX-
Palavras-chave: dc.subjectBrazilian literature - History and criticism -19th century-
Palavras-chave: dc.subjectCountry romance - 19th century-
Palavras-chave: dc.subjectDiabolical figurations-
Palavras-chave: dc.subjectPress - 19th century-
Título: dc.titleO diabo no sertão e no jornal: diálogos entre as representações do diabólico em O Sertanejo, de José de Alencar, e a imprensa periódica oitocentista-
Título: dc.titleThe Devil in the Backlands and in the Newspaper: Dialogues Between the Representations of the Diabolical in José de Alencar's O Sertanejo and 19th-Century Periodical Press"-
Tipo de arquivo: dc.typeplanilha-
Aparece nas coleções:Repositório Institucional - Unesp

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