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| Metadados | Descrição | Idioma |
|---|---|---|
| Autor(es): dc.contributor | Naxara, Márcia Regina Capelari | - |
| Autor(es): dc.contributor | Universidade Federal Fluminense | - |
| Autor(es): dc.creator | Santos, Claudete Daflon | - |
| Data de aceite: dc.date.accessioned | 2025-08-21T17:52:51Z | - |
| Data de disponibilização: dc.date.available | 2025-08-21T17:52:51Z | - |
| Data de envio: dc.date.issued | 2024-10-03 | - |
| Data de envio: dc.date.issued | 2024-10-03 | - |
| Data de envio: dc.date.issued | 2023 | - |
| Fonte completa do material: dc.identifier | https://hdl.handle.net/11449/257633 | - |
| Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/11449/257633 | - |
| Descrição: dc.description | Desenvolveu-se, ao longo do projeto, reflexão sobre processos artísticos contemporâneos que, a partir de uma iconografia colonial, expõem, elaboram e reelaboram a violência inscrita na visualidade estabelecida por exploradores estrangeiros no Chile e no Brasil. Compuseram o corpus da pesquisa o Projeto Popper desenvolvido pelo coletivo de arte ultimaesperanza na Patagônia chilena e a série Rasuras do artista indígena da Amazônia brasileira Denilson Baniwa. Assumiu-se como premissa a existência, no século XIX, de uma ordem artístico-científica colonial que contou com o desenvolvimento de textualidades e visualidades fundadas em formas de subtração e extração, ratificando processos de dominação pautados em dicotomias como natureza/cultura, corpo/alma e objeto/sujeito. Postulou-se a mutilação como princípio estético-epistêmico associado a visualidades coloniais e ressignificado por artistas vinculados a regiões do Chile e do Brasil, como a Patagônia e a Amazônia, historicamente tachadas como confins, vazios territoriais – desertos ou sertões –, zonaslimite sobre as quais se opera o avanço autorizado de fronteiras extrativistas e mesmo neoextrativistas. A hipótese inicial de que as experiências de artistas como o coletivo ultimaesperanza e Denilson Baniwa contribuem para a revisão de um patrimônio visual socialmente legitimado a partir da apropriação da ação mutiladora se confirmou pela análise dos materiais estudados. Nesse sentido, a perspectiva decolonial, a abordagem relacional segundo Édouard Glissant, a noção de agência proposta por Alfred Gell, bem como a discussão em torno da citação como procedimento de criação e leitura tal como estabelece Antoine Compagnon, se somaram à contribuição das referências dedicadas a debates sobre fronteiras e território no contexto latino-americano. | - |
| Formato: dc.format | application/pdf | - |
| Idioma: dc.language | pt_BR | - |
| Publicador: dc.publisher | Universidade Estadual Paulista (UNESP) | - |
| Direitos: dc.rights | info:eu-repo/semantics/restrictedAccess | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Fronteiras e pioneiros | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Assentamentos extrativistas | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Intervenções artísticas | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Neoextrativismo | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Decolonialismo | - |
| Título: dc.title | Desde os confins do mundo: visualidades decoloniais e extrativismo em Brasil e Chile | - |
| Título: dc.title | From the ends of the world: decolonial visualities and extractivism in Brazil and Chile | - |
| Tipo de arquivo: dc.type | planilha | - |
| Aparece nas coleções: | Repositório Institucional - Unesp | |
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