Descrição e ensino funcional da gramática da língua portuguesa: uma proposta dentro da pragmática convencional e conversacional

Registro completo de metadados
MetadadosDescriçãoIdioma
Autor(es): dc.contributorAbreu, Antônio Suárez-
Autor(es): dc.contributorUniversidade Estadual Paulista (UNESP)-
Autor(es): dc.creatorFonseca, Mara Roselaine Pinto da-
Data de aceite: dc.date.accessioned2025-08-21T15:33:13Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2025-08-21T15:33:13Z-
Data de envio: dc.date.issued2024-10-02-
Data de envio: dc.date.issued2024-10-02-
Data de envio: dc.date.issued2024-04-29-
Fonte completa do material: dc.identifierhttps://hdl.handle.net/11449/257616-
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/11449/257616-
Descrição: dc.descriptionTem esta dissertação o objetivo de descrever alguns tópicos da gramática do português, do ponto de vista da sua funcionalidade comunicativa. Acredito que essa seja a melhor maneira de fazer com que os alunos dominem a gramática: sabendo os motivos que levam os falantes a escolher determinadas construções dentro de um leque possível de opções. O referencial teórico é o da linguística cognitiva, tratando a linguagem humana como um sistema complexo e, também, a proposta de Goldberg (2007), em dividir a pragmática – que é uma teoria da enunciação – em pragmática convencional e não convencional ou conversacional. A pragmática convencional estuda a influência dos atratores clareza, economia, blending e iconicidade, na produção do ato de fala, e a pragmática conversacional, a influência do atrator sociabilidade, que tem por objetivo o gerenciamento da relação entre quem fala ou escreve e a segunda pessoa que lhe serve de interlocutor. Espero que esse pequeno trabalho possa inspirar meus colegas a ampliar a descrição dos tópicos gramaticais dentro deste modelo.-
Descrição: dc.descriptionThis dissertation aims to describe some topics in Portuguese grammar, from the point of view of its communicative functionality. I believe that this is the best way to make students master grammar: knowing the reasons that lead speakers to choose certain constructions from a possible range of options. The theoretical framework is cognitive linguistics, treating human language as a complex system and also Goldberg’s (2007) proposal to divide pragmatics – which is a theory of enunciation – into conventional and unconventional or conversational pragmatics. Conventional pragmatics studies the influence of the attractors clarity, economy, blending and iconicity, in the production of the speech act, and conversational pragmatics, the influence of the attractor sociability, which aims to manage the relationship between the speaker or writer and the second person who serves as an interlocutor. I hope this small work can inspire my colleagues to expand the description of grammatical topics within this model-
Descrição: dc.descriptionConselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq)-
Descrição: dc.description164043/2022-5-
Formato: dc.formatapplication/pdf-
Idioma: dc.languagept_BR-
Publicador: dc.publisherUniversidade Estadual Paulista (UNESP)-
Direitos: dc.rightsinfo:eu-repo/semantics/openAccess-
Palavras-chave: dc.subjectLinguística Cognitiva-
Palavras-chave: dc.subjectFuncionalidade Comunicativa-
Palavras-chave: dc.subjectPragmática Convencional-
Palavras-chave: dc.subjectPragmática Conversacional-
Palavras-chave: dc.subjectGramática do Português-
Palavras-chave: dc.subjectCognitive Linguistics-
Palavras-chave: dc.subjectCommunicative Functionality-
Palavras-chave: dc.subjectConventional Pragmatics-
Palavras-chave: dc.subjectConversational Pragmatics-
Palavras-chave: dc.subjectPortuguese Grammar-
Título: dc.titleDescrição e ensino funcional da gramática da língua portuguesa: uma proposta dentro da pragmática convencional e conversacional-
Título: dc.titleDescription and functional teaching of Portuguese grammar: a proposal within conventional and conversational pragmatics-
Tipo de arquivo: dc.typelivro digital-
Aparece nas coleções:Repositório Institucional - Unesp

Não existem arquivos associados a este item.