
Atenção:
O eduCAPES é um repositório de objetos educacionais, não sendo responsável por materiais de terceiros submetidos na plataforma. O usuário assume ampla e total responsabilidade quanto à originalidade, à titularidade e ao conteúdo, citações de obras consultadas, referências e outros elementos que fazem parte do material que deseja submeter. Recomendamos que se reporte diretamente ao(s) autor(es), indicando qual parte do material foi considerada imprópria (cite página e parágrafo) e justificando sua denúncia.
Caso seja o autor original de algum material publicado indevidamente ou sem autorização, será necessário que se identifique informando nome completo, CPF e data de nascimento. Caso possua uma decisão judicial para retirada do material, solicitamos que informe o link de acesso ao documento, bem como quaisquer dados necessários ao acesso, no campo abaixo.
Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada. Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional. Porém, ao deixar de informar seu e-mail, um possível retorno será inviabilizado e/ou sua denúncia poderá ser desconsiderada no caso de necessitar de informações complementares.
| Metadados | Descrição | Idioma |
|---|---|---|
| Autor(es): dc.contributor | Gibin, Gustavo Bizarria | - |
| Autor(es): dc.contributor | Universidade Estadual Paulista (UNESP) | - |
| Autor(es): dc.creator | Santos, Cáio Murilo dos | - |
| Data de aceite: dc.date.accessioned | 2025-08-21T18:57:42Z | - |
| Data de disponibilização: dc.date.available | 2025-08-21T18:57:42Z | - |
| Data de envio: dc.date.issued | 2024-09-30 | - |
| Data de envio: dc.date.issued | 2024-09-30 | - |
| Data de envio: dc.date.issued | 2024-08-01 | - |
| Fonte completa do material: dc.identifier | https://hdl.handle.net/11449/257571 | - |
| Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/11449/257571 | - |
| Descrição: dc.description | A Lei 13.415/2017 trouxe significativas mudanças para o Ensino Médio, além da implementação da Base Nacional Comum Curricular (BNCC), o documento normativo que direciona como os currículos das redes de ensino devem ser formados. A referida lei também decretou a reorganização da matriz curricular do Ensino Médio. Outras reformas curriculares já foram observadas no contexto educacional brasileiro, porém, esta última modificou a dinâmica do Ensino Médio, aumentado progressivamente a carga horária anual, e a divisão entre Formação Geral Básica (FGB) e os Itinerários Formativos. Tardif (2014) reconhece os saberes docentes como múltiplos, sendo eles os saberes profissionais, disciplinares, curriculares e experienciais. O autor discute que o professor não se fundamenta em apenas um deles, mas que a prática docente exige a articulação entre os diferentes saberes. Os programas de formação de professores também passaram por mudanças propostas pelo Conselho Nacional de Educação, buscando contemplar o aprimoramento constante da prática docente frente as novas tendências educacionais, como a inserção das disciplinas de metodologias práticas de Ensino. Pensando nessas considerações, discute-se a relação entre a implementação do Novo Ensino Médio (NEM) e a formação inicial de professores de Química para atuar nos itinerários formativos, visto que os aprofundamentos curriculares apresentam-se por áreas do conhecimento e possuem temáticas que seguem contextos múltiplos. Assim, foi definida a seguinte questão de pesquisa: quais concepções os professores de Química da rede básica de ensino do interior paulista possuem ao atuar no Novo Ensino Médio? Os professores acreditam que os saberes docentes adquiridos em sua formação inicial foram suficientes para atuar nos Itinerários Formativos? Além disso, o estudo tinha por objetivo compreender as concepções dos professores de Química sobre a implementação do NEM. O estudo é caracterizado como uma pesquisa qualitativa, utilizando como estratégias a pesquisa documental e o estudo de caso, e para ambas as estratégias, os dados foram analisados através da Análise de Conteúdo de Bardin (2016). A pesquisa documental consistiu na análise dos materiais dos Aprofundamentos Curriculares disponibilizados pela SEDUC São Paulo, buscando-se identificar os objetos do conhecimento destinados aos professores de Química. Já o estudo de caso se deu através da entrevista de quatro professores de Química do interior paulista que atuam nos itinerários formativos, buscando observar as suas perspectivas acerca do NEM. Durante a análise do material de apoio foi possível identificar objetos do conhecimento que dialogam com os saberes disciplinares oriundos da formação acadêmica dos professores, porém, também foram identificados objetos do conhecimento que destoam da formação do licenciado em Química. Os professores participantes também alegaram que a formação inicial corroborou para sua atuação no NEM, porém, foram insuficientes devido aos conhecimentos diversos cobrados no itinerário e que não são vistos em suas formações iniciais. Por fim, reforça-se a importância de mais estudos sobre tema em razão de sua complexidade e potencial de cooperação para entendimento da nova realidade da Educação Básica. | - |
| Descrição: dc.description | Law 13.415/2017 brought significant changes to high school education, in addition to the implementation of the National Common Curricular Base (BNCC), the normative document that guides how the curricula of school systems should be formed. The aforementioned law also decreed the reorganization of the high school curriculum matrix. Other curricular reforms have already been observed in the Brazilian educational context, however, this last one changed the dynamics of high school, progressively increasing the annual workload, and the division between Basic General Training (FGB) and Training Itineraries. Tardif (2014) recognizes teaching knowledge as multiple, being professional, disciplinary, curricular and experiential knowledge. The author argues that the teacher is not based on just one of them, but that teaching practice requires the articulation between the different knowledge. Teacher training programs have also undergone changes proposed by the National Education Council, seeking to contemplate the constant improvement of teaching practice in the face of new educational trends, such as the inclusion of disciplines of practical teaching methodologies. Considering these considerations, the relationship between the implementation of the New High School (NEM) and the initial training of Chemistry teachers to work in the formative itineraries is discussed, since the curricular in-depth studies are presented by areas of knowledge and have themes that follow multiple contexts. Thus, the following research question was defined : what conceptions do Chemistry teachers from the basic education network in the interior of São Paulo have when working in the New High School? Do teachers believe that the teaching knowledge acquired in their initial training was sufficient to work in the Formative Itineraries? In addition, the study aimed to understand the conceptions of Chemistry teachers about the implementation of the NEM. The study is characterized as a qualitative research, using documentary research and case study as strategies, and for both strategies, the data were analyzed through Bardin's Content Analysis (2016). The documentary research consisted of the analysis of the Curricular In-depth Studies materials made available by SEDUC São Paulo, seeking to identify the objects of knowledge intended for Chemistry teachers. The case study was conducted through interviews with four Chemistry teachers from the interior of São Paulo who work in the training itineraries, seeking to observe their perspectives on NEM. During the analysis of the support material, it was possible to identify objects of knowledge that dialogue with the disciplinary knowledge originating from the academic training of the teachers, however, objects of knowledge that differ from the training of the graduate in Chemistry were also identified. The participating teachers also claimed that the initial training supported their work in NEM, however, it was insufficient due to the diverse knowledge required in the itinerary and that is not seen in their initial training. Finally, the importance of further studies on the subject is reinforced due to its complexity and potential for cooperation in understanding the new reality of Basic Education. | - |
| Descrição: dc.description | Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq) | - |
| Descrição: dc.description | CNPq: 130972/2023-1 | - |
| Formato: dc.format | application/pdf | - |
| Idioma: dc.language | pt_BR | - |
| Publicador: dc.publisher | Universidade Estadual Paulista (UNESP) | - |
| Direitos: dc.rights | info:eu-repo/semantics/openAccess | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Ensino de química | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Reforma do ensino médio | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Formação de professores | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Chemistry teaching | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Ssecondary education reform | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Teacher training | - |
| Título: dc.title | Os saberes docentes e a formação inicial: concepções dos professores de Química sobre os Itinerários Formativos do Novo Ensino Médio | - |
| Título: dc.title | Teaching knowledge and initial training: conceptions of Chemistry teachers about the Formative Itineraries of the New High School | - |
| Tipo de arquivo: dc.type | livro digital | - |
| Aparece nas coleções: | Repositório Institucional - Unesp | |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma: