Atenção:
O eduCAPES é um repositório de objetos educacionais, não sendo responsável por materiais de terceiros submetidos na plataforma. O usuário assume ampla e total responsabilidade quanto à originalidade, à titularidade e ao conteúdo, citações de obras consultadas, referências e outros elementos que fazem parte do material que deseja submeter. Recomendamos que se reporte diretamente ao(s) autor(es), indicando qual parte do material foi considerada imprópria (cite página e parágrafo) e justificando sua denúncia.
Caso seja o autor original de algum material publicado indevidamente ou sem autorização, será necessário que se identifique informando nome completo, CPF e data de nascimento. Caso possua uma decisão judicial para retirada do material, solicitamos que informe o link de acesso ao documento, bem como quaisquer dados necessários ao acesso, no campo abaixo.
Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada. Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional. Porém, ao deixar de informar seu e-mail, um possível retorno será inviabilizado e/ou sua denúncia poderá ser desconsiderada no caso de necessitar de informações complementares.
Metadados | Descrição | Idioma |
---|---|---|
Autor(es): dc.contributor | Ferreira, Eliane Aparecida Galvão Ribeiro | - |
Autor(es): dc.contributor | Universidade Estadual Paulista (UNESP) | - |
Autor(es): dc.creator | Menezes, Yasmin Rodrigues | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2025-08-21T15:37:54Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2025-08-21T15:37:54Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2024-09-26 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2024-09-26 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2025-08-21 | - |
Fonte completa do material: dc.identifier | https://hdl.handle.net/11449/257540 | - |
Fonte completa do material: dc.identifier | http://lattes.cnpq.br/6164496799158180 | - |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/11449/257540 | - |
Descrição: dc.description | Esta dissertação tem por objetivo apresentar reflexões acerca da relevância das premiações literárias em âmbito nacional, em especial, concedidas a obras infantis com ilustrações. Parte-se do pressuposto de que as premiações desempenham um papel crucial na promoção de novos autores e na divulgação de obras dotadas de valor estético com projetos inovadores. Para tanto, foram analisadas três obras galardoadas com o prêmio “Barco a Vapor”, promovido pela editora SM: Era uma vez outra vez (2015), de Glaucia Lewicki, ilustrada por Gonzalo Cárcamo; O sumiço da pantufa (2010), de Mariângela Haddad, com ilustrações da própria da autora; e Adeus é para super-heróis (2016), de Isabela Noronha, ilustrada por Bruna Assis Brasil. Em suas respectivas análises, utilizou-se como aporte teórico os estudos da Estética da Recepção e do Efeito (Jauss, 1979; 1994; Iser, 1979; 1999), a fim de analisar se essas obras estabelecem comunicabilidade com o leitor implícito, se seus temas podem cativar a criança leitora, se sua abordagem pode ampliar sua percepção sobre o texto literário, favorecer na sua descoberta de sentidos, desautomatizar suas concepções sobre o uso da língua e desenvolver seu senso crítico, ampliando seu horizonte de expectativas (Jauss, 1979; 1994; Iser, 1979; 1999). Além disso, como essas obras são ilustradas, procurou-se refletir, a partir do aporte teórico dos estudos desenvolvidos por Linden (2018), Scott e Nikolajeva (2012), e Salisbury e Styles (2013), sobre a forma como se configura em suas narrativas o diálogo entre o texto verbal e o imagético, e sua vitalidade enquanto literatura crossover (Beckett, 2009). | - |
Descrição: dc.description | Abstract: This dissertation aims to present reflections on the relevance of literary awards at a national level, in particular, granted to children's works with illustrations. It is assumed that awards play a crucial role in promoting new authors and promoting works with aesthetic value and innovative projects. To achieve this, three books awarded with the “Barco a Vapor” award, promoted by the publisher SM, were analyzed: Era uma vez outra vez (2015), by Glaucia Lewicki, illustrated by Gonzalo Cárcamo; O sumiço da pantufa (2010), by Mariângela Haddad, with illustrations by the author; and Adeus é para super-heróis (2016), by Isabela Noronha, illustrated by Bruna Assis Brasil. In their respective analyses, studies on the Aesthetics of Reception and Effect (Jauss, 1979; 1994; Iser, 1979; 1999) were used as a theoretical contribution, in order to analyze how these works establish communicability with the implicit reader, whether its themes can captivate the child reader, if its approach can broaden their perception of the literary text, favor their discovery of meanings, deautomatize their conceptions about the use of language and develop their critical sense, expanding their horizon of expectations (Jauss, 1979 ; 1994; Iser, 1979; 1999). Furthermore, as these works are illustrated, we sought to reflect, based on the theoretical contribution of studies developed by Linden (2018), Scott and Nikolajeva (2012), and Salisbury and Styles (2013), on the way it is configured in its narratives the dialogue between verbal text and imagery, and its vitality as crossovers literature (Beckett, 2009). | - |
Descrição: dc.description | Pró-Reitoria de Pós-Graduação (PROPG UNESP) | - |
Formato: dc.format | application/pdf | - |
Idioma: dc.language | pt_BR | - |
Publicador: dc.publisher | UNESP | - |
Direitos: dc.rights | info:eu-repo/semantics/openAccess | - |
Palavras-chave: dc.subject | Literatura infantojuvenil | - |
Palavras-chave: dc.subject | Prêmios literários | - |
Palavras-chave: dc.subject | Barco a Vapor | - |
Palavras-chave: dc.subject | Children's literature | - |
Palavras-chave: dc.subject | Youth literature | - |
Palavras-chave: dc.subject | Literary Awards | - |
Título: dc.title | Literatura infantil galardoada com o barco a vapor: um novo olhar sobre a contemporaneidade | - |
Título: dc.title | Children's Literature Awarded with the Steamboat: a New Look at Contemporaneity | - |
Tipo de arquivo: dc.type | livro digital | - |
Aparece nas coleções: | Repositório Institucional - Unesp |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma: