
Atenção:
O eduCAPES é um repositório de objetos educacionais, não sendo responsável por materiais de terceiros submetidos na plataforma. O usuário assume ampla e total responsabilidade quanto à originalidade, à titularidade e ao conteúdo, citações de obras consultadas, referências e outros elementos que fazem parte do material que deseja submeter. Recomendamos que se reporte diretamente ao(s) autor(es), indicando qual parte do material foi considerada imprópria (cite página e parágrafo) e justificando sua denúncia.
Caso seja o autor original de algum material publicado indevidamente ou sem autorização, será necessário que se identifique informando nome completo, CPF e data de nascimento. Caso possua uma decisão judicial para retirada do material, solicitamos que informe o link de acesso ao documento, bem como quaisquer dados necessários ao acesso, no campo abaixo.
Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada. Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional. Porém, ao deixar de informar seu e-mail, um possível retorno será inviabilizado e/ou sua denúncia poderá ser desconsiderada no caso de necessitar de informações complementares.
| Metadados | Descrição | Idioma |
|---|---|---|
| Autor(es): dc.contributor | Universidade Estadual Paulista (UNESP) | - |
| Autor(es): dc.creator | Gamela, Raimundo Rafael | - |
| Autor(es): dc.creator | Babos, Diego Victor de | - |
| Autor(es): dc.creator | Pereira Filho, Edenir Rodrigues | - |
| Autor(es): dc.creator | Pereira, Fabíola Manhas Verbi | - |
| Data de aceite: dc.date.accessioned | 2025-08-21T17:02:50Z | - |
| Data de disponibilização: dc.date.available | 2025-08-21T17:02:50Z | - |
| Data de envio: dc.date.issued | 2024-09-20 | - |
| Data de envio: dc.date.issued | 2024-09-20 | - |
| Data de envio: dc.date.issued | 2024-08-24 | - |
| Fonte completa do material: dc.identifier | https://hdl.handle.net/11449/257468 | - |
| Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/11449/257468 | - |
| Descrição: dc.description | As atividades desempenhadas em grupo ou individuais em um laboratório de ensino constituem peça fundamental no estímulo de capacidades e habilidades técnicas, da autonomia no planejamento e no desenvolvimento. Os laboratórios de química, tanto de pesquisa quanto de ensino, constituem um espaço para conectar dois universos de aprendizagem, o teórico e o prático. Embora seja um espaço de produção efetiva de conhecimentos, os ambientes de laboratórios são caracterizados por apresentarem especificidades, particularmente no que concerne à segurança dos usuários, dos equipamentos e das instalações. A consciência coletiva sobre a segurança ocupacional é o fundamento primário para minimizar os riscos que envolvem as atividades laboratoriais. Uma abordagem educativa sobre segurança e aspectos técnicos de laboratórios de química é primordial para garantir a realização adequada de atividades experimentais em ensino e pesquisa. Nesta obra é discorrido um conjunto de termos, conteúdos teóricos e práticos com o propósito de auxiliar e estimular a conscientização sobre segurança. Além disso, é mostrado um exemplo simples de experimento envolvendo equilíbrio ácido-base e uma sugestão de modelo para preparação de relatório de experimentos. | - |
| Formato: dc.format | 76 | - |
| Formato: dc.format | application/pdf | - |
| Idioma: dc.language | pt_BR | - |
| Publicador: dc.publisher | Universidade Estadual Paulista (UNESP) | - |
| Relação: dc.relation | Série Apontamentos | - |
| Direitos: dc.rights | info:eu-repo/semantics/openAccess | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Química | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Ensino de química | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Química analítica | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Segurança em laboratório | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Relatório de experimentos | - |
| Título: dc.title | Aspectos básicos de segurança e de técnicas no laboratório de química: uma abordagem educativa para docentes e estudantes do ensino superior | - |
| Título: dc.title | Basic aspects of safety and techniques in the chemistry laboratory: an educational approach for higher education teachers and students | - |
| Tipo de arquivo: dc.type | livro digital | - |
| Aparece nas coleções: | Repositório Institucional - Unesp | |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma: