Cubo conhece o mundo: o design no desenvolvimento de um livro infantil voltado para a apresentação da diversidade para as crianças

Registro completo de metadados
MetadadosDescriçãoIdioma
Autor(es): dc.contributorPiaia, Jade Samara-
Autor(es): dc.contributorUniversidade Estadual Paulista (UNESP)-
Autor(es): dc.contributorContini, Guilherme Cardoso-
Autor(es): dc.creatorGonçalves, Bianca Maira-
Data de aceite: dc.date.accessioned2025-08-21T20:40:36Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2025-08-21T20:40:36Z-
Data de envio: dc.date.issued2024-08-27-
Data de envio: dc.date.issued2024-08-27-
Data de envio: dc.date.issued2024-06-26-
Fonte completa do material: dc.identifierhttps://hdl.handle.net/11449/257195-
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/11449/257195-
Descrição: dc.descriptionEste trabalho aborda a concepção e desenvolvimento de um livro ilustrado intitulado "Cubo Conhece o Mundo", destinado a promover conceitos de diversidade e inclusão entre crianças. A escolha do tema decorre de observações pessoais e profissionais sobre a escassez de literatura infantil que aborda a inclusividade de maneira eficaz e atraente. O processo criativo envolveu a elaboração de uma série de ilustrações e a utilização de um texto em formato de poesia que capturam a essência de personagens únicos, cada um enfrentando e celebrando suas diferenças de maneira positiva. As técnicas de ilustração variaram para melhor representar cada personagem e sua particularidade, enquanto a diagramação focou em garantir a legibilidade e engajamento do leitor infantil. A pesquisa mostra a importância de livros que não apenas contam histórias, mas também funcionam como ferramentas de ensino social e emocional, apoiando o desenvolvimento de empatia e compreensão entre jovens leitores.-
Descrição: dc.descriptionThis work addresses the conception and development of an illustrated book entitled "Cubo Conhece o Mundo", aimed at promoting concepts of diversity and inclusion among children. The choice of the theme stems from personal and professional observations about the scarcity of children's literature that effectively and attractively addresses inclusivity. The creative process involved the creation of a series of illustrations and the use of poetic text to capture the essence of unique characters, each facing and celebrating their differences in a positive way. Illustration techniques varied to better represent each character and their uniqueness, while the layout focused on ensuring readability and engagement for young readers. Research highlights the importance of books that not only tell stories but also serve as tools for social and emotional learning, supporting the development of empathy and understanding among young readers.-
Formato: dc.formatapplication/pdf-
Idioma: dc.languagept_BR-
Publicador: dc.publisherUniversidade Estadual Paulista (UNESP)-
Direitos: dc.rightsinfo:eu-repo/semantics/openAccess-
Palavras-chave: dc.subjectEducação inclusiva-
Palavras-chave: dc.subjectArte e desenhos (projetos)-
Palavras-chave: dc.subjectDiversidade-
Palavras-chave: dc.subjectInclusão-
Palavras-chave: dc.subjectLiteratura Infantil-
Palavras-chave: dc.subjectIlustração-
Palavras-chave: dc.subjectEducação-
Palavras-chave: dc.subjectDiversity-
Palavras-chave: dc.subjectInclusion-
Palavras-chave: dc.subjectChildren's literature-
Palavras-chave: dc.subjectIllustration-
Palavras-chave: dc.subjectEducation-
Título: dc.titleCubo conhece o mundo: o design no desenvolvimento de um livro infantil voltado para a apresentação da diversidade para as crianças-
Título: dc.titleCube discovers the world: design in the development of a children's book aimed at introducing diversity to children-
Tipo de arquivo: dc.typelivro digital-
Aparece nas coleções:Repositório Institucional - Unesp

Não existem arquivos associados a este item.