
Atenção:
O eduCAPES é um repositório de objetos educacionais, não sendo responsável por materiais de terceiros submetidos na plataforma. O usuário assume ampla e total responsabilidade quanto à originalidade, à titularidade e ao conteúdo, citações de obras consultadas, referências e outros elementos que fazem parte do material que deseja submeter. Recomendamos que se reporte diretamente ao(s) autor(es), indicando qual parte do material foi considerada imprópria (cite página e parágrafo) e justificando sua denúncia.
Caso seja o autor original de algum material publicado indevidamente ou sem autorização, será necessário que se identifique informando nome completo, CPF e data de nascimento. Caso possua uma decisão judicial para retirada do material, solicitamos que informe o link de acesso ao documento, bem como quaisquer dados necessários ao acesso, no campo abaixo.
Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada. Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional. Porém, ao deixar de informar seu e-mail, um possível retorno será inviabilizado e/ou sua denúncia poderá ser desconsiderada no caso de necessitar de informações complementares.
| Metadados | Descrição | Idioma |
|---|---|---|
| Autor(es): dc.contributor | Spaniol, José Paiani | - |
| Autor(es): dc.contributor | Universidade Estadual Paulista (UNESP) | - |
| Autor(es): dc.creator | Rattes, Luah Souza Caribé | - |
| Data de aceite: dc.date.accessioned | 2025-08-21T21:33:55Z | - |
| Data de disponibilização: dc.date.available | 2025-08-21T21:33:55Z | - |
| Data de envio: dc.date.issued | 2024-08-27 | - |
| Data de envio: dc.date.issued | 2024-08-27 | - |
| Data de envio: dc.date.issued | 2024-06-24 | - |
| Fonte completa do material: dc.identifier | https://hdl.handle.net/11449/257190 | - |
| Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/11449/257190 | - |
| Descrição: dc.description | O trabalho desenvolvido busca refletir sobre a natureza das obras de arte, partindo de uma produção artística pessoal em que há o uso de objetos descartados, do cotidiano, conhecidos como objetos comuns ou “coisas”, para a construção de uma plasticidade que ressignifica esses elementos. Essas obras produzidas dispararam as questões abordadas na dissertação e que são mencionadas no título: a coisalidade, conceito trazido por Martin Heidegger em seu livro “Que é uma coisa?”, que a entende como o modo da coisa se mostrar, a sua forma de pertença no mundo; a transfiguração, abordada por Arthur C. Danto em algumas de suas obras, que foram importante fonte para a pesquisa bibliográfica desempenhada, fenômeno em que coisas consideradas como comuns passam a fazer parte da esfera das obras de arte, através do ato de criação artística, que passa a ser revisitado pelo autor à luz de obras como as de Marcel Duchamp e Andy Warhol, para entender o que torna uma coisa uma obra de arte; e por último a ideia de antítese, presente em vários pontos na leitura dos autores mencionados, que surgiu na pesquisa através de um artigo escrito por Sigmund Freud, acerca da significação antitética de palavras “primitivas”, com as devidas considerações críticas mas entendendo a oposição entre a coisa comum e a obra de arte como algo fundamental na sua geração de sentido como obra. Também foi parte da pesquisa o estudo da produção de outras artistas, como Yasmin Có, Sonia Gomes e Leda Catunda, amostra onde se pretende observar a confluência das questões estudadas nos autores citados. | - |
| Descrição: dc.description | The work developed seeks to reflect on the nature of works of art, starting from a personal artistic production in which there is the use of discarded objects, from everyday life, known as common objects or “things”, for the construction of a plasticity that resignifies these elements. These works produced triggered the questions addressed in the dissertation and which are mentioned in the title: thingness, a concept brought by Martin Heidegger in his book “What is a thing?”, which understands it as the way the thing shows itself, its way of belonging in the world; transfiguration, addressed by Arthur C. Danto in some of his works, which were an important source for the bibliographic research performed, a phenomenon in which things considered as common become part of the sphere of works of art, through the act of artistic creation, which is revisited by the author in the light of works such as those of Marcel Duchamp and Andy Warhol, to understand what makes a thing a work of art; and finally, the idea of antithesis, present at various points in the reading of the aforementioned authors, which arose in the research through an article written by Sigmund Freud, about the antithetical meaning of “primitive” words, with due critical considerations but understanding the opposition between the common thing and the work of art as something fundamental in its generation of meaning as a work. Also part of the research was the study of the production of other artists, such as Yasmin Có, Sonia Gomes and Leda Catunda, a sample where it is intended to observe the confluence of the issues studied in the cited authors. | - |
| Descrição: dc.description | Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES) | - |
| Descrição: dc.description | 23038.000999/2024-41 | - |
| Formato: dc.format | application/pdf | - |
| Idioma: dc.language | pt_BR | - |
| Publicador: dc.publisher | Universidade Estadual Paulista (UNESP) | - |
| Direitos: dc.rights | info:eu-repo/semantics/openAccess | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Arte | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Arte moderna - Séc. XXI | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Estética | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Objeto (Estética) | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Criação (Literária, artística, etc.) | - |
| Título: dc.title | Coisalidade, transfiguração e antítese na obra de arte contemporânea | - |
| Título: dc.title | Thingness, transfiguration and anthitesis in contemporary art | - |
| Tipo de arquivo: dc.type | livro digital | - |
| Aparece nas coleções: | Repositório Institucional - Unesp | |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma: