Práticas corporais de aventura e mídia-educação: Educação Física Escolar

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MetadadosDescriçãoIdioma
Autor(es): dc.contributorUniversidade Estadual Paulista (UNESP)-
Autor(es): dc.creatorSilva, Tauana Paula da-
Data de aceite: dc.date.accessioned2025-08-21T15:51:04Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2025-08-21T15:51:04Z-
Data de envio: dc.date.issued2024-08-27-
Data de envio: dc.date.issued2024-08-27-
Data de envio: dc.date.issued2024-08-22-
Fonte completa do material: dc.identifierhttps://hdl.handle.net/11449/257182-
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/11449/257182-
Descrição: dc.descriptionO presente recurso educacional é fruto da pesquisa intitulada “EDUCAÇÃO FÍSICA, MÍDIA-EDUCAÇÃO E PRÁTICAS CORPORAIS DE AVENTURA: uma experiência com alunos do 8º ano do Ensino Fundamental”, que teve como objetivo investigar e analisar as possíveis contribuições da intervenção pedagógica nas aulas de Educação Física envolvendo as práticas corporais de aventura, na linha de pesquisa - Educação Física nos anos finais do Ensino Fundamental. No geral, este recurso educacional é apresentado como E-book, um material gerado no Programa de Mestrado Profissional em Educação Física em Rede Nacional (PROEF), programa financiado pela CAPES (Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior), que buscou aproximação com o referencial teórico na Teoria Histórico-Crítica. Para tanto, durante o processo foi desenvolvida a sistematização de uma proposta de intervenção pedagógica do conteúdo Práticas Corporais de Aventura (PCA’s), juntos aos alunos do 8º do ensino fundamental numa escola municipal na cidade de Jardinópolis/SP durante os meses de março e abril de 2024. O plano de intervenção pedagógica visa romper com aulas que priorizam a aquisição de habilidades esportivas, oferecendo-lhes novos e significativos desafios. Além disso, considera as proposições progressistas, juntamente com os documentos oficiais. Para a sua organização, foi empregado o plano de ação como base nos estudos de Maffei (2019, p. 212), que possui os seguintes itens: identificação, série/bimestre/turno, eixo dos conteúdos, eixo dos temas, trajetória de ensino, situação de ensino-aprendizagem, competências a serem desenvolvidas, expectativas de aprendizagem, conteúdos a serem desenvolvidos, percurso de ensino e avaliação. Nesse material as atividades propostas foram colocadas em sequências pedagógicas, de modo a agrupar a temática e discussões semelhantes. O recurso educacional não tem como objetivo servir manual para os professores, mas, sim provocar a curiosidade, despertar o interesse pela inclusão da temática das PCA’s nas aulas de Educação Física, além disso, retratar uma realidade e contribuir para que os professores possam ressignificar suas práticas conforme a realidade do seu contexto. Espera-se que esse E-book lhe traga parâmetros para que a PCA’s se tornem de fato uma temática a ser desenvolvida nas escolas. Espero que possam utilizar da melhor forma possível, que seja um suporte para formação de nossos alunos.-
Formato: dc.formatapplication/pdf-
Idioma: dc.languagept_BR-
Publicador: dc.publisherUniversidade Estadual Paulista (UNESP)-
Relação: dc.relationEducação física, mídia-educação e práticas corporais de aventura: uma experiência com alunos do 8º de Ensino Fundamental-
Direitos: dc.rightsinfo:eu-repo/semantics/openAccess-
Palavras-chave: dc.subjectEducação Física-
Palavras-chave: dc.subjectPráticas corporais de aventura-
Palavras-chave: dc.subjectContexto escolar-
Título: dc.titlePráticas corporais de aventura e mídia-educação: Educação Física Escolar-
Tipo de arquivo: dc.typetexto-
Aparece nas coleções:Repositório Institucional - Unesp

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