
Atenção:
O eduCAPES é um repositório de objetos educacionais, não sendo responsável por materiais de terceiros submetidos na plataforma. O usuário assume ampla e total responsabilidade quanto à originalidade, à titularidade e ao conteúdo, citações de obras consultadas, referências e outros elementos que fazem parte do material que deseja submeter. Recomendamos que se reporte diretamente ao(s) autor(es), indicando qual parte do material foi considerada imprópria (cite página e parágrafo) e justificando sua denúncia.
Caso seja o autor original de algum material publicado indevidamente ou sem autorização, será necessário que se identifique informando nome completo, CPF e data de nascimento. Caso possua uma decisão judicial para retirada do material, solicitamos que informe o link de acesso ao documento, bem como quaisquer dados necessários ao acesso, no campo abaixo.
Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada. Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional. Porém, ao deixar de informar seu e-mail, um possível retorno será inviabilizado e/ou sua denúncia poderá ser desconsiderada no caso de necessitar de informações complementares.
| Metadados | Descrição | Idioma |
|---|---|---|
| Autor(es): dc.contributor | Vilela, Lilian Freitas | - |
| Autor(es): dc.contributor | Universidade Estadual Paulista (UNESP) | - |
| Autor(es): dc.creator | Oliveira, Gabriel Küster Couto de Oliveira | - |
| Data de aceite: dc.date.accessioned | 2025-08-21T18:55:44Z | - |
| Data de disponibilização: dc.date.available | 2025-08-21T18:55:44Z | - |
| Data de envio: dc.date.issued | 2024-08-23 | - |
| Data de envio: dc.date.issued | 2024-08-23 | - |
| Data de envio: dc.date.issued | 2024-06-26 | - |
| Fonte completa do material: dc.identifier | https://hdl.handle.net/11449/257150 | - |
| Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/11449/257150 | - |
| Descrição: dc.description | O presente trabalho parte da preparação corporal como campo de pesquisa artística e de sua realização no sujeito histórico Teatro de Grupo da cidade de São Paulo. As especificidades do modo de produção e criação desse coletivo de coletivos, nos quais a pesquisa de linguagem continuada e a colaboração entre as áreas criativas são pressupostos, são um campo fértil para o desenvolvimento de trabalhos corporais que contribuem diretamente na construção de dramaturgias, cenas e nas próprias encenações. Remonta-se o surgimento dessa função, como ela é entendida no teatro contemporâneo e seus desdobramentos a partir de meados do século XX - período no qual há um redimensionamento da importância do corpo nas artes da cena -, reunindo referenciais teóricos que auxiliam a organizar alguns pilares e fundamentos da realização dessas práticas. Na busca de reunir também falas e proposições de pessoas que realizam esta função nos Teatros de Grupo de São Paulo, foi feito um levantamento de profissionais, sendo selecionadas seis para a realização de dois ciclos de atividades, compostos por duas mesas redondas e seis encontros práticos para compartilhamento de trabalhos corporais. São trazidas em primeira pessoa as vozes das preparadoras corporais e diretoras de movimento: Bruna Longo, Erika Moura, Gabriela Morato, Letícia Olomidará Doretto, Luaa Gabanini e Veronica Santos. Neste trabalho, busca-se apresentar o modo como elas compartilham suas práticas, contextos e procedimentos de criação e reflexões sobre o trabalho corporal que desenvolvem na cena teatral. | - |
| Descrição: dc.description | This work starts from the premise of body preparation as a field of artistic research and its realization within the historical subject of Group Theater in the city of São Paulo. The specificities of the production and creation mode of this collective of collectives, where continuous language research and collaboration among creative areas are fundamental, provide a fertile ground for the development of body works that directly contribute to the construction of dramaturgies, scenes, and the performances themselves. The emergence of this role is traced, how it is understood in contemporary theater, and its developments from the mid-20th century - a period in which the importance of the body in the performing arts was re-evaluated - by gathering theoretical references that help organize some pillars and foundations of these practices. In an effort to also gather the voices and propositions of those performing this function in Group Theaters of São Paulo, a survey of professionals was conducted, selecting six for two activity cycles consisting of two roundtables and six practical meetings for sharing bodywork. The voices of the body preparers and movement directors - Bruna Longo, Erika Moura, Gabriela Morato, Letícia Olomidará Doretto, Luaa Gabanini, and Veronica Santos - are presented in the first person. This work aims to present how they share their practices, contexts, creation procedures, and reflections on the bodywork they develop in the theatrical scene. | - |
| Descrição: dc.description | Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES) | - |
| Formato: dc.format | application/pdf | - |
| Idioma: dc.language | pt_BR | - |
| Publicador: dc.publisher | Universidade Estadual Paulista (UNESP) | - |
| Direitos: dc.rights | info:eu-repo/semantics/openAccess | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Corpo como suporte da arte | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Performance (Arte) | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Movimento (Encenação) | - |
| Título: dc.title | Caminhos dos Corpos: O trabalho de preparadoras corporais no Teatro de Grupo de São Paulo | - |
| Título: dc.title | Pathways of the Body: The work of movement directors in Group Theater in São Paulo | - |
| Tipo de arquivo: dc.type | livro digital | - |
| Aparece nas coleções: | Repositório Institucional - Unesp | |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma: