Atenção:
O eduCAPES é um repositório de objetos educacionais, não sendo responsável por materiais de terceiros submetidos na plataforma. O usuário assume ampla e total responsabilidade quanto à originalidade, à titularidade e ao conteúdo, citações de obras consultadas, referências e outros elementos que fazem parte do material que deseja submeter. Recomendamos que se reporte diretamente ao(s) autor(es), indicando qual parte do material foi considerada imprópria (cite página e parágrafo) e justificando sua denúncia.
Caso seja o autor original de algum material publicado indevidamente ou sem autorização, será necessário que se identifique informando nome completo, CPF e data de nascimento. Caso possua uma decisão judicial para retirada do material, solicitamos que informe o link de acesso ao documento, bem como quaisquer dados necessários ao acesso, no campo abaixo.
Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada. Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional. Porém, ao deixar de informar seu e-mail, um possível retorno será inviabilizado e/ou sua denúncia poderá ser desconsiderada no caso de necessitar de informações complementares.
Metadados | Descrição | Idioma |
---|---|---|
Autor(es): dc.contributor | Manacero, Aleardo | - |
Autor(es): dc.contributor | Baldassin, Alexandro José | - |
Autor(es): dc.creator | Peronaglio, Fernanda Fernandes | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2025-08-21T22:49:19Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2025-08-21T22:49:19Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2024-08-22 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2024-08-22 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2024-08-07 | - |
Fonte completa do material: dc.identifier | https://hdl.handle.net/11449/257130 | - |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/11449/257130 | - |
Descrição: dc.description | Sistemas tutores inteligentes têm se destacado como ferramenta de apoio ao ensino, principalmente pela sua adaptação às condições do usuário e cenário de aplicação. Esta adaptabilidade é possível pela utilização de inteligência artificial. Além disso, a tarefa de ensino é melhor conduzida aplicando-se técnicas como aprendizagem de máquina, processamento de linguagem natural e mineração de dados para adequar o sistema a partir de informações coletadas do usuário em sua utilização. Apesar disso, essas técnicas ainda não são fortemente exploradas para geração de conteúdo em sistemas tutores. A maioria das aplicações envolve o controle das informações e a orientação dos estudos de seus usuários por meio de recomendação de conteúdo existente. A produção de conteúdo personalizado surge, nesse cenário, como alternativa ao processo de simples recomendação, permitindo que conteúdos apresentem diferentes formatos segundo a personalidade de cada usuário. Este trabalho desenvolveu uma metodologia de adaptação de conteúdo para ensino, aplicando técnicas de processamento de texto. O processo de produção de conteúdo personalizado permitiu um avanço na forma de uso de sistemas tutores no ensino quanto a geração de conteúdo. Como resultado foi obtido um modelo, com ferramenta aplicada ao contexto, para adaptação automática de conteúdo construído com base em estilos de aprendizagem. | - |
Descrição: dc.description | Intelligent tutoring systems have stood out as a teaching support tool, mainly due to their ability to adapt to user conditions and application scenarios. This adaptability is possible through the use of artificial intelligence. Furthermore, the creation and adaptation of materials for the system is best conducted by applying techniques such as machine learning, natural language processing and data mining. Despite this, these techniques are not yet heavily explored for generating content in tutoring systems. Most applications involve controlling information and guiding their users' studies by recommending existing content. The production of personalized content appears, in this scenario, as an alternative to the simple recommendation process, allowing content to present different formats according to the personality of each user. This work developed a methodology for adapting teaching content, applying natural language processing techniques. The process of producing personalized content allowed an advance in the way tutoring systems are used in teaching regarding content generation. As a result, a model was obtained, with a tool applied to the context, for automatic adaptation of content based on learning styles. | - |
Formato: dc.format | application/pdf | - |
Idioma: dc.language | pt_BR | - |
Publicador: dc.publisher | Universidade Estadual Paulista (UNESP) | - |
Direitos: dc.rights | info:eu-repo/semantics/openAccess | - |
Palavras-chave: dc.subject | Ciência da computação | - |
Palavras-chave: dc.subject | Sistemas tutoriais inteligentes | - |
Palavras-chave: dc.subject | Processamento de linguagem natural | - |
Palavras-chave: dc.subject | Computer science | - |
Palavras-chave: dc.subject | Intelligent tutoring systems | - |
Palavras-chave: dc.subject | Natural language processing | - |
Título: dc.title | Adaptação automática de conteúdo aplicada em ambiente interativo com aprendizagem individualizada. | - |
Título: dc.title | Automatic content adaptation applied in an interactive environment with individualized learning. | - |
Tipo de arquivo: dc.type | livro digital | - |
Aparece nas coleções: | Repositório Institucional - Unesp |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma: