Atenção:
O eduCAPES é um repositório de objetos educacionais, não sendo responsável por materiais de terceiros submetidos na plataforma. O usuário assume ampla e total responsabilidade quanto à originalidade, à titularidade e ao conteúdo, citações de obras consultadas, referências e outros elementos que fazem parte do material que deseja submeter. Recomendamos que se reporte diretamente ao(s) autor(es), indicando qual parte do material foi considerada imprópria (cite página e parágrafo) e justificando sua denúncia.
Caso seja o autor original de algum material publicado indevidamente ou sem autorização, será necessário que se identifique informando nome completo, CPF e data de nascimento. Caso possua uma decisão judicial para retirada do material, solicitamos que informe o link de acesso ao documento, bem como quaisquer dados necessários ao acesso, no campo abaixo.
Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada. Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional. Porém, ao deixar de informar seu e-mail, um possível retorno será inviabilizado e/ou sua denúncia poderá ser desconsiderada no caso de necessitar de informações complementares.
Metadados | Descrição | Idioma |
---|---|---|
Autor(es): dc.contributor | Silva, Cristina Antoniali | - |
Autor(es): dc.contributor | Universidade Estadual Paulista (UNESP) | - |
Autor(es): dc.creator | Pes, Laura Valentina Borges | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2025-08-21T23:27:25Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2025-08-21T23:27:25Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2024-08-21 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2024-08-21 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2024-06-27 | - |
Fonte completa do material: dc.identifier | https://hdl.handle.net/11449/257122 | - |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/11449/257122 | - |
Descrição: dc.description | Neste estudo apresentamos o diagnóstico situacional encontrado em Balsas - MA, como uma fase fundamental e estruturante da implementação do Projeto Sorriso Feliz. Foi avaliado o índice de cárie em crianças de Escolas Municipais de Educação Infantil e a concentração de flúor na água de abastecimento. Para isto, foram selecionadas crianças de 3 anos a 5 anos e 11 meses de idade. A avaliação clínica foi feita por cirurgiões-dentistas, previamente calibrados, que seguiram o modelo de classificação de risco à cárie proposto pelas Diretrizes da Política Estadual para a Atenção em Saúde Bucal da Secretaria de Estado de São Paulo. Um total de 256 crianças foram avaliadas e destas, 60,16% apresentavam cárie. Entre os meninos, 58,6 % e entre as meninas, 62,1% tinham cárie. As idades de 48-71 meses foram as mais críticas para a experiência de cárie. As crianças foram classificadas considerando a pior situação clínica diagnosticada. A maioria delas, 27%, foram classificadas como F, ou seja, com lesão de cárie de face proximal, ângulos da borda incisal e terço cervical, sem comprometimento pulpar evidente, e como G, pior score, foram 14,8%, que apresentaram suspeita de comprometimento pulpar ou periapical: pulpite, fístula, polpa exposta, abcesso, foco residual e dor. A maioria das crianças com cárie tinham 5 a 9 dentes cariados. A água da Estação de Tratamento de Água e das EMEI tem concentrações de flúor entre 0,02 a 0,34 μgF/mL, ou seja, são hipofluoradas. Os resultados mostram a necessidade urgente da implementação de projetos educacionais e sociais sobre saúde bucal nas escolas, odontologia de mínima intervenção, e de políticas públicas voltadas à fluoretação da água municipal. | - |
Descrição: dc.description | In this study we present the situational diagnosis found in Balsas - MA, as a fundamental and structuring phase of the implementation of the Happy Smile Project. The caries rate in children at Municipal Early Childhood Education Schools and the concentration of fluoride in the water supply were evaluated. For this, children aged 3 years to 5 years and 11 months were selected. The clinical assessment was carried out by previously calibrated dental surgeons, who followed the caries risk classification model proposed by the State Policy Guidelines for Oral Health Care of the São Paulo State Secretariat. A total of 256 children were evaluated and of these, 60.16% had cavities. Among boys, 58.6% and among girls, 62.1% had cavities. Ages 48-71 months were most critical for caries experience. The children were classified considering the worst clinical situation diagnosed. The majority of them, 27%, were classified as F, that is, with caries lesions on the proximal face, angles of the incisal edge and cervical third, without evident pulp involvement, and as G, the worst score, were 14.8%, which presented suspected pulpal or periapical involvement: pulpitis, fistula, exposed pulp, abscess, residual focus and pain. Most children with cavities had 5 to 9 decayed teeth. The water from the Water Treatment Plant and EMEI has fluoride concentrations between 0.02 and 0.34 μgF/mL, that is, it is hypo fluoridated water. The results show the urgent need to implement educational and social projects on oral health in schools, minimal intervention dentistry, and public policies aimed at fluoridating municipal water. | - |
Formato: dc.format | application/pdf | - |
Formato: dc.format | application/pdf | - |
Idioma: dc.language | pt_BR | - |
Publicador: dc.publisher | Universidade Estadual Paulista (UNESP) | - |
Direitos: dc.rights | info:eu-repo/semantics/restrictedAccess | - |
Palavras-chave: dc.subject | Crianças | - |
Palavras-chave: dc.subject | Cáries dentárias | - |
Palavras-chave: dc.subject | Fluor | - |
Palavras-chave: dc.subject | Vulnerabilidade em saúde | - |
Palavras-chave: dc.subject | Dental caries | - |
Título: dc.title | Implementação do Projeto Sorriso Feliz no município de Balsas – Maranhão: avaliação do risco à cárie e fluoretação da água de abastecimento público | - |
Título: dc.title | Implementation of the Happy Smile Project in Balsas – Maranhão: assessment of the risk of tooth decay and fluoridation of public water supplies | - |
Tipo de arquivo: dc.type | livro digital | - |
Aparece nas coleções: | Repositório Institucional - Unesp |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma: