Atenção:
O eduCAPES é um repositório de objetos educacionais, não sendo responsável por materiais de terceiros submetidos na plataforma. O usuário assume ampla e total responsabilidade quanto à originalidade, à titularidade e ao conteúdo, citações de obras consultadas, referências e outros elementos que fazem parte do material que deseja submeter. Recomendamos que se reporte diretamente ao(s) autor(es), indicando qual parte do material foi considerada imprópria (cite página e parágrafo) e justificando sua denúncia.
Caso seja o autor original de algum material publicado indevidamente ou sem autorização, será necessário que se identifique informando nome completo, CPF e data de nascimento. Caso possua uma decisão judicial para retirada do material, solicitamos que informe o link de acesso ao documento, bem como quaisquer dados necessários ao acesso, no campo abaixo.
Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada. Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional. Porém, ao deixar de informar seu e-mail, um possível retorno será inviabilizado e/ou sua denúncia poderá ser desconsiderada no caso de necessitar de informações complementares.
Metadados | Descrição | Idioma |
---|---|---|
Autor(es): dc.contributor | Lopes Júnior, Jair | - |
Autor(es): dc.contributor | Universidade Estadual Paulista (UNESP) | - |
Autor(es): dc.creator | Lima, Maria Elena Nascimento de | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2025-08-21T22:59:23Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2025-08-21T22:59:23Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2024-08-21 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2024-08-21 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2020-12-22 | - |
Fonte completa do material: dc.identifier | https://hdl.handle.net/11449/257118 | - |
Fonte completa do material: dc.identifier | http://lattes.cnpq.br/8222176074790454 | - |
Fonte completa do material: dc.identifier | https://orcid.org/0000-0002-1181-5139 | - |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/11449/257118 | - |
Descrição: dc.description | A presente tese discute sobre a formação do formador e as aprendizagens profissionais no Estágio Supervisionado em licenciatura em Ciências Naturais, apresenta como questão principal, investigar como o professor formador, desenvolve e compreende a sua atuação na formação de futuros docentes no Estágio Supervisionado, no Curso de Licenciatura Plena em Ciências Naturais. Optamos neste estudo, pela pesquisa qualitativa com cunho interpretativo a partir de um Estudo de Caso. A captação dos dados ocorreu por meio de análise documental, gravação em vídeo, e observação das aulas ministradas pelo professor formador durante o Estágio. Utilizou-se como suporte para análise de dados os estudos de Bardin (2011) a partir da Análise do Conteúdo em busca de categorias que pudessem dar consistência a discussão proposta nesse estudo. Como aporte teórico de referência nesta tese, nos apropriamos dos estudos de Tardif (2000,2002), Schulman (1986;2004), Gaultier (1998), Pimenta (1999, 2001). Aponta também, a relevância do estágio supervisionado para a constituição do Ensino de Ciências, como conciliador da pesquisa acadêmica à prática de sala de aula. Apresenta o vídeo como recurso formativo inovador no Estágio, pois ele tem a condição singular de possibilitar uma análise minuciosa das aprendizagens profissionais e suas relações com as propostas formativas no curso de licenciatura e os planejamentos e práticas previstas. E principalmente propiciar ao professor formador identificar que procedimentos metodológicos podem ser induzidos a partir do vídeo para construção e reconstrução da prática docente enquanto orientador de Estágio. | - |
Descrição: dc.description | This thesis discusses the formation of the trainer and the professional apprenticeships in the Supervised Internship in degree in Natural Sciences, presents as main question, to investigate how the teacher educator, develops and understands his performance in the formation of future teachers in the Supervised Internship, in the Course Degree in Natural Sciences. In this study, we opted for qualitative research with an interpretive nature based on a Case Study. Data collection took place through document analysis, video recording, and observation of the classes taught by the teacher during the internship. Bardin's studies (2011) based on Content Analysis in search of categories that could give consistency to the discussion proposed in this study were used for data analysis. As a theoretical reference in this thesis, we have appropriated the studies of Tardif (2000,2002), Schulman (1986; 2004), Gaultier (1998), Pimenta (1999, 2001). The Supervised Internship aims to enable undergraduates to develop not only the understanding of theories, but also their applicability and reflection on the practice, new knowledge and professional learning in the exercise of teaching. The results show the internship as a space for construction and (re) construction of teaching knowledge and professional learning, as well as the importance of training the trainer to conduct the training process for future professionals. It also points out the relevance of the supervised internship for the constitution of Science Education, as a reconciler of academic research to classroom practice. It presents video as an innovative training resource in the Internship, as it has the unique condition of enabling a thorough analysis of professional learning and its relationship with the training proposals in the undergraduate course and the planned and planned practices. And mainly to provide the teacher teacher to identify which methodological procedures can be induced from the video for the construction and reconstruction of the teaching practice as an internship advisor. | - |
Formato: dc.format | application/pdf | - |
Idioma: dc.language | pt_BR | - |
Publicador: dc.publisher | Universidade Estadual Paulista (UNESP) | - |
Direitos: dc.rights | info:eu-repo/semantics/openAccess | - |
Palavras-chave: dc.subject | Estágio supervisionado | - |
Palavras-chave: dc.subject | Formação do formador | - |
Palavras-chave: dc.subject | Saberes docentes | - |
Palavras-chave: dc.subject | Ensino de Ciências | - |
Palavras-chave: dc.subject | Aprendizagens profissionais | - |
Palavras-chave: dc.subject | Supervised internship | - |
Palavras-chave: dc.subject | Formation of the trainer | - |
Palavras-chave: dc.subject | Teaching knowledge | - |
Palavras-chave: dc.subject | Science teaching | - |
Palavras-chave: dc.subject | Professional learning | - |
Título: dc.title | A formação do formador: aprendizagens profissionais no estágio supervisionado em licenciatura em Ciências Naturais | - |
Título: dc.title | The training of the trainer: professional learning in the supervised internship in a bachelor's degree in Natural Science | - |
Tipo de arquivo: dc.type | livro digital | - |
Aparece nas coleções: | Repositório Institucional - Unesp |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma: