Atenção:
O eduCAPES é um repositório de objetos educacionais, não sendo responsável por materiais de terceiros submetidos na plataforma. O usuário assume ampla e total responsabilidade quanto à originalidade, à titularidade e ao conteúdo, citações de obras consultadas, referências e outros elementos que fazem parte do material que deseja submeter. Recomendamos que se reporte diretamente ao(s) autor(es), indicando qual parte do material foi considerada imprópria (cite página e parágrafo) e justificando sua denúncia.
Caso seja o autor original de algum material publicado indevidamente ou sem autorização, será necessário que se identifique informando nome completo, CPF e data de nascimento. Caso possua uma decisão judicial para retirada do material, solicitamos que informe o link de acesso ao documento, bem como quaisquer dados necessários ao acesso, no campo abaixo.
Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada. Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional. Porém, ao deixar de informar seu e-mail, um possível retorno será inviabilizado e/ou sua denúncia poderá ser desconsiderada no caso de necessitar de informações complementares.
Metadados | Descrição | Idioma |
---|---|---|
Autor(es): dc.contributor | Stasi, Caslos Eduardo Di | - |
Autor(es): dc.contributor | Universidade Estadual Paulista | - |
Autor(es): dc.creator | Castro, Rafael Y | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2025-08-21T16:48:48Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2025-08-21T16:48:48Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2024-08-20 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2024-08-20 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2024-03-01 | - |
Fonte completa do material: dc.identifier | https://hdl.handle.net/11449/257101 | - |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/11449/257101 | - |
Descrição: dc.description | Relatório Pós-doc | - |
Descrição: dc.description | Rhythm as a multidimensional phenomenon is a broad concept about the musical and social possibilities based on percussive practice. Some more specific formations – such as the Samba School Drums, for example – provide this breadth based on the practice of their members and in the various attempts to solve problems in the context of the obligations intrinsic to the stages of development of a rhythm player. From this, we recognize the current possibilities of increasingly creating intimacy through research and musical practice in this context – that of samba and its social ramifications. Our proposal was to promote broad insertion in this environment, taking advantage of the possibility of creating a Battery at the Institute of Arts and providing specific idiomatic content from these trainings to the various Unesp Batteries, existing on 28 campuses spread across the State of São Paulo. We achieved greater integration between all these Batteries, visiting them weekly during the Postdoc period and providing various activities at the Institute of Arts, as well as in other partner institutions – such as GRCES Camisa Verde e Branco in São Paulo and GRCES Cardboard in the city of Bauru. We understand that from this Postdoc, the possibilities for extending and using popular knowledge in academia expand, bringing unique development to the communities involved. | - |
Descrição: dc.description | O ritmo como fenômeno multidimensional é um conceito amplo sobre as possibilidades musicais e sociais a partir da prática percussiva. Algumas formações mais especificas – caso das Baterias de Escola de Samba por exemplo –, fornecem essa amplitude a partir da prática de seus integrantes e nas diversas tentativas de resolução de problemas no contexto das obrigações intrínsecas às etapas de desenvolvimento de um ritmista. A partir disso, reconhecemos as possibilidades atuais de, cada vez mais, criar intimidade a partir da pesquisa e da prática musical nesse contexto – o do samba e de suas ramificações sociais. Nossa proposta foi promover uma ampla inserção nesse ambiente, aproveitando a possibilidade de criação de uma Bateria no Instituto de Artes e de fornecer conteúdos específicos idiomáticos destas formações para as diversas Baterias da Unesp, existentes em 28 campi espalhados pelo Estado de São Paulo. Conseguimos uma maior integração maior entre todas essas Baterias, visitando-as semanalmente durante o período do PósDoc e fornecendo atividades diversas no Instituo de Artes, assim como em outras instituições parceiras – caso do GRCES Camisa Verde e Branco em São Paulo e do GRCES Cartolão na cidade de Bauru. Entendemos que a partir deste Pós-Doc, as possibilidades de extensão e utilização dos saberes populares na academia se ampliam, trazendo desenvolvimento ímpar para as comunidades envolvidas. | - |
Formato: dc.format | application/pdf | - |
Idioma: dc.language | pt_BR | - |
Publicador: dc.publisher | Universidade Estadual Paulista | - |
Direitos: dc.rights | info:eu-repo/semantics/openAccess | - |
Palavras-chave: dc.subject | Métrica e ritmo musical | - |
Palavras-chave: dc.subject | Bateria (Música) | - |
Palavras-chave: dc.subject | Escolas de samba | - |
Título: dc.title | O ritmo como fenômeno multidimensional: perspectivas e metodologias identitárias transculturais em práticas percussivas | - |
Título: dc.title | El ritmo como fenómeno multidimensional: perspectivas y metodologías de identidad transcultural en prácticas de percusión | - |
Título: dc.title | The rhythm as a multidimensional phenomenon: cross-cultural identity perspectives and methodologies in percussive practices | - |
Tipo de arquivo: dc.type | planilha | - |
Aparece nas coleções: | Repositório Institucional - Unesp |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma: