Atenção:
O eduCAPES é um repositório de objetos educacionais, não sendo responsável por materiais de terceiros submetidos na plataforma. O usuário assume ampla e total responsabilidade quanto à originalidade, à titularidade e ao conteúdo, citações de obras consultadas, referências e outros elementos que fazem parte do material que deseja submeter. Recomendamos que se reporte diretamente ao(s) autor(es), indicando qual parte do material foi considerada imprópria (cite página e parágrafo) e justificando sua denúncia.
Caso seja o autor original de algum material publicado indevidamente ou sem autorização, será necessário que se identifique informando nome completo, CPF e data de nascimento. Caso possua uma decisão judicial para retirada do material, solicitamos que informe o link de acesso ao documento, bem como quaisquer dados necessários ao acesso, no campo abaixo.
Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada. Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional. Porém, ao deixar de informar seu e-mail, um possível retorno será inviabilizado e/ou sua denúncia poderá ser desconsiderada no caso de necessitar de informações complementares.
Metadados | Descrição | Idioma |
---|---|---|
Autor(es): dc.contributor | Nogueira, Gisela Gomes Pupo | - |
Autor(es): dc.creator | Rocha Jr., Atilio Goltardo da | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2025-08-21T19:02:11Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2025-08-21T19:02:11Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2024-08-19 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2024-08-19 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2024-03-05 | - |
Fonte completa do material: dc.identifier | https://hdl.handle.net/11449/257094 | - |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/11449/257094 | - |
Descrição: dc.description | O objetivo desta tese é analisar a confluência e a relação existentes entre a música de cena, particularmente mas não só a ópera, e a guitarra. Nossas principais referências foram, no período barroco, os trabalhos de EISENHARDT 2015 e PAGE 2017, e no século XX o trabalho de WEISS 2013. Desde os princípios da história da ópera temos guitarras inseridas em obras deste repertório de maneira curiosamente frequente, e uma vez que este instrumento não é comumente parte integrante da orquestra sinfônica, viemos através deste estudo buscar possíveis significações desta relação. O estudo foi feito separando as aparições do instrumento em três categorias que refletem as maneiras como o instrumento foi representado nas obras de cada um dos três períodos estudados: a guitarra cênica no período barroco, guitarra tipo nos períodos clássico e romântico e guitarra protagonista no século XX. Também escolhemos uma obra representativa de cada período\categoria para uma análise aprofundada, e em seguida apresentamos as demais obras em quadros para uma entabulação sistemática e análise dos dados depreendidos. | - |
Descrição: dc.description | The objective of this thesis is to analyze the confluence and the relationship existing between scene music, particularly but not only the opera, and the guitar. Our main references in the Baroque period are the works of EISENHARDT 2015 and PAGE 2017, and in the 20th century the work of WEISS 2013. Since the beginnings of the history of opera, guitars have been inserted into the repertoire in a curiously frequent way. Since this instrument is not commonly part of the symphonic orchestra, this study aims to seek for possible meanings for this relationship. The study has been made by sorting out the instrument’s appearances into three categories that reflect the ways in which the instrument was represented in the works of each of the three periods studied: the scenic guitar in the Baroque, type guitar in Classicism and Romaticism and protagonist guitar in the 20th century. We also chose a representative work of each period/category for thorough analysis, followed by other works presented in frames for systematic intabulation and analysis of the inferred data. | - |
Formato: dc.format | application/pdf | - |
Idioma: dc.language | pt_BR | - |
Publicador: dc.publisher | Universidade Estadual Paulista (UNESP) | - |
Direitos: dc.rights | info:eu-repo/semantics/openAccess | - |
Palavras-chave: dc.subject | Ópera | - |
Palavras-chave: dc.subject | Violão | - |
Palavras-chave: dc.subject | Música para guitarra | - |
Palavras-chave: dc.subject | Teatro musical | - |
Título: dc.title | Una chitarra all'opera: Inter-relações entre um instrumento e um gênero musical | - |
Título: dc.title | Una chitarra all'opera: Inter-relationships between an instrument and a musical gender | - |
Tipo de arquivo: dc.type | livro digital | - |
Aparece nas coleções: | Repositório Institucional - Unesp |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma: