Atenção:
O eduCAPES é um repositório de objetos educacionais, não sendo responsável por materiais de terceiros submetidos na plataforma. O usuário assume ampla e total responsabilidade quanto à originalidade, à titularidade e ao conteúdo, citações de obras consultadas, referências e outros elementos que fazem parte do material que deseja submeter. Recomendamos que se reporte diretamente ao(s) autor(es), indicando qual parte do material foi considerada imprópria (cite página e parágrafo) e justificando sua denúncia.
Caso seja o autor original de algum material publicado indevidamente ou sem autorização, será necessário que se identifique informando nome completo, CPF e data de nascimento. Caso possua uma decisão judicial para retirada do material, solicitamos que informe o link de acesso ao documento, bem como quaisquer dados necessários ao acesso, no campo abaixo.
Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada. Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional. Porém, ao deixar de informar seu e-mail, um possível retorno será inviabilizado e/ou sua denúncia poderá ser desconsiderada no caso de necessitar de informações complementares.
Metadados | Descrição | Idioma |
---|---|---|
Autor(es): dc.contributor | Kato, Danilo Seithi | - |
Autor(es): dc.contributor | Universidade do Estado de Minas Gerais | - |
Autor(es): dc.creator | Rédua, Laís de Souza | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2025-08-21T23:37:32Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2025-08-21T23:37:32Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2024-08-16 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2024-08-16 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2024-05-27 | - |
Fonte completa do material: dc.identifier | https://hdl.handle.net/11449/257082 | - |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/11449/257082 | - |
Descrição: dc.description | Esta tese se concentrou na Interculturalidade como movimento discursivo para a Educação Ambiental nas práticas discursivas das pesquisas nesse campo de conhecimento. Os objetivos concentram-se em analisar práticas discursivas que mobilizam a Interculturalidade e a Educação Ambiental em um relato de pesquisa do campo da Educação Ambiental; compreender possíveis significados sobre a relação entre Educação Ambiental e Interculturalidade; e construir seus possíveis sentidos em funcionamento em uma tese que enuncia esses dois marcadores como centralidade. É uma pesquisa de Estado da Arte dos relatos de pesquisa stricto sensu reunidos na Plataforma Fracalanza. A sistematização contou com 26 dissertações e 2 teses, de recorte temporal entre 2003 e 2020. Na construção dos critérios da fase analítica, uma tese foi selecionada como corpus de pesquisa e submetida à análise discursiva, orientada principalmente pela perspectiva bakhtiniana. Os resultados apresentam 2 momentos de análises dos excertos da tese: significados e sentidos atribuídos à Educação Ambiental e à Interculturalidade; e características do funcionamento discursivo da estética, do conteúdo discursivo e do estilo de escrita da produção. A desaceleração das menções à Educação Ambiental e à Interculturalidade e os movimentos de hiperconceituação como possíveis táticas de valoração e pertencimento aos discursos do campo de conhecimento se destacaram. Interpelar para outros significados e sentidos que não estejam apenas subordinados a reforçar aqueles previamente aceitos é estratégia discursiva possível que a Interculturalidade apresenta para a Educação Ambiental. Esse encaminhamento reflete sobre a construção de aparatos interculturais como movimento discursivo mais presente no modo de fazer pesquisa do que nas escolhas conceituais e nos modos de orientar propriamente a escrita, que podem mobilizar da experiência vivida da pesquisa à escrita de um gênero de pesquisa. | - |
Descrição: dc.description | This thesis focused on Interculturality as a discursive movement for Environmental Education (EE) in the discursive practices of EE research. The objectives focus on analyzing discursive practices that mobilize Interculturality and Environmental Education in a research report in the field of EA; construct possible meanings about the relationship between EA and Interculturality and its possible meanings in operation in a thesis that states these two markers as centrality. It is a State of the Art survey of strictu sensu research reports gathered on the Fracalanza Platform. The systematization included 26 dissertations and 2 theses, from 2003 to 2020. In the construction of the criteria for the analytical phase, one thesis was selected as a research corpus and subjected to Bakhtinian discursive analysis. The results present two moments of analysis of the thesis excerpts: meanings and meanings attributed to Environmental Education and Interculturality; characteristics of the discursive functioning between aesthetics and discursive content, as well as the writing style of the production. The slowdown in mentions of EA and Interculturality and the hyperconceptualization movements as possible tactics of valuing and belonging to the discourses of the field of knowledge stood out. Interpellating other meanings and meanings that are not just subordinated to reinforcing those previously accepted are possible discursive strategies that Interculturality presents for EA. This direction reflects on the construction of intercultural apparatuses as a discursive movement more present in the way of doing research, than in the conceptual choices and ways of guiding writing itself, which can mobilize the lived experience of research to the writing of a research genre. | - |
Descrição: dc.description | Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Minas Gerais (FAPEMIG) | - |
Descrição: dc.description | FAPEMIG: BPG-00137-22. | - |
Formato: dc.format | application/pdf | - |
Idioma: dc.language | pt_BR | - |
Publicador: dc.publisher | Universidade Estadual Paulista (UNESP) | - |
Direitos: dc.rights | info:eu-repo/semantics/openAccess | - |
Palavras-chave: dc.subject | Metapesquisa | - |
Palavras-chave: dc.subject | Discurso | - |
Palavras-chave: dc.subject | Escrita | - |
Palavras-chave: dc.subject | Interculturalidade crítica | - |
Palavras-chave: dc.subject | Metaresearch | - |
Palavras-chave: dc.subject | Speech | - |
Palavras-chave: dc.subject | Writing | - |
Palavras-chave: dc.subject | Critical interculturality | - |
Título: dc.title | Práticas discursivas na pesquisa em educação ambiental e interculturalidade | - |
Título: dc.title | Discursive practices in research in environmental education and interculturality | - |
Tipo de arquivo: dc.type | livro digital | - |
Aparece nas coleções: | Repositório Institucional - Unesp |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma: