
Atenção:
O eduCAPES é um repositório de objetos educacionais, não sendo responsável por materiais de terceiros submetidos na plataforma. O usuário assume ampla e total responsabilidade quanto à originalidade, à titularidade e ao conteúdo, citações de obras consultadas, referências e outros elementos que fazem parte do material que deseja submeter. Recomendamos que se reporte diretamente ao(s) autor(es), indicando qual parte do material foi considerada imprópria (cite página e parágrafo) e justificando sua denúncia.
Caso seja o autor original de algum material publicado indevidamente ou sem autorização, será necessário que se identifique informando nome completo, CPF e data de nascimento. Caso possua uma decisão judicial para retirada do material, solicitamos que informe o link de acesso ao documento, bem como quaisquer dados necessários ao acesso, no campo abaixo.
Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada. Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional. Porém, ao deixar de informar seu e-mail, um possível retorno será inviabilizado e/ou sua denúncia poderá ser desconsiderada no caso de necessitar de informações complementares.
| Metadados | Descrição | Idioma |
|---|---|---|
| Autor(es): dc.contributor | Tragtenberg, Lucila Romano | - |
| Autor(es): dc.creator | Oliveira, Daniele Cristina | - |
| Data de aceite: dc.date.accessioned | 2025-08-21T22:27:48Z | - |
| Data de disponibilização: dc.date.available | 2025-08-21T22:27:48Z | - |
| Data de envio: dc.date.issued | 2024-08-15 | - |
| Data de envio: dc.date.issued | 2024-08-15 | - |
| Data de envio: dc.date.issued | 2024-06-21 | - |
| Fonte completa do material: dc.identifier | https://hdl.handle.net/11449/257051 | - |
| Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/11449/257051 | - |
| Descrição: dc.description | Este trabalho tem como perguntas principais: Quais são os percursos poéticos da voz falada à voz cantada na formação de uma Atriz-Poeta-Cantora? E qual é a voz que eu narro a partir da minha formação como Atriz-Poeta-Cantora? Tenho, como principal objetivo, mapear caminhos possíveis para uma poética da voz partam da voz falada para a voz cantada. Dentro da minha pesquisa, encontrei três eixos que estão presentes em meu trabalho artístico, são eles: Identificação e Memória, Experiência e Ritual. Para Experiência, busquei Larrosa, que traz conceitos sobre esta palavra que me atravessa, pois como ele diz: “A experiência é o que nos passa, o que nos acontece, o que nos toca e não o que se passa, o que acontece, o que se toca”. Para o eixo Identificação e Memória, Maurice Halbwachs traz estudos que falam sobre memória coletiva e memória individual. Para Ritual, busquei Márcia Kambeba, que fala sobre o saber ancestral que está em nós, e Luiz Rufino. Ele traz, por meio da pedagogia das encruzilhadas, o processo de descolonização como prática social de uma luta para a invenção de novos indivíduos e de reencantamento dos povos. Ainda no eixo Ritual, trago referências a partir de minhas experiências, busquei minhas fontes rituais na prática artística, nos grupos pelos quais atuei, dos Povos de Terreiro com suas práticas religiosas, tradições orais em que também estou inserida, onde meu cuido espiritualmente. Para a área da voz, busquei quem contemplasse não somente técnicas vocais, mas principalmente poéticas vocais, como: Paul Zumthor, Sara Lopes, Meran Vargens, Dal Farra, Renata Gelamo, Lucila Tragtenberg, Murray Schafer. A metodologia utilizada, e pela qual caminho, é a Cartografia, trazendo como livro de cabeceira os volumes de Pistas do método da cartografia. Dentro de minha pesquisa, tenho como mapa principal os relatos dos anos de trabalho dentro do Teat(r)o Oficina, com memórias que me atravessaram, e se ramificam em reflexões dos trabalhos Pequeno funeral cantante, com o Grupo Poesia Cantada, e Poema, voz e canção – um estudo sobre poéticas vocais no experimento da canção “Saudade”, realizado na Pós-Graduação em Canção Popular pela Faculdade Santa Marcelina. A partir dessa investigação e reflexão, encontrei em minha cartografia, dispositivos: Cartas-Poema (criadas por mim), entrevistas por meio de cartas, diários e relatos. Assim nasceu o Grupo de Estudos Mapa-Labirinto, para trazer reflexões e análises dos encontros que me fizeram mergulhar nas poéticas da voz e sistematizar três caminhos possíveis de criação. Ele surgiu com a necessidade de trabalhar, dentro da fase denominada Laboratório de Experimentação, os percursos que foram sistematizados no processo. A princípio, era um grupo de aproximadamente nove pessoas, mas que concatenou num grupo de cinco mulheres. Eis aqui uma pérola de Rio. Vem comigo. Palavras-chave: Atriz-Poeta-Cantora; poéticas vocais; cartografias; Mapa-Labir(in)tô; Teatro Oficina; Poema-Canção. | - |
| Descrição: dc.description | The present research poses the questions: what are the poetic paths from speaking to singing voice in the education of an Actress-Poet-Singer? What is my voice about considering my background as an Actress-Poet-Singer? My main objective is to map the possible paths that go from speaking to singing voice. This research establishes three axis that are also present in my artistic work: Identification and Memory, Experience and Ritual. Regarding the concept of experience, I looked into Larrosa, who brings some sharp notions on experience, as he attests: “Experience is what passes us by, happens to us, what touches us and not what passes, what happens, what touches”. Regarding the concept of Ritual, I have brought Márcia Kambeba and Luiz Rufino. Maurice Halbwachs studies collective and individual memory. Luiz Rufino presents, through a crossroads (encruzilhada) pedagogy, the process of decolonization. It is a social practice demanding the intervention of new individuals and the enchantment of the people. For this axis, I have dived into the ritual sources present in my artistic practice, considering the theater groups I have joined, People of Terreiro, with their traditional religious practices in which I am also involved and it is how I take care of myself spiritually. Considering the voice study field, I have recovered not only those authors who present vocal techniques, but mainly vocal poetics, such as: Paul Zumthor, Sara Lopes, Meran Vargens, Dal Farra, Renata Gelamo, Lucila Tragtenberg, Murray Schafer. The methodology is Cartography, looking closely at the volumes of Pistas do método da cartografia. In my research, the main road map are the descriptions of the years working with Teat(r)o Oficina, memories that get me and spread into an analysis of the works Pequeno funeral cantante, with the Grupo Poesia Cantada, and Poema, voz e canção – um estudo sobre poéticas vocais no experimento da canção “Saudade”, developed in the Post-Graduate Program in Popular Music at the Santa Marcelina Faculty. During this investigation and rationalization process, I have developed some strategies: letter-poems (created by me), letter interviews, diaries and narratives. That is how the Map-Labyrinth study group was born, in order to analyze the encounters that made me follow voice poetics and organize three paths for creation. The group emerges from the necessity of organizing the process in the stage of the Experimentation Laboratory. In the beginning it was a group of approximately nine people, afterwards reduced to five women. Here goes a river pearl. Come along. Keywords: Actress-Poet-Singer; vocal poetics; vocal cartographies; Map-Labyrinth; Teatro Oficina; Poem-Letter. | - |
| Descrição: dc.description | Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES) | - |
| Formato: dc.format | application/pdf | - |
| Idioma: dc.language | pt_BR | - |
| Publicador: dc.publisher | Universidade Estadual Paulista (UNESP) | - |
| Direitos: dc.rights | info:eu-repo/semantics/openAccess | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Performance (Arte) | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Voz - Educação | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Voz (cantada) | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Voz (falada) | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Atores | - |
| Título: dc.title | Mapa-Labir(in)tô: um estudo sobre poéticas da voz para a formação da atriz-poeta-cantora | - |
| Título: dc.title | Map-Labyrinth: a study on voice poetics for the Actress-Poet-Singer practice | - |
| Tipo de arquivo: dc.type | livro digital | - |
| Aparece nas coleções: | Repositório Institucional - Unesp | |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma: