Atenção:
O eduCAPES é um repositório de objetos educacionais, não sendo responsável por materiais de terceiros submetidos na plataforma. O usuário assume ampla e total responsabilidade quanto à originalidade, à titularidade e ao conteúdo, citações de obras consultadas, referências e outros elementos que fazem parte do material que deseja submeter. Recomendamos que se reporte diretamente ao(s) autor(es), indicando qual parte do material foi considerada imprópria (cite página e parágrafo) e justificando sua denúncia.
Caso seja o autor original de algum material publicado indevidamente ou sem autorização, será necessário que se identifique informando nome completo, CPF e data de nascimento. Caso possua uma decisão judicial para retirada do material, solicitamos que informe o link de acesso ao documento, bem como quaisquer dados necessários ao acesso, no campo abaixo.
Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada. Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional. Porém, ao deixar de informar seu e-mail, um possível retorno será inviabilizado e/ou sua denúncia poderá ser desconsiderada no caso de necessitar de informações complementares.
Metadados | Descrição | Idioma |
---|---|---|
Autor(es): dc.contributor | Renó, Denis Porto | - |
Autor(es): dc.contributor | Faculdade de Arquitetura, Artes Comunicação e Design | - |
Autor(es): dc.creator | Guedes, Denise Guimarães | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2025-08-21T21:08:54Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2025-08-21T21:08:54Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2024-08-14 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2024-08-14 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2024-06-20 | - |
Fonte completa do material: dc.identifier | https://hdl.handle.net/11449/257035 | - |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/11449/257035 | - |
Descrição: dc.description | Esta tese de doutorado se propõe a refletir sobre o humanismo presente na obra da fotógrafa brasileira Elza Lima, a partir de elementos que dialogam com a fotografia humanista produzida na França, nas décadas de 1930 a 1950. Popularizada principalmente através das revistas ilustradas, a fotografia humanista marca uma fase do fotojornalismo em que o ser humano passou a dominar o centro de interesse das temáticas. A vertente francesa, por sua vez, alçou um novo patamar na fotografia jornalística, cujo estilo passou a ser desenvolvido muito mais como resultado de um processo, próprio da fotografia documental, e não apenas como o registro de um fato jornalístico. Nesse sentido, esta investigação compreende que alguns dos elementos da fotografia humanista francesa estão presentes nas obras de Elza Lima de maneira peculiar, favorecendo uma conexão entre ambas. Esta tese pretende, como objetivo geral, elaborar uma percepção original das fotografias de Elza Lima a partir da fotografia humanista francesa e, como objetivos específicos, encontrar os pontos de convergência entre as obras de Elza Lima e a fotografia humanista francesa; contribuir com os estudos sobre a fotografia documental brasileira de viés humanista, no âmbito da área da Comunicação, e contribuir com as pesquisas acadêmicas sobre mulheres fotojornalistas brasileiras. Para alcançar os objetivos propostos, foi desenvolvido um diagrama, concebido a partir dos conceitos apresentados nos mapas cognitivos de Martín-Barbero e utilizado como metodologia de análise de imagens. A ferramenta considera múltiplos aspectos relacionados ao fazer fotográfico a fim de valorizar, na prática da leitura visual, não apenas características técnicas mas, principalmente, o processo fotográfico e a reflexão sobre aspectos subjetivos que ajudam a compor a imagem fotográfica. A associação entre as imagens francesas e de Elza Lima é também inspirada nas leituras dinâmicas propostas por Geoff Dyer, para quem uma tradição sempre se perpetua nas imagens e se manifesta de maneira recorrente. A tese conclui que há elementos da fotografia humanista francesa presentes no trabalho de Elza Lima e que ajudam a constituir a identidade de suas fotografias, originando uma das faces da fotografia humanista brasileira. | - |
Descrição: dc.description | This doctoral thesis proposes to reflect on the humanism present in the work of the Brazilian photographer Elza Lima, based on elements that dialogue with the humanist photography produced in France, in the decades from 1930 to 1950. Popularized mainly through illustrated magazines, photography humanist marks a phase of photojournalism in which the human being began to dominate the center of interest of the themes. The French aspect, in turn, reached a new level in journalistic photography, whose style started to be developed much more as a result of a process, typical of documentary photography, and not just as the recording of a journalistic fact. In this sense, this investigation understands that some of the elements of French humanist photography are present in Elza Lima's works in a peculiar way, favoring a connection between the two. This thesis aims, as a general objective, to develop an original perception of Elza Lima's photographs from French humanist photography and, as specific objectives, to find points of convergence between Elza Lima's works and French humanist photography; contribute to studies on Brazilian documentary photography with a humanist slant, within the field of Communication, and contribute to research on Brazilian women photojournalists. To achieve the proposed objectives, a diagram was developed, designed based on the concepts presented in Martín-Barbero's cognitive maps and used as an image analysis methodology. The diagram considers multiple aspects related to photographic making, in order to value, in the practice of visual reading, not only technical characteristics but, mainly, the photographic process and the reflection on subjective aspects that help to compose the photographic image. The association between French images and Elza Lima’s work is also inspired by the dynamic readings proposed by Geoff Dyer, for whom a tradition is always perpetuated in images and manifests itself recurrently. The thesis concludes that there are elements of French humanist photography present in Elza Lima's work that help to constitute the identity of her photographs, originating one of the faces of Brazilian humanist photography. | - |
Descrição: dc.description | Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES) | - |
Descrição: dc.description | Capes: 001 | - |
Formato: dc.format | application/pdf | - |
Idioma: dc.language | pt_BR | - |
Publicador: dc.publisher | Universidade Estadual Paulista (UNESP) | - |
Direitos: dc.rights | info:eu-repo/semantics/openAccess | - |
Palavras-chave: dc.subject | Fotojornalismo | - |
Palavras-chave: dc.subject | Fotografia | - |
Palavras-chave: dc.subject | Sociologia | - |
Palavras-chave: dc.subject | Comunicação | - |
Palavras-chave: dc.subject | Imagens | - |
Palavras-chave: dc.subject | Fotografia humanista | - |
Palavras-chave: dc.subject | Fotografia documentária | - |
Palavras-chave: dc.subject | Elza Lima | - |
Palavras-chave: dc.subject | Fotoperiodismo | - |
Palavras-chave: dc.subject | Photojournalism | - |
Palavras-chave: dc.subject | Humanist photography | - |
Palavras-chave: dc.subject | Documentary photography | - |
Palavras-chave: dc.subject | Communication | - |
Título: dc.title | O estilo humanista na obra da fotógrafa Elza Lima: uma percepção com base na fotografia humanista francesa | - |
Título: dc.title | The humanist style in the work of photographer Elza Lima: a perception based on French humanist photography | - |
Tipo de arquivo: dc.type | livro digital | - |
Aparece nas coleções: | Repositório Institucional - Unesp |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma: