
Atenção:
O eduCAPES é um repositório de objetos educacionais, não sendo responsável por materiais de terceiros submetidos na plataforma. O usuário assume ampla e total responsabilidade quanto à originalidade, à titularidade e ao conteúdo, citações de obras consultadas, referências e outros elementos que fazem parte do material que deseja submeter. Recomendamos que se reporte diretamente ao(s) autor(es), indicando qual parte do material foi considerada imprópria (cite página e parágrafo) e justificando sua denúncia.
Caso seja o autor original de algum material publicado indevidamente ou sem autorização, será necessário que se identifique informando nome completo, CPF e data de nascimento. Caso possua uma decisão judicial para retirada do material, solicitamos que informe o link de acesso ao documento, bem como quaisquer dados necessários ao acesso, no campo abaixo.
Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada. Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional. Porém, ao deixar de informar seu e-mail, um possível retorno será inviabilizado e/ou sua denúncia poderá ser desconsiderada no caso de necessitar de informações complementares.
| Metadados | Descrição | Idioma |
|---|---|---|
| Autor(es): dc.contributor | Azevedo, Fábio Mícolis de | - |
| Autor(es): dc.creator | Priore, Liliam Barbuglio Del | - |
| Data de aceite: dc.date.accessioned | 2025-08-21T21:40:29Z | - |
| Data de disponibilização: dc.date.available | 2025-08-21T21:40:29Z | - |
| Data de envio: dc.date.issued | 2024-08-13 | - |
| Data de envio: dc.date.issued | 2024-08-13 | - |
| Data de envio: dc.date.issued | 2024-06-21 | - |
| Fonte completa do material: dc.identifier | https://hdl.handle.net/11449/257024 | - |
| Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/11449/257024 | - |
| Descrição: dc.description | Contextualização: A dor femoropatelar (DFP) é um dos principais motivos de consultas em clínicas de ortopedia e fisioterapia e acomete principalmente adolescentes e indivíduos jovens, fisicamente ativos. A literatura aborda basicamente as alterações biomecânicas presentes em pessoas com DFP a fim de explicar sua etiologia, no entanto, existe uma lacuna importante acerca dos fatores psicológicos e comportamentais que parecem influenciar essa desordem. Logo, modelos de avaliação e tratamento que incluam fatores psicológicos devem ser levados em consideração a fim de melhorar o prognóstico dessa desordem a longo prazo. Objetivo: Portanto o objetivo do presente estudo é investigar os efeitos imediatos (8 semanas) da adição de um programa de mindfulness a uma intervenção on-line de 8 semanas composta por terapia de exercícios e educação do paciente (Grupo Mindfulness) sobre recuperação, dor e função autorrelatadas e fatores psicológicos, comparado a exercícios e educação (Grupo Controle), todos entregues por meio de reabilitação on-line em pessoas com DFP. Métodos: Tipo de estudo: Ensaio clínico randomizado, cego, paralelo de dois braços. Participantes e instrumentos: Foram recrutadas 63 pessoas com DFP e randomizadas para um dos grupos de tratamento (grupo Mindfulness ou Controle). Ambos os grupos receberam uma intervenção de 8 semanas envolvendo terapia de exercícios e educação ministrada por meio de uma plataforma on-line. O grupo Mindfulness recebeu adicionalmente um componente baseado em Mindfulness incluindo práticas formais e informais. Os resultados desfechos melhora global, dor autorreportada, função autorreportada, cinesiofobia, catastrofismo, ansiedade, depressão e nível de atividade física foram avaliados online no início do estudo e ao final da intervenção (8 semanas). As comparações entre os grupos foram realizadas utilizando Equações de Estimativa Generalizadas (GEE). Para as comparações múltiplas aos pares foi utilizado o teste post hoc ajustado por Bonferroni, quando apropriado. Os tamanhos dos efeitos d de Cohen. Testes de qui-quadrado foram realizados para comparar os dados categóricos. Para todos os testes foi adotado um nível de significância de p<0,05. Resultados: Houve efeito significativo do tempo e da interação grupo*tempo sobre a dor autorreportada. Não houve efeito significativo da interação grupo*tempo para a função autorreportada, ansiedade, depressão, cinesiofobia, catastrofização da dor, autoeficácia da dor e nível de atividade física. | - |
| Descrição: dc.description | Contextualization: Patellofemoral pain (PFP) is one of the main reasons for consultations in orthopedic and physiotherapy clinics, primarily affecting adolescents and young, physically active individuals. The literature mainly addresses the biomechanical changes present in people with PFP to explain its etiology; however, there is a significant gap regarding the psychological and behavioral factors that seem to influence this disorder. Therefore, evaluation and treatment models that include psychological factors should be considered to improve the long-term prognosis of this disorder. Objective: The aim of the present study is to investigate the immediate effects (8 weeks) of adding a mindfulness program to an 8-week online intervention consisting of exercise therapy and patient education (Mindfulness Group) on self-reported recovery, pain and function, and psychological factors, compared to exercises and education (Control Group), all delivered through online rehabilitation in people with PFP. Methods: Study Type: assessor-blinded, parallel, two-arm randomized clinical trial. Participants and Instruments: Sixty-three people with PFP were recruited and randomized into one of the treatment groups (Mindfulness or Control). Both groups received an 8-week intervention involving exercise therapy and education delivered via an online platform. The Mindfulness group additionally received a mindfulness-based component including formal and informal practices. The outcome measures global improvement, self-reported pain, self-reported function, kinesiophobia, pain catastrophizing, anxiety, depression, and physical activity level were assessed online at the beginning of the study and at the end of the intervention (8 weeks). Comparisons between groups were made using Generalized Estimating Equations (GEE). For multiple pairwise comparisons, the Bonferroni-adjusted post hoc test was used when appropriate. Effect sizes were calculated using Cohen's d. Chi-square tests were performed to compare categorical data. A significance level of p<0.05 was adopted for all tests. Results: There was a significant effect of time and the group*time interaction on self-reported pain. There was no significant effect of the group*time interaction on self-reported function, anxiety, depression, kinesiophobia, pain catastrophizing, pain self-efficacy, and physical activity level. | - |
| Descrição: dc.description | Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo (FAPESP) | - |
| Descrição: dc.description | Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES) | - |
| Descrição: dc.description | FAPESP: 2020/12475-7 | - |
| Descrição: dc.description | CAPES: 001 | - |
| Formato: dc.format | application/pdf | - |
| Formato: dc.format | application/pdf | - |
| Idioma: dc.language | pt_BR | - |
| Publicador: dc.publisher | Universidade Estadual Paulista (UNESP) | - |
| Direitos: dc.rights | info:eu-repo/semantics/restrictedAccess | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Dor femoropatelar | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Fatores psicológicos | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Mindfulness | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Educação | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Patellofemoral pain | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Psychological factors | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Education | - |
| Título: dc.title | Eficácia de um programa de reabilitação on-line baseado em mindfulness, exercício e educação do paciente comparado a exercício e educação do paciente on-line para pessoas com dor femoropatelar: ensaio clínico randomizado | - |
| Título: dc.title | Effects of an online program including mindfulness, exercise therapy and patient education compared to online exercise therapy and patient education for people with patellofemoral pain: randomized clinical trial | - |
| Tipo de arquivo: dc.type | livro digital | - |
| Aparece nas coleções: | Repositório Institucional - Unesp | |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma: