
Atenção:
O eduCAPES é um repositório de objetos educacionais, não sendo responsável por materiais de terceiros submetidos na plataforma. O usuário assume ampla e total responsabilidade quanto à originalidade, à titularidade e ao conteúdo, citações de obras consultadas, referências e outros elementos que fazem parte do material que deseja submeter. Recomendamos que se reporte diretamente ao(s) autor(es), indicando qual parte do material foi considerada imprópria (cite página e parágrafo) e justificando sua denúncia.
Caso seja o autor original de algum material publicado indevidamente ou sem autorização, será necessário que se identifique informando nome completo, CPF e data de nascimento. Caso possua uma decisão judicial para retirada do material, solicitamos que informe o link de acesso ao documento, bem como quaisquer dados necessários ao acesso, no campo abaixo.
Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada. Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional. Porém, ao deixar de informar seu e-mail, um possível retorno será inviabilizado e/ou sua denúncia poderá ser desconsiderada no caso de necessitar de informações complementares.
| Metadados | Descrição | Idioma |
|---|---|---|
| Autor(es): dc.contributor | Romagnolo, Sérgio Mauro | - |
| Autor(es): dc.creator | Ferreira, Pauli Carvalho | - |
| Data de aceite: dc.date.accessioned | 2025-08-21T20:46:38Z | - |
| Data de disponibilização: dc.date.available | 2025-08-21T20:46:38Z | - |
| Data de envio: dc.date.issued | 2024-08-09 | - |
| Data de envio: dc.date.issued | 2024-08-09 | - |
| Data de envio: dc.date.issued | 2023-11-23 | - |
| Fonte completa do material: dc.identifier | https://hdl.handle.net/11449/256979 | - |
| Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/11449/256979 | - |
| Descrição: dc.description | O presente trabalho parte da transição entre o moderno e o contemporâneo, marcada pela virada textual e o apagamento das fronteiras interdisciplinares e interdiscursivas – além da ampliação do campo da prática – e elabora as relações da arte contemporânea com o mundo sistemático de mercadorias e signos do capitalismo avançado, tais como as novas práticas críticas e seus obstáculos. O texto pretende, sobretudo, enunciar a postura abjeta da arte das últimas décadas, em um momento de crítica reificada e da construção do contemporâneo como pós-histórico: as abordagens da ferida, do trauma e do cadáver amplamente relacionadas à investigação das diferenças sexuais, étnicas e sociais. Há uma grande força na produção de artistas que desafiam a ordem simbólica através da perversão e exploram o trauma do sujeito contemporâneo mobilizado contra a fantasia capturada pelo consumismo: por fim, o mote é a preocupação contemporânea com o trauma em tempos de bem estar social destruído e a produção que expõe a crise da ordem (simbólica), registra seus pontos de colapso e as possibilidades abertas por esses. | - |
| Descrição: dc.description | The present work departs from the transition between the modern and the contemporary, marked by the turn to language and the erasure of interdisciplinary and interdiscursive borders – in addition to the expanding field of artistic practice – and elaborates the relations between contemporary art and the systematic world of commodities and signs on the late capitalism, new critical practices and their obstacles. The text aims, above all, to enunciate the abject stance of art in recent decades, in a moment of reified criticism and the construction of the contemporary as post-historical: the approaches to the wound, the trauma and the corpse largely related to the investigation of sexual, ethnic and social differences. There is great strength in the production of artists who challenge the symbolic order through perversion and explore the trauma of the contemporary subject mobilized against the fantasy captured by consumerism: finally, the navel is the contemporary concern with trauma in times of destroyed social well-being and the production that exposes the crisis of the (symbolic) order, captures its points of collapse and the possibilities opened by them. | - |
| Formato: dc.format | application/pdf | - |
| Idioma: dc.language | pt_BR | - |
| Publicador: dc.publisher | Universidade Estadual Paulista (UNESP) | - |
| Direitos: dc.rights | info:eu-repo/semantics/openAccess | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Arte moderna - Séc. XXI | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Estética | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Pós-estruturalismo | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Foster, Hal | - |
| Título: dc.title | O trauma pós-moderno e as investigações da ferida em Hal Foster | - |
| Título: dc.title | Post-modern trauma and the wound investigations in Hal Foster | - |
| Tipo de arquivo: dc.type | livro digital | - |
| Aparece nas coleções: | Repositório Institucional - Unesp | |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma: