Explorando o mundo microscópico: uma jornada dentro das células

Registro completo de metadados
MetadadosDescriçãoIdioma
Autor(es): dc.contributorInstituto de Química-
Autor(es): dc.creatorSilva, Maria Auxiliadora Cavalcanti-
Autor(es): dc.creatorBego, Amadeu Moura-
Autor(es): dc.creatorFerrari, Tarso Bortolucci-
Autor(es): dc.creatorAlves, Milena-
Autor(es): dc.creatorNatale, Melany Isabel Garcia-
Data de aceite: dc.date.accessioned2025-08-21T17:10:50Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2025-08-21T17:10:50Z-
Data de envio: dc.date.issued2024-08-07-
Data de envio: dc.date.issued2024-08-07-
Data de envio: dc.date.issued2024-08-07-
Fonte completa do material: dc.identifierhttps://hdl.handle.net/11449/256946-
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/11449/256946-
Descrição: dc.descriptionEsta UDM foi planejada pensando nos alunos da rede do Estado de São Paulo, em específico, uma escola do Programa Ensino Integral de 7 horas na cidade de Jaú. Nesse sentido, alguns aspectos importantes foram considerados na elaboração da UDM, por serem ponderados como condicionantes que influenciam diretamente no ensino, tais como: as orientações curriculares que devem ser seguidas pelas escolas da rede, o material digital sugerido pela secretaria de educação do estado de São Paulo, o número de alunos em sala de aula, os estudantes provenientes de áreas periféricas e com uma baixa renda per capita em suas residências; e certa escassez de recursos e materiais didáticos. A UDM apresentada tem como objetivo de aprendizagem principal que os alunos sejam capazes de "analisar a influência do horário de verão no relógio biológico, atribuindo os desajustes sentido no corpo humano às mudanças observadas no funcionaento normal das células". Para possibilitar a consecução deste objetivo geral, a UDM foi divida em três SDs, as quais possuem objetivos específicos e são dividas em aulas, com diferentes estratégias didáticas visando contemplar a pluralidade da sala de aula. Como estratégia avaliativa, durante toda a UDM, definimos a avaliação do tipo formativa, em que é considerado a evolução e o desenvolvimento de cada estudante durante todo o processo de ensino e aprendizagem. Dessa forma, todas as atividades e participações são levadas em consideração, além de o aluno ter feedbacks do professor.-
Formato: dc.formatapplication/pdf-
Idioma: dc.languagept_BR-
Publicador: dc.publisherUniversidade Estadual Paulista (UNESP)-
Direitos: dc.rightsinfo:eu-repo/semantics/openAccess-
Palavras-chave: dc.subjectPlanejamento docente-
Palavras-chave: dc.subjectCélulas-
Palavras-chave: dc.subjectCiclo circadiano-
Palavras-chave: dc.subjectTrês momentos pedagógicos-
Palavras-chave: dc.subjectEnsino Médio-
Título: dc.titleExplorando o mundo microscópico: uma jornada dentro das células-
Tipo de arquivo: dc.typetexto-
Aparece nas coleções:Repositório Institucional - Unesp

Não existem arquivos associados a este item.