O negacionismo científico brasileiro durante a pandemia sob a perspectiva da pedagogia histórico crítica

Registro completo de metadados
MetadadosDescriçãoIdioma
Autor(es): dc.contributorAragão, José Euzébio De Oliveira Souza-
Autor(es): dc.creatorPaulo, César Duleba-
Data de aceite: dc.date.accessioned2025-08-21T15:12:57Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2025-08-21T15:12:57Z-
Data de envio: dc.date.issued2024-08-06-
Data de envio: dc.date.issued2024-08-06-
Data de envio: dc.date.issued2024-05-19-
Fonte completa do material: dc.identifierhttps://hdl.handle.net/11449/256932-
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/11449/256932-
Descrição: dc.descriptionEste trabalho consiste numa pesquisa bibliográfica que busca traçar os percursos históricos no âmbito educacional e científico, para contextualizar o negacionismo científico brasileiro evidenciado na pandemia. Este esforço é baseado na necessidade de uma compreensão material e ideológica - portanto, histórica - dos processos e consequências das práticas científicas e educacionais, que moldaram a forma como a ciência e a educação são constituídas atualmente no país. Para isto, utilizou-se a ‘Pedagogia Histórico-Crítica’ como base para analisar o desenvolvimento histórico da ciência e da educação no Brasil, de forma a traçar um panorama histórico que evidencia a construção do negacionismo no Brasil.-
Descrição: dc.descriptionThis project consists of a bibliographic research that seeks to outline the historical trajectories within the educational and scientific fields to contextualize Brazilian scientific denialism evidenced during the pandemic. This effort is based on the need for a material and ideological—therefore, historical—understanding of the processes and consequences of scientific and educational practices that have shaped the way science and education are currently constituted in the country. To achieve this, ‘Historical-Critical Pedagogy’ was used as a basis to analyze the historical development of science and education in Brazil, in order to outline a historical panorama that highlights the construction of denialism in Brazil.-
Formato: dc.formatapplication/pdf-
Idioma: dc.languagept_BR-
Publicador: dc.publisherUniversidade Estadual Paulista (UNESP)-
Direitos: dc.rightsinfo:eu-repo/semantics/openAccess-
Palavras-chave: dc.subjectHistória da educação-
Palavras-chave: dc.subjectPedagogia-
Palavras-chave: dc.subjectCiências biológicas-
Palavras-chave: dc.subjectSociologia-
Palavras-chave: dc.subjectFilosofia-
Palavras-chave: dc.subjectHistory of education-
Palavras-chave: dc.subjectPedagogy-
Palavras-chave: dc.subjectBiological sciences-
Palavras-chave: dc.subjectSociology-
Palavras-chave: dc.subjectPhilosophy-
Título: dc.titleO negacionismo científico brasileiro durante a pandemia sob a perspectiva da pedagogia histórico crítica-
Título: dc.titleBrazilian science denialism during the pandemic from the perspective of historical-critical pedagogy-
Tipo de arquivo: dc.typelivro digital-
Aparece nas coleções:Repositório Institucional - Unesp

Não existem arquivos associados a este item.