
Atenção:
O eduCAPES é um repositório de objetos educacionais, não sendo responsável por materiais de terceiros submetidos na plataforma. O usuário assume ampla e total responsabilidade quanto à originalidade, à titularidade e ao conteúdo, citações de obras consultadas, referências e outros elementos que fazem parte do material que deseja submeter. Recomendamos que se reporte diretamente ao(s) autor(es), indicando qual parte do material foi considerada imprópria (cite página e parágrafo) e justificando sua denúncia.
Caso seja o autor original de algum material publicado indevidamente ou sem autorização, será necessário que se identifique informando nome completo, CPF e data de nascimento. Caso possua uma decisão judicial para retirada do material, solicitamos que informe o link de acesso ao documento, bem como quaisquer dados necessários ao acesso, no campo abaixo.
Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada. Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional. Porém, ao deixar de informar seu e-mail, um possível retorno será inviabilizado e/ou sua denúncia poderá ser desconsiderada no caso de necessitar de informações complementares.
| Metadados | Descrição | Idioma |
|---|---|---|
| Autor(es): dc.contributor | Aragão, José Euzébio De Oliveira Souza | - |
| Autor(es): dc.creator | Paulo, César Duleba | - |
| Data de aceite: dc.date.accessioned | 2025-08-21T15:12:57Z | - |
| Data de disponibilização: dc.date.available | 2025-08-21T15:12:57Z | - |
| Data de envio: dc.date.issued | 2024-08-06 | - |
| Data de envio: dc.date.issued | 2024-08-06 | - |
| Data de envio: dc.date.issued | 2024-05-19 | - |
| Fonte completa do material: dc.identifier | https://hdl.handle.net/11449/256932 | - |
| Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/11449/256932 | - |
| Descrição: dc.description | Este trabalho consiste numa pesquisa bibliográfica que busca traçar os percursos históricos no âmbito educacional e científico, para contextualizar o negacionismo científico brasileiro evidenciado na pandemia. Este esforço é baseado na necessidade de uma compreensão material e ideológica - portanto, histórica - dos processos e consequências das práticas científicas e educacionais, que moldaram a forma como a ciência e a educação são constituídas atualmente no país. Para isto, utilizou-se a ‘Pedagogia Histórico-Crítica’ como base para analisar o desenvolvimento histórico da ciência e da educação no Brasil, de forma a traçar um panorama histórico que evidencia a construção do negacionismo no Brasil. | - |
| Descrição: dc.description | This project consists of a bibliographic research that seeks to outline the historical trajectories within the educational and scientific fields to contextualize Brazilian scientific denialism evidenced during the pandemic. This effort is based on the need for a material and ideological—therefore, historical—understanding of the processes and consequences of scientific and educational practices that have shaped the way science and education are currently constituted in the country. To achieve this, ‘Historical-Critical Pedagogy’ was used as a basis to analyze the historical development of science and education in Brazil, in order to outline a historical panorama that highlights the construction of denialism in Brazil. | - |
| Formato: dc.format | application/pdf | - |
| Idioma: dc.language | pt_BR | - |
| Publicador: dc.publisher | Universidade Estadual Paulista (UNESP) | - |
| Direitos: dc.rights | info:eu-repo/semantics/openAccess | - |
| Palavras-chave: dc.subject | História da educação | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Pedagogia | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Ciências biológicas | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Sociologia | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Filosofia | - |
| Palavras-chave: dc.subject | History of education | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Pedagogy | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Biological sciences | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Sociology | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Philosophy | - |
| Título: dc.title | O negacionismo científico brasileiro durante a pandemia sob a perspectiva da pedagogia histórico crítica | - |
| Título: dc.title | Brazilian science denialism during the pandemic from the perspective of historical-critical pedagogy | - |
| Tipo de arquivo: dc.type | livro digital | - |
| Aparece nas coleções: | Repositório Institucional - Unesp | |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma: