Estabilização de solos misturados com escória da produção de aço (aciaria)

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Autor(es): dc.contributorLima, Jairo Salim Pinheiro de-
Autor(es): dc.creatorSantos, Igor Muller dos-
Data de aceite: dc.date.accessioned2025-08-21T16:45:34Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2025-08-21T16:45:34Z-
Data de envio: dc.date.issued2024-08-02-
Data de envio: dc.date.issued2024-08-02-
Data de envio: dc.date.issued2024-07-30-
Fonte completa do material: dc.identifierhttps://hdl.handle.net/11449/256874-
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/11449/256874-
Descrição: dc.descriptionA escória de aciaria é um tipo de rejeito da fabricação do aço. Este agregado mostra-se adequado à utilização em estabilização de solos para pavimentos rodoviários. O uso desse tipo de rejeito reduz os custos e a degradação ambiental e mitiga a pressão sobre as jazidas naturais e aterros de bota-fora para rejeitos. Este trabalho propõe a utilização da escória de aciaria em estabilização granulométrica com solo de comportamento laterítico para aplicação da mistura nas camadas do pavimento rodoviário. Para isto, foram elaborados três diferentes dosagens de agregado artificial (a escória de aciaria): (55%, 65% e 75%) na relação com o solo seco, em substituição. Para agregar informações, também foram comparados os resultados do agregado artificial com o da agregado britado, brita 1, com as mesmas dosagens. Os dados do solo in natura foram empregados como referências. Os resultados evidenciaram que o aumento do CBR foi resultante da adição da escória de aciaria, confrontando os teores de agregado misturados com solo versus o solo puro (100%), comprovando os benefícios da estabilização granulométrica em pavimentos rodoviários.-
Descrição: dc.descriptionSteel slag is a type of waste from steel manufacturing. This aggregate is suitable for use in soil stabilization for road pavements. The use of this type of waste reduces costs and environmental manipulation and mitigates the pressure on natural deposits and waste disposal landfills. This work proposes the use of steel slag in granulometric stabilization with soil with lateritic behavior to apply the mixture to the road pavement layers. For this, three different dosages of artificial aggregate (steel slag) were corrected: (55%, 65% and 75%) in relation to dry soil, in replacements. To add information, the results of artificial aggregate were also compared with crushed aggregate, gravel 1, with the same dosages. Fresh soil data were used as references. The results showed that the increase in CBR resulted from the addition of steel slag, comparing the contents of aggregates mixed with soil versus pure soil (100%), proving the benefits of granulometric stabilization in road pavements.-
Formato: dc.formatapplication/pdf-
Idioma: dc.languagept_BR-
Publicador: dc.publisherUniversidade Estadual Paulista (UNESP)-
Direitos: dc.rightsinfo:eu-repo/semantics/openAccess-
Palavras-chave: dc.subjectAgregado artificial-
Palavras-chave: dc.subjectEscória de aciaria-
Palavras-chave: dc.subjectEstabilização granulométrica-
Palavras-chave: dc.subjectÍndice de Suporte Califórnia (CBR)-
Palavras-chave: dc.subjectPavimentação-
Palavras-chave: dc.subjectRejeitos da fabricação do aço-
Palavras-chave: dc.subjectArtificial aggregate-
Palavras-chave: dc.subjectSteel slag-
Palavras-chave: dc.subjectGranulometric stabilization-
Palavras-chave: dc.subjectCalifornia Bearing Ratio (CBR)-
Palavras-chave: dc.subjectPaving-
Palavras-chave: dc.subjectRejects from steel manufacturing-
Título: dc.titleEstabilização de solos misturados com escória da produção de aço (aciaria)-
Título: dc.titleStabilization of soils mixed with slag from steel production (steelworks)-
Tipo de arquivo: dc.typelivro digital-
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