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Metadados | Descrição | Idioma |
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Autor(es): dc.contributor | Lima, Laís Helena Navarro e | - |
Autor(es): dc.creator | Mizubuti, Glênio Bitencourt | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2025-08-21T23:34:00Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2025-08-21T23:34:00Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2024-07-17 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2024-07-17 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2024-06-28 | - |
Fonte completa do material: dc.identifier | https://hdl.handle.net/11449/256651 | - |
Fonte completa do material: dc.identifier | https://doi.org/10.1007/s12630-024-02788-0 | - |
Fonte completa do material: dc.identifier | https://orcid.org/0000-0002-5515-829X | - |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/11449/256651 | - |
Descrição: dc.description | Introdução e Objetivos: Erros médicos podem ocasionalmente ser explicados por cegueira por desatenção que é a falha em se perceber um evento e/ou um objeto que se encontra plenamente visível. O presente estudo objetivou determinar se a idade/experiência clínica, o cansaço, e a exposição prévia à educação em simulação de anestesiologistas podem afetar o fenômeno de cegueira por desatenção no ambiente anestésico-cirúrgico. Métodos: Neste estudo multicêntrico incluindo instituições brasileiras, canadenses, e de Hong Kong, 280 anestesiologistas (amostra por conveniência) assistiram um vídeo que demandava alto grau de atenção envolvendo um paciente politraumatizado sendo submetido à laparotomia de emergência. Os participantes foram solicitados a anotar de maneira independente e anônima todas as anormalidades observadas. O vídeo continha 4 anormalidades esperadas/comuns (hipotensão, taquicardia, hipóxia, hipotermia) e 2 anormalidades inesperadas/raras (paciente sob anestesia geral movendo a cabeça, e desconexão de acesso venoso central) apresentadas de maneira proeminente ao longo do vídeo. O objetivo primário foi analisar a capacidade dos participantes em perceber os eventos (tanto esperados quanto inesperados) implantados no vídeo. O objetivo secundário visou avaliar a proporção de eventos esperados/inesperados de acordo com a faixa etária, o estado “descansado/afadigado”, e a exposição prévia à educação em simulação dos participantes. Resultados: Anestesiologistas de todas as faixas etárias foram menos capazes de perceber eventos inesperados/raros do que eventos esperados/comuns. No geral, os eventos esperados/comuns passaram menos despercebidos aos anestesiologistas mais jovens quando comparado aos participantes de idade mais avançada (P = 0.02). Não houve associação consistente entre idade e a percepção de eventos inesperados/raros (P = 0.28), embora a performance da coorte mais jovem (< 30 anos de idade) tenha sido melhor do que os demais grupos etários. Educação previa em simulação não afetou a proporção de eventos inesperados/raros que passaram despercebidos, mas esteve associada a menor número de eventos esperados/comuns que deixaram de ser notados. Por fim, o fato de os participantes se sentirem descansados ou afadigados não impactou sua percepção dos eventos em questão. Conclusão: Anestesiologistas perceberam menos eventos inesperados/raros do que eventos esperados/comuns que foram implantados em um vídeo envolvendo um paciente traumatizado, indicando a presença de cegueira por desatenção. Educação previa em simulação esteve associada a maior habilidade dos participantes em perceber eventos esperados/comuns, mas não reduziu a cegueira por desatenção. Nossos resultados podem ter implicações na compreensão de eventos adversos na área da saúde, assim como nos esforços para se melhorar a consciência situacional, especialmente em áreas de alta acuidade como no ambiente perioperatório e medicina intensiva e emergencial. | - |
Descrição: dc.description | Purpose: Medical errors may be occasionally explained by inattentional blindness (IB), i.e., failing to notice an event/object that is in plain sight. We aimed to determine whether age/experience, restfulness/fatigue, and previous exposure to simulation education may affect IB in the anesthetic/surgical setting. Methods: In this multicenter/multinational study, a convenience sample of 280 anesthesiologists watched an attention-demanding video of a simulated trauma patient undergoing laparotomy and (independently/anonymously) recorded the abnormalities they noticed. The video contained four expected/common abnormalities (hypotension, tachycardia, hypoxia, hypothermia) and two prominently displayed unexpected/rare events (patient’s head movement, leaky central venous line). We analyzed the participants’ ability to notice the expected/unexpected events (primary outcome) and the proportion of expected/unexpected events according to age group, self-perceived restfulness (no validated metric was used) and prior exposure to simulation education (secondary outcomes). Results: Anesthesiologists across all ages noticed fewer unexpected/rare events than expected/common ones. Overall, younger anesthesiologists missed fewer expected/common events than older participants did (P = 0.02). There was no consistent association between age and perception of unexpected/rare events (P = 0.28), although the youngest cohort (< 30 years-old) outperformed the other age groups. Prior simulation education did not affect the proportion of misses for the unexpected/rare events but was associated with fewer misses for the expected/common events. Self-perceived restfulness did not impact perception of events. Conclusion: Anesthesiologists noticed fewer unexpected/rare clinical events than expected/common ones in an attention-demanding video of a simulated trauma patient, in keeping with IB. Prior simulation training was associated with an improved ability to notice anticipated/expected events, but did not reduce IB. Our findings may have implications for understanding medical mishaps, and efforts to improve situational awareness, especially in acute perioperative and critical care settings. | - |
Formato: dc.format | application/pdf | - |
Idioma: dc.language | en | - |
Publicador: dc.publisher | Universidade Estadual Paulista (UNESP) | - |
Direitos: dc.rights | info:eu-repo/semantics/openAccess | - |
Palavras-chave: dc.subject | Anestesiologia | - |
Palavras-chave: dc.subject | Cegueira por desatenção | - |
Palavras-chave: dc.subject | Consciência situacional | - |
Palavras-chave: dc.subject | Simulação | - |
Palavras-chave: dc.subject | Anesthesiology | - |
Palavras-chave: dc.subject | Inattentional blindness | - |
Palavras-chave: dc.subject | Situational awareness | - |
Palavras-chave: dc.subject | Simulation | - |
Título: dc.title | Identificação de eventos intraoperatórios em um vídeo de simulação em laparotomia: estudo multinacional sobre cegueira por desatenção entre anestesiologistas | - |
Título: dc.title | Identifying intraoperative events in a simulated laparotomy video: a multinational study of inattentional blindness among anesthesiologists | - |
Tipo de arquivo: dc.type | livro digital | - |
Aparece nas coleções: | Repositório Institucional - Unesp |
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