
Atenção:
O eduCAPES é um repositório de objetos educacionais, não sendo responsável por materiais de terceiros submetidos na plataforma. O usuário assume ampla e total responsabilidade quanto à originalidade, à titularidade e ao conteúdo, citações de obras consultadas, referências e outros elementos que fazem parte do material que deseja submeter. Recomendamos que se reporte diretamente ao(s) autor(es), indicando qual parte do material foi considerada imprópria (cite página e parágrafo) e justificando sua denúncia.
Caso seja o autor original de algum material publicado indevidamente ou sem autorização, será necessário que se identifique informando nome completo, CPF e data de nascimento. Caso possua uma decisão judicial para retirada do material, solicitamos que informe o link de acesso ao documento, bem como quaisquer dados necessários ao acesso, no campo abaixo.
Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada. Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional. Porém, ao deixar de informar seu e-mail, um possível retorno será inviabilizado e/ou sua denúncia poderá ser desconsiderada no caso de necessitar de informações complementares.
| Metadados | Descrição | Idioma |
|---|---|---|
| Autor(es): dc.contributor | Gomes, Paulo César | - |
| Autor(es): dc.contributor | Ribeiro, Laíse Vieira Gonçalves | - |
| Autor(es): dc.creator | Andrades, Letícia Caroline de | - |
| Autor(es): dc.creator | Baldo, Amanda de Almeida | - |
| Autor(es): dc.creator | Sota, Fernanda Vitoria Duarte | - |
| Autor(es): dc.creator | Barros, Luiza Pângaro Pedrosa | - |
| Autor(es): dc.creator | Freire, Dora Giaquinto Bastos | - |
| Data de aceite: dc.date.accessioned | 2025-08-21T21:55:28Z | - |
| Data de disponibilização: dc.date.available | 2025-08-21T21:55:28Z | - |
| Data de envio: dc.date.issued | 2024-07-17 | - |
| Data de envio: dc.date.issued | 2024-07-17 | - |
| Data de envio: dc.date.issued | 2024-07 | - |
| Fonte completa do material: dc.identifier | https://hdl.handle.net/11449/256645 | - |
| Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/11449/256645 | - |
| Descrição: dc.description | Buscamos neste Trabalho de Conclusão de Curso apresentar uma pesquisa exploratória acerca da produção científica sobre a saúde mental de professores da educação básica, durante o período da pandemia de Covid-19. Além disso, descrever os principais agravantes ao bem-estar docente. Para tal, foi realizada uma revisão bibliográfica bem como a utilização da base de dados Google Acadêmico. Nossa busca abrangeu artigos publicados no período entre 2021 e 2023, que discorreram sobre o tema, através das palavras-chaves "professor", "saúde mental", "educação básica", "ensino remoto" e "ensino de biologia". Das buscas, resultaram oito artigos selecionados e fica evidente a lacuna de estudos acerca da temática. Os artigos analisados afirmam e investigam como as questões estruturais e sociais possuem desdobramentos à saúde, mental e física, dos educadores. Por meio desta análise foi possível determinar os principais problemas do Ensino Remoto Emergencial e a urgência de fomento e incentivo à formação continuada de professores. | - |
| Descrição: dc.description | The present Course Completion Paper (Graduation) presents exploratory research on the scientific production regarding the mental health of basic education teachers during the Covid-19 pandemic, aiming to describe the main aggravating factors to teachers' well-being. To achieve this, a bibliographic review was conducted using the Google Scholar database. The search encompassed articles published between 2021 and 2023 that discuss the topic through keywords such as "teacher," "mental health," "basic education," "remote teaching," and "biology teaching." Based on the results found in eight selected articles, there is a clear gap in studies on the explored theme. The analyzed articles affirm and investigate how structural and social issues impact the mental and physical health of educators. Through this analysis, it was possible to determine the main problems of Emergency Remote Teaching and the urgency of fostering and encouraging the continuous professional development of teachers. | - |
| Formato: dc.format | application/pdf | - |
| Idioma: dc.language | pt_BR | - |
| Publicador: dc.publisher | Universidade Estadual Paulista (UNESP) | - |
| Direitos: dc.rights | info:eu-repo/semantics/openAccess | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Saúde mental docente | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Educação básica | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Formação continuada de professores | - |
| Título: dc.title | Considerações sobre a saúde mental do professor da educação básica no período de 2021 a 2023: uma pesquisa a partir do Google Acadêmico | - |
| Título: dc.title | Considerations on the mental health of basic education teachers from 2021 to 2023: a survey using Google Scholar | - |
| Tipo de arquivo: dc.type | livro digital | - |
| Aparece nas coleções: | Repositório Institucional - Unesp | |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma: