Atenção:
O eduCAPES é um repositório de objetos educacionais, não sendo responsável por materiais de terceiros submetidos na plataforma. O usuário assume ampla e total responsabilidade quanto à originalidade, à titularidade e ao conteúdo, citações de obras consultadas, referências e outros elementos que fazem parte do material que deseja submeter. Recomendamos que se reporte diretamente ao(s) autor(es), indicando qual parte do material foi considerada imprópria (cite página e parágrafo) e justificando sua denúncia.
Caso seja o autor original de algum material publicado indevidamente ou sem autorização, será necessário que se identifique informando nome completo, CPF e data de nascimento. Caso possua uma decisão judicial para retirada do material, solicitamos que informe o link de acesso ao documento, bem como quaisquer dados necessários ao acesso, no campo abaixo.
Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada. Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional. Porém, ao deixar de informar seu e-mail, um possível retorno será inviabilizado e/ou sua denúncia poderá ser desconsiderada no caso de necessitar de informações complementares.
Metadados | Descrição | Idioma |
---|---|---|
Autor(es): dc.contributor | Ferreira, Ana Silvia Sartori Barraviera Seabra | - |
Autor(es): dc.contributor | Simões, Rafael Plana | - |
Autor(es): dc.creator | Desiderio, Tamiris Mariani Pereira | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2025-08-21T16:19:45Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2025-08-21T16:19:45Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2024-07-17 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2024-07-17 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2024-06-14 | - |
Fonte completa do material: dc.identifier | https://hdl.handle.net/11449/256628 | - |
Fonte completa do material: dc.identifier | https://orcid.org/0000-0002-3570-5479 | - |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/11449/256628 | - |
Descrição: dc.description | Com as recentes regulamentações acerca da atuação do profissional da área da saúde, por consequência o profissional da área de biotecnologia passa a ter novas perspectivas sobre o mercado de trabalho e sua atuação profissional, sendo este um momento propício para fomentar ferramentas que auxiliem os programas de Pós-graduação a conhecer o perfil de seus egressos bem como estreitar os laços com o mercado de trabalho. Este trabalho teve como objetivo desenvolver um processo de monitoramento de egressos de cursos de Pós-graduação interligando conceitos de empregabilidade. Inicialmente foi feita uma pesquisa bibliográfica a fim de entender como são avaliados os egressos de cursos semelhantes no Brasil. A partir dos resultados optou-se por aplicar um questionário adaptado para este fim em formato digital, disponibilizado em um website a partir de indicadores como satisfação com o curso, remuneração salarial e melhorias laborais apresentadas após a conclusão do curso. Foram estruturadas as interfaces dos egressos, empresas e administrador e a etapa de programação foi feita por uma empresa júnior contratada, utilizando a linguagem JavaScript, HTML5 e CSS (integrados pelo framework React JS). Com a conclusão das etapas relacionadas à programação, o instrumento estava apto para ser aplicado no grupo piloto. Como resultados, foram apresentados três artigos que foram elaborados durante o desenvolvimento desta tese. O primeiro intitulado “Avaliação de egresso da área da saúde: uma revisão”, o segundo artigo apresentado “Edulink - Desenvolvimento de plataforma de avaliação de egressos com participação do mercado de trabalho”, o terceiro “Edulink: Análise exploratória do conjunto de dados de monitoramento de formados em cursos de Pós-graduação em Biotecnologia”. Foi possível concluir que a disponibilização da plataforma pôde auxiliar as instituições a obter uma visão panorâmica sobre o impacto social de cursos de Pós-graduação na sociedade, bem como auxiliar os programas a realizarem a avaliação de forma mais dinâmica e estratégica. | - |
Formato: dc.format | application/pdf | - |
Idioma: dc.language | pt_BR | - |
Publicador: dc.publisher | Universidade Estadual Paulista (UNESP) | - |
Direitos: dc.rights | info:eu-repo/semantics/openAccess | - |
Palavras-chave: dc.subject | Avaliação educacional | - |
Palavras-chave: dc.subject | Educação de pós-graduação | - |
Palavras-chave: dc.subject | Estudantes | - |
Palavras-chave: dc.subject | Biotecnologia | - |
Título: dc.title | Análise do impacto de Programas de Pós-Graduação em Biotecnologia: abordagem utilizando indicadores de empregabilidade fornecidos por egressos | - |
Título: dc.title | Analysis of the impact of Postgraduate Programs in Biotechnology: approach using employability indicators provided by graduates | - |
Tipo de arquivo: dc.type | livro digital | - |
Aparece nas coleções: | Repositório Institucional - Unesp |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma: