Atenção:
O eduCAPES é um repositório de objetos educacionais, não sendo responsável por materiais de terceiros submetidos na plataforma. O usuário assume ampla e total responsabilidade quanto à originalidade, à titularidade e ao conteúdo, citações de obras consultadas, referências e outros elementos que fazem parte do material que deseja submeter. Recomendamos que se reporte diretamente ao(s) autor(es), indicando qual parte do material foi considerada imprópria (cite página e parágrafo) e justificando sua denúncia.
Caso seja o autor original de algum material publicado indevidamente ou sem autorização, será necessário que se identifique informando nome completo, CPF e data de nascimento. Caso possua uma decisão judicial para retirada do material, solicitamos que informe o link de acesso ao documento, bem como quaisquer dados necessários ao acesso, no campo abaixo.
Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada. Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional. Porém, ao deixar de informar seu e-mail, um possível retorno será inviabilizado e/ou sua denúncia poderá ser desconsiderada no caso de necessitar de informações complementares.
Metadados | Descrição | Idioma |
---|---|---|
Autor(es): dc.contributor | Weiser, Veridiana de Lara | - |
Autor(es): dc.contributor | Dutra, Matheus Ganiko | - |
Autor(es): dc.creator | Barcelos, Gabriel Prado | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2025-08-21T20:29:01Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2025-08-21T20:29:01Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2024-07-17 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2024-07-17 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2024-06-21 | - |
Fonte completa do material: dc.identifier | https://hdl.handle.net/11449/256612 | - |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/11449/256612 | - |
Descrição: dc.description | A Micologia é negligenciada na organização curricular em Ciências Biológicas. A dependência em relação a outras áreas, como a Botânica, contribui para a baixa representatividade dos fungos na formação de biólogos e professores. Esta pesquisa teve como objetivo investigar a representatividade do conteúdo relacionado à Micologia na formação inicial em Ciências Biológicas. A pesquisa consistiu na análise documental e de conteúdo de ementas de disciplinas e capítulos dos Livros Didáticos utilizados como referências bibliográficas. De forma geral, há inespecificidade e desatualização em relação à literatura científica. Conclui-se que o consenso científico recente na sistemática dos fungos dificulta a introdução de propostas taxonômicas contemporâneas, sendo necessária uma atualização dos livros e materiais indicados na bibliografia dos planos de ensino, destacando aspectos como a sistemática do grupo e o reconhecimento de termos com etimologia independente da Botânica. Para uma maior representatividade dos fungos durante a formação inicial são necessárias disciplinas específicas para o estudo desses organismos e uma maior integração com outras áreas do conhecimento, como Ecologia e Evolução. | - |
Descrição: dc.description | Mycology is neglected in the Biological Sciences curriculum. The dependency on other areas, such as Botany, contributes to the low representation of fungi throughout the formation of biologists. The aim of this research was to investigate the representativeness of content related to Mycology in undergraduate courses in Biological Sciences. The research consisted of a documental and content analysis of the syllabuses of disciplines related to Mycology and the textbooks used as bibliographical references. In general, there is a lack of specificity and outdatedness in relation to the scientific literature. In conclusion, the recent scientific consensus on fungal systematics makes it difficult to introduce contemporary taxonomic proposals. There is a need for textbooks to be updated, highlighting aspects such as the taxonomy of the group and recognizing terms with etymologies independent of botany. For fungi to be more widely represented during initial formation, specific disciplines for the study of fungi and greater integration with other areas of knowledge such as Ecology and Evolution are also needed. | - |
Descrição: dc.description | Pró-Reitoria de Pesquisa (PROPe UNESP) | - |
Descrição: dc.description | PROPe UNESP - 7781 | - |
Formato: dc.format | application/pdf | - |
Idioma: dc.language | pt_BR | - |
Publicador: dc.publisher | Universidade Estadual Paulista (UNESP) | - |
Direitos: dc.rights | info:eu-repo/semantics/restrictedAccess | - |
Palavras-chave: dc.subject | Ensino de Biologia | - |
Palavras-chave: dc.subject | Fungos | - |
Palavras-chave: dc.subject | Capacitação Profissional | - |
Palavras-chave: dc.subject | Biological Education | - |
Palavras-chave: dc.subject | Fungi | - |
Palavras-chave: dc.subject | Professional Training | - |
Título: dc.title | A Micologia na formação inicial em Ciências Biológicas: uma investigação de ementas e materiais didáticos | - |
Título: dc.title | The Mycology in initial training in Biological Sciences: analys of syllabi and teaching materials | - |
Tipo de arquivo: dc.type | livro digital | - |
Aparece nas coleções: | Repositório Institucional - Unesp |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma: