Atenção:
O eduCAPES é um repositório de objetos educacionais, não sendo responsável por materiais de terceiros submetidos na plataforma. O usuário assume ampla e total responsabilidade quanto à originalidade, à titularidade e ao conteúdo, citações de obras consultadas, referências e outros elementos que fazem parte do material que deseja submeter. Recomendamos que se reporte diretamente ao(s) autor(es), indicando qual parte do material foi considerada imprópria (cite página e parágrafo) e justificando sua denúncia.
Caso seja o autor original de algum material publicado indevidamente ou sem autorização, será necessário que se identifique informando nome completo, CPF e data de nascimento. Caso possua uma decisão judicial para retirada do material, solicitamos que informe o link de acesso ao documento, bem como quaisquer dados necessários ao acesso, no campo abaixo.
Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada. Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional. Porém, ao deixar de informar seu e-mail, um possível retorno será inviabilizado e/ou sua denúncia poderá ser desconsiderada no caso de necessitar de informações complementares.
Metadados | Descrição | Idioma |
---|---|---|
Autor(es): dc.contributor | Batistela, Gislaine Cristina | - |
Autor(es): dc.creator | Maluli, Julia Mendes | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2025-08-21T19:15:41Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2025-08-21T19:15:41Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2024-07-16 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2024-07-16 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2024-05-28 | - |
Fonte completa do material: dc.identifier | https://hdl.handle.net/11449/256599 | - |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/11449/256599 | - |
Descrição: dc.description | O compartilhamento de conhecimento promove o crescimento organizacional, influenciado por fatores motivacionais psicológicos e culturais. O objetivo geral desta pesquisa foi analisar o comportamento de fatores motivacionais e culturais que influenciam a Intenção de Compartilhamento do Conhecimento por meio da técnica de estatística multivariada Modelagem de Equações Estruturais (SEM). Foram usados 25 indicadores de Ding et al. (2017) em questionários aplicados a gestores de duas multinacionais que atuam no Estado de São Paulo. A modelagem de equações estruturais combinou análise fatorial e regressão para examinar relações entre variáveis, validando construtos com software especializado. Os construtos avaliados na influência da Intenção de Compartilhamento de Conhecimento (ICC) são: Relacionamento Recíproco Antecipado (RRA), Recompensa Extrínseca Antecipada (REA), Senso de Autoestima (SAE), Orientação Guanxi (OG), Face Gaining (FG) e Face Saving (FS). Os resultados indicam que aspectos ligados às motivações psicológicas exercem tanto influências positivas quanto negativas na formação da ICC de um indivíduo. O SAE possui maior relação positiva com a ICC. A partir dessas descobertas, esses aspectos podem auxiliar na tomada de decisões no monitoramento do clima organizacional. Os resultados também sugerem que REA não devem ser priorizadas se o objetivo for fomentar a cultura de compartilhamento do informações. | - |
Descrição: dc.description | Knowledge sharing promotes organizational growth, influenced by psychological and cultural motivational factors. The general objective of this research is to analyze the behavior of motivational and cultural factors influencing the intention to share knowledge in two companies using the multivariate statistical technique Structural Equation Modeling (SEM). Twenty-five indicators from Ding et al. (2017) were used in surveys applied to managers of two multinational companies operating in the State of São Paulo. Structural equation modeling combined factor analysis and regression to examine relationships between variables, validating constructs with specialized software. Constructs assessed in influencing knowledge sharing intention (KSI) include: Anticipated Reciprocal Relationship (ARR), Anticipated Extrinsic Reward (AER), Sense of Self-Esteem (SSE), Guanxi Orientation (GO), Face Gaining (FG), and Face Saving (FS). Results indicate that aspects related to psychological motivations exert both positive and negative influences on an individual's KSI formation. SSE has a stronger positive relationship with KSI. Based on these findings, these aspects can assist in decision-making for monitoring the organizational climate. The results also suggest that AER should not be prioritized if the goal is to foster a culture of information sharing. | - |
Descrição: dc.description | Não recebi financiamento | - |
Formato: dc.format | application/pdf | - |
Idioma: dc.language | pt_BR | - |
Publicador: dc.publisher | Universidade Estadual Paulista (UNESP) | - |
Direitos: dc.rights | info:eu-repo/semantics/restrictedAccess | - |
Palavras-chave: dc.subject | Análise multivariada | - |
Palavras-chave: dc.subject | Gestão do conhecimento | - |
Palavras-chave: dc.subject | Correlação | - |
Palavras-chave: dc.subject | Motivação no trabalho | - |
Palavras-chave: dc.subject | Multivariate analysis | - |
Palavras-chave: dc.subject | Knowledge management | - |
Palavras-chave: dc.subject | Correlation | - |
Palavras-chave: dc.subject | Work motivation | - |
Título: dc.title | Modelagem de equações estruturais aplicada no compartilhamento de conhecimento em gestores de duas empresas brasileiras | - |
Título: dc.title | Structural equation modeling applied to knowledge sharing among managers of two brazilian companies | - |
Tipo de arquivo: dc.type | livro digital | - |
Aparece nas coleções: | Repositório Institucional - Unesp |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma: