A aplicação da lei 10.639/03 no Currículo em Ação: o conteúdo de história do Ensino Fundamental I

Registro completo de metadados
MetadadosDescriçãoIdioma
Autor(es): dc.contributorFonseca, Débora Cristina-
Autor(es): dc.contributorSilva, Peterson Rigato da-
Autor(es): dc.creatorSantos, Miriã Pereira dos-
Data de aceite: dc.date.accessioned2025-08-21T20:17:41Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2025-08-21T20:17:41Z-
Data de envio: dc.date.issued2024-07-11-
Data de envio: dc.date.issued2024-07-11-
Data de envio: dc.date.issued2024-05-27-
Fonte completa do material: dc.identifierhttps://hdl.handle.net/11449/256505-
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/11449/256505-
Descrição: dc.descriptionO presente trabalho de conclusão de curso, teve como objetivo principal analisar os conteúdos de História e cultura africana, afro-brasileira e indígena presentes na apostila "Currículo em Ação", com enfoque no caderno de "Sociedade e Natureza" do aluno, responsável pelo conteúdo de história e geografia do Ensino Fundamental I. Verificando através uma análise documental, no material, se a obrigação estabelecida pela Lei 10.639/2003 e 11.645/2008 está sendo apresentada e trabalhada adequadamente. Partindo, portanto, de uma pesquisa qualitativa, será analisado o material do aluno "Currículo em Ação", que compõe os materiais de apoio para a implementação do Currículo Paulista, homologado pelo estado de São Paulo no ano de 2019.-
Descrição: dc.descriptionThe present undergraduate thesis aimed to analyze the contents of African, Afro-Brazilian, and indigenous history and culture present in the "Curriculum in Action" booklet, focusing on the student's "Society and Nature" notebook, responsible for the History and Geography content of Elementary School I. Through documentary analysis, it aimed to verify if the obligation established by Laws 10,639/2003 and 11,645/2008 is being presented and addressed appropriately in the material. Therefore, starting from qualitative research, the student material "Curriculum in Action," which constitutes the support materials for the implementation of the Paulista Curriculum, approved by the state of São Paulo in 2019, was analyzed.-
Descrição: dc.descriptionNão recebi financiamento-
Formato: dc.formatapplication/pdf-
Idioma: dc.languagept_BR-
Publicador: dc.publisherUniversidade Estadual Paulista (UNESP)-
Direitos: dc.rightsinfo:eu-repo/semantics/openAccess-
Palavras-chave: dc.subjectEnsino de história-
Palavras-chave: dc.subjectCultura africana-
Palavras-chave: dc.subjectCultura indígena-
Palavras-chave: dc.subjectLei 10.639/2003-
Palavras-chave: dc.subjectLei 11.645/2008-
Palavras-chave: dc.subjectCurrículo em ação-
Palavras-chave: dc.subjectRacialização-
Palavras-chave: dc.subjectTeaching of history-
Palavras-chave: dc.subjectAfrican culture-
Palavras-chave: dc.subjectIndigenous culture-
Palavras-chave: dc.subjectLaw 10,639/2003-
Palavras-chave: dc.subjectLaw 11,645/2008-
Palavras-chave: dc.subjectCurriculum in action-
Palavras-chave: dc.subjectRacialization-
Título: dc.titleA aplicação da lei 10.639/03 no Currículo em Ação: o conteúdo de história do Ensino Fundamental I-
Título: dc.titleThe application of law 10.639/03 in the Curriculum in Action: the history content in elementary school education-
Tipo de arquivo: dc.typelivro digital-
Aparece nas coleções:Repositório Institucional - Unesp

Não existem arquivos associados a este item.