Atenção:
O eduCAPES é um repositório de objetos educacionais, não sendo responsável por materiais de terceiros submetidos na plataforma. O usuário assume ampla e total responsabilidade quanto à originalidade, à titularidade e ao conteúdo, citações de obras consultadas, referências e outros elementos que fazem parte do material que deseja submeter. Recomendamos que se reporte diretamente ao(s) autor(es), indicando qual parte do material foi considerada imprópria (cite página e parágrafo) e justificando sua denúncia.
Caso seja o autor original de algum material publicado indevidamente ou sem autorização, será necessário que se identifique informando nome completo, CPF e data de nascimento. Caso possua uma decisão judicial para retirada do material, solicitamos que informe o link de acesso ao documento, bem como quaisquer dados necessários ao acesso, no campo abaixo.
Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada. Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional. Porém, ao deixar de informar seu e-mail, um possível retorno será inviabilizado e/ou sua denúncia poderá ser desconsiderada no caso de necessitar de informações complementares.
Metadados | Descrição | Idioma |
---|---|---|
Autor(es): dc.contributor | Fonseca, Débora Cristina | - |
Autor(es): dc.contributor | Silva, Peterson Rigato da | - |
Autor(es): dc.creator | Santos, Miriã Pereira dos | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2025-08-21T20:17:41Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2025-08-21T20:17:41Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2024-07-11 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2024-07-11 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2024-05-27 | - |
Fonte completa do material: dc.identifier | https://hdl.handle.net/11449/256505 | - |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/11449/256505 | - |
Descrição: dc.description | O presente trabalho de conclusão de curso, teve como objetivo principal analisar os conteúdos de História e cultura africana, afro-brasileira e indígena presentes na apostila "Currículo em Ação", com enfoque no caderno de "Sociedade e Natureza" do aluno, responsável pelo conteúdo de história e geografia do Ensino Fundamental I. Verificando através uma análise documental, no material, se a obrigação estabelecida pela Lei 10.639/2003 e 11.645/2008 está sendo apresentada e trabalhada adequadamente. Partindo, portanto, de uma pesquisa qualitativa, será analisado o material do aluno "Currículo em Ação", que compõe os materiais de apoio para a implementação do Currículo Paulista, homologado pelo estado de São Paulo no ano de 2019. | - |
Descrição: dc.description | The present undergraduate thesis aimed to analyze the contents of African, Afro-Brazilian, and indigenous history and culture present in the "Curriculum in Action" booklet, focusing on the student's "Society and Nature" notebook, responsible for the History and Geography content of Elementary School I. Through documentary analysis, it aimed to verify if the obligation established by Laws 10,639/2003 and 11,645/2008 is being presented and addressed appropriately in the material. Therefore, starting from qualitative research, the student material "Curriculum in Action," which constitutes the support materials for the implementation of the Paulista Curriculum, approved by the state of São Paulo in 2019, was analyzed. | - |
Descrição: dc.description | Não recebi financiamento | - |
Formato: dc.format | application/pdf | - |
Idioma: dc.language | pt_BR | - |
Publicador: dc.publisher | Universidade Estadual Paulista (UNESP) | - |
Direitos: dc.rights | info:eu-repo/semantics/openAccess | - |
Palavras-chave: dc.subject | Ensino de história | - |
Palavras-chave: dc.subject | Cultura africana | - |
Palavras-chave: dc.subject | Cultura indígena | - |
Palavras-chave: dc.subject | Lei 10.639/2003 | - |
Palavras-chave: dc.subject | Lei 11.645/2008 | - |
Palavras-chave: dc.subject | Currículo em ação | - |
Palavras-chave: dc.subject | Racialização | - |
Palavras-chave: dc.subject | Teaching of history | - |
Palavras-chave: dc.subject | African culture | - |
Palavras-chave: dc.subject | Indigenous culture | - |
Palavras-chave: dc.subject | Law 10,639/2003 | - |
Palavras-chave: dc.subject | Law 11,645/2008 | - |
Palavras-chave: dc.subject | Curriculum in action | - |
Palavras-chave: dc.subject | Racialization | - |
Título: dc.title | A aplicação da lei 10.639/03 no Currículo em Ação: o conteúdo de história do Ensino Fundamental I | - |
Título: dc.title | The application of law 10.639/03 in the Curriculum in Action: the history content in elementary school education | - |
Tipo de arquivo: dc.type | livro digital | - |
Aparece nas coleções: | Repositório Institucional - Unesp |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma: