
Atenção:
O eduCAPES é um repositório de objetos educacionais, não sendo responsável por materiais de terceiros submetidos na plataforma. O usuário assume ampla e total responsabilidade quanto à originalidade, à titularidade e ao conteúdo, citações de obras consultadas, referências e outros elementos que fazem parte do material que deseja submeter. Recomendamos que se reporte diretamente ao(s) autor(es), indicando qual parte do material foi considerada imprópria (cite página e parágrafo) e justificando sua denúncia.
Caso seja o autor original de algum material publicado indevidamente ou sem autorização, será necessário que se identifique informando nome completo, CPF e data de nascimento. Caso possua uma decisão judicial para retirada do material, solicitamos que informe o link de acesso ao documento, bem como quaisquer dados necessários ao acesso, no campo abaixo.
Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada. Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional. Porém, ao deixar de informar seu e-mail, um possível retorno será inviabilizado e/ou sua denúncia poderá ser desconsiderada no caso de necessitar de informações complementares.
| Metadados | Descrição | Idioma |
|---|---|---|
| Autor(es): dc.contributor | Correr, Rinaldo | - |
| Autor(es): dc.creator | Fornazari, Brenda Vithienes Molina | - |
| Data de aceite: dc.date.accessioned | 2025-08-21T17:45:07Z | - |
| Data de disponibilização: dc.date.available | 2025-08-21T17:45:07Z | - |
| Data de envio: dc.date.issued | 2024-07-04 | - |
| Data de envio: dc.date.issued | 2024-07-04 | - |
| Data de envio: dc.date.issued | 2024-06-03 | - |
| Fonte completa do material: dc.identifier | https://hdl.handle.net/11449/256303 | - |
| Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/11449/256303 | - |
| Descrição: dc.description | Esta pesquisa tem como proposta discutir as complexas interações entre o autismo, a educação inclusiva e o ambiente escolar. Buscando compreender como a inclusão de alunos com TEA nas escolas regulares pode ser inovada, tendo em vista as dificuldades que os mesmos apresentam, podendo refletir nas habilidades de comunicação e interação social. Este projeto busca analisar as práticas pedagógicas dos professores da educação infantil em relação à inclusão dos alunos identificando os resultados e métodos. O método envolve uma revisão sistemática com três fases: levantamento bibliográfico, seleção de artigos e análise/categorização. O objetivo é contribuir para o desenvolvimento de estratégias de ensino mais eficazes para alunos com TEA na educação inclusiva. Com esse trabalho foi possível concluir que ainda há muito o que evoluir quando se trata dos conhecimentos e noções básicas do autismo, é necessário investimento em capacitação para os profissionais das escolas e suporte para que possam realizar um bom trabalho. Esse caminho precisa ser percorrido em conjunto entre família, escola e aluno pois apenas assim o sucesso será alcançado. | - |
| Descrição: dc.description | This research aims to discuss the complex interactions between autism, inclusive education, and the school environment. It seeks to understand how the inclusion of students with ASD in regular schools can be innovated, considering the difficulties they present, which may impact their communication and social interaction skills. This project aims to analyze the pedagogical practices of early childhood education teachers regarding the inclusion of students, identifying results and methods. The method involves a systematic review with three phases: literature review, article selection, and analysis/categorization. The objective is to contribute to the development of more effective teaching strategies for students with ASD in inclusive education. With this work, it was possible to conclude that there is still much to be done regarding the basic knowledge and understanding of autism. Investment in training for school professionals and support is necessary for them to perform well. This path needs to be traveled together by family, school, and student because only then will success be achieved. | - |
| Descrição: dc.description | Não recebi financiamento | - |
| Formato: dc.format | application/pdf | - |
| Idioma: dc.language | pt_BR | - |
| Publicador: dc.publisher | Universidade Estadual Paulista (UNESP) | - |
| Direitos: dc.rights | info:eu-repo/semantics/openAccess | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Autismo | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Educação infantil | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Diversidade | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Inclusão | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Autism | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Early childhood education | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Diversity | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Inclusion | - |
| Título: dc.title | Autismo, escola e as dificuldades enfrentada pelos professores | - |
| Título: dc.title | Autism, school and the challenges faced by teachers | - |
| Tipo de arquivo: dc.type | livro digital | - |
| Aparece nas coleções: | Repositório Institucional - Unesp | |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma: