Estratégias metodológicas aplicadas ao Transtorno do Espectro Autista dentro da educação física escolar: uma revisão bibliográfica

Registro completo de metadados
MetadadosDescriçãoIdioma
Autor(es): dc.contributorFigueiredo, Gabriella Andreeta-
Autor(es): dc.creatorPrevidente, Luís Felipe Abreu-
Data de aceite: dc.date.accessioned2025-08-21T19:53:26Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2025-08-21T19:53:26Z-
Data de envio: dc.date.issued2024-07-03-
Data de envio: dc.date.issued2024-07-03-
Data de envio: dc.date.issued2024-04-24-
Fonte completa do material: dc.identifierhttps://hdl.handle.net/11449/256261-
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/11449/256261-
Descrição: dc.descriptionO presente trabalho tem como objetivo aglutinar e revisar estudos modernos para contribuir para práticas pedagógicas inclusivas. Este trabalho foi realizado a partir de uma revisão bibliográfica com enfoque na metodologia do Desenho Universal de Aprendizagem (DUA), metodologia que tenta quebrar as barreiras que impedem a inclusão de pessoas com qualquer grau de deficiência na sociedade, assegurando o acesso, a participação e o sucesso de todos os alunos na Educação Física escolar. O DUA busca assegurar, desde o planejamento das aulas, a acessibilidade como ponto central. Pelo fato de ser uma metodologia criada no exterior, a maior parte da amostragem da revisão foi realizada fora do Brasil. Por mais que não tenha tanta aplicação desta metodologia em território nacional, há grande possibilidade de transferência dos resultados lá obtidos.-
Descrição: dc.descriptionThe present academic work aims to bring together and review modern studies to contribute to inclusive pedagogical practices. This work was carried out based on a bibliographical review focusing on the Universal Learning Design (UDL), a methodology that attempts to break down the barriers that prevent the inclusion of people with any degree of disability in society, ensuring access, participation and the success of all students in school Physical Education. DUA seeks to ensure, from lesson planning onwards, accessibility as a central point. Due to the fact that it is a methodology created abroad, most of the review sampling was carried out outside Brazil. Even though this methodology is not widely applied in the national territory, there is a great possibility of transferring the results obtained there.-
Descrição: dc.descriptionNão recebi financiamento-
Formato: dc.formatapplication/pdf-
Idioma: dc.languagept_BR-
Publicador: dc.publisherUniversidade Estadual Paulista (UNESP)-
Direitos: dc.rightsinfo:eu-repo/semantics/openAccess-
Palavras-chave: dc.subjectAutismo-
Palavras-chave: dc.subjectDesenho Universal de Aprendizagem (DUA)-
Palavras-chave: dc.subjectEducação física escolar-
Palavras-chave: dc.subjectEducação inclusiva-
Palavras-chave: dc.subjectMetodologias inclusivas de ensino-
Palavras-chave: dc.subjectAutism-
Palavras-chave: dc.subjectUniversal Learning Design (UDL)-
Palavras-chave: dc.subjectSchool physical education-
Palavras-chave: dc.subjectInclusive education-
Palavras-chave: dc.subjectInclusive teaching methodologies-
Título: dc.titleEstratégias metodológicas aplicadas ao Transtorno do Espectro Autista dentro da educação física escolar: uma revisão bibliográfica-
Título: dc.titleMethodological strategies applied to autism spectrum disorder within school physical education: a literature review-
Tipo de arquivo: dc.typelivro digital-
Aparece nas coleções:Repositório Institucional - Unesp

Não existem arquivos associados a este item.