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| Metadados | Descrição | Idioma |
|---|---|---|
| Autor(es): dc.contributor | Agudo, Marcela de Moraes | - |
| Autor(es): dc.creator | Saluceste, Fernanda Biscaino | - |
| Autor(es): dc.creator | Alves, Bianca da Silva | - |
| Autor(es): dc.creator | Santos, Gabriela Teixeira dos | - |
| Data de aceite: dc.date.accessioned | 2025-08-21T22:49:25Z | - |
| Data de disponibilização: dc.date.available | 2025-08-21T22:49:25Z | - |
| Data de envio: dc.date.issued | 2024-07-03 | - |
| Data de envio: dc.date.issued | 2024-07-03 | - |
| Data de envio: dc.date.issued | 2024-06-28 | - |
| Fonte completa do material: dc.identifier | https://hdl.handle.net/11449/256254 | - |
| Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/11449/256254 | - |
| Descrição: dc.description | Esta pesquisa buscou investigar as políticas educacionais, se concentrando nos efeitos das políticas estatais sobre o ensino público e as condições de trabalho dos professores em São Paulo. O objetivo do trabalho foi analisar como as recentes políticas educacionais do Estado de São Paulo impactam as condições de trabalho e práticas pedagógicas dos professores, considerando a precarização do ensino público e a implementação de novas abordagens como a educação integral e plataformas digitais. A metodologia da pesquisa em educação foi qualitativa, do tipo documental, utilizando análise de conteúdo para investigar políticas educacionais em São Paulo entre 2018 e 2024. A coleta de dados envolveu fontes como artigos, relatórios e documentos oficiais, com uma análise crítica fundamentada na Pedagogia Histórico-Crítica para auxiliar a entender possíveis impactos dessas políticas nas condições de trabalho docente e práticas pedagógicas, assegurando rigor ético e acadêmico. Dentre os documentos, foram analisados uma lei, uma diretriz, quatro resoluções, uma normativa e três decretos. A partir dos dados coletados nestes documentos, depois de organizados e sistematizados, foram organizados em três categorias: esvaziamento de conteúdo; impacto das resoluções e diretrizes na educação inclusiva; e aprofundamento da precarização do trabalho docente. As análises revelam que, embora as diretrizes para a educação inclusiva e o uso de tecnologias tenham potencial transformador, a falta de infraestrutura e formação adequada dos professores, além das outras políticas que contribuem com o aprofundamento da precarização do trabalho docente, comprometem a efetividade dessas políticas e destacam a necessidade de investimentos robustos inclusive nas condições de trabalho docente e na organização escolar para garantir uma educação pública de qualidade. | - |
| Descrição: dc.description | This research sought to investigate educational policies, focusing on the effects of state policies on public education and the working conditions of teachers in São Paulo. The objective of the work was to analyze how recent educational policies in the State of São Paulo impact the working conditions and pedagogical practices of teachers, considering the precariousness of public education and the implementation of new approaches such as integral education and digital platforms. The education research methodology was qualitative, of the documentary type, using content analysis to investigate educational policies in São Paulo between 2018 and 2024. Data collection involved sources such as articles, reports and official documents, with a critical analysis based on Pedagogy Historical-Critical to help understand possible impacts of these policies on teaching working conditions and pedagogical practices, ensuring ethical and academic rigor. Among the documents, one law, one guideline, four resolutions, one regulation and three decrees were analyzed. From the data collected in these documents, after being organized and systematized, they were organized into three categories: content emptying; impact of resolutions and guidelines on inclusive education; and deepening of the precariousness of teaching work. The analyzes reveal that, although the guidelines for inclusive education and the use of technologies have transformative potential, the lack of infrastructure and adequate training for teachers, in addition to other policies that contribute to the deepening of the precariousness of teaching work, compromise the effectiveness of these policies and highlight the need for robust investments, including in teaching working conditions and school organization to guarantee quality public education. | - |
| Formato: dc.format | application/pdf | - |
| Idioma: dc.language | pt_BR | - |
| Publicador: dc.publisher | Universidade Estadual Paulista (UNESP) | - |
| Direitos: dc.rights | info:eu-repo/semantics/openAccess | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Políticas educacionais | - |
| Palavras-chave: dc.subject | São Paulo | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Escola pública | - |
| Título: dc.title | Políticas educacionais do Estado de São Paulo na contemporaneidade: aprofundamento da precarização do ensino público. | - |
| Título: dc.title | Educational policies in the State of São Paulo in contemporary times: deepening the precariousness of public education. | - |
| Tipo de arquivo: dc.type | livro digital | - |
| Aparece nas coleções: | Repositório Institucional - Unesp | |
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