Atenção:
O eduCAPES é um repositório de objetos educacionais, não sendo responsável por materiais de terceiros submetidos na plataforma. O usuário assume ampla e total responsabilidade quanto à originalidade, à titularidade e ao conteúdo, citações de obras consultadas, referências e outros elementos que fazem parte do material que deseja submeter. Recomendamos que se reporte diretamente ao(s) autor(es), indicando qual parte do material foi considerada imprópria (cite página e parágrafo) e justificando sua denúncia.
Caso seja o autor original de algum material publicado indevidamente ou sem autorização, será necessário que se identifique informando nome completo, CPF e data de nascimento. Caso possua uma decisão judicial para retirada do material, solicitamos que informe o link de acesso ao documento, bem como quaisquer dados necessários ao acesso, no campo abaixo.
Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada. Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional. Porém, ao deixar de informar seu e-mail, um possível retorno será inviabilizado e/ou sua denúncia poderá ser desconsiderada no caso de necessitar de informações complementares.
Metadados | Descrição | Idioma |
---|---|---|
Autor(es): dc.contributor | Abreu, Antônio Suárez | - |
Autor(es): dc.creator | Santa Maria, Alexandre Bueno | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2025-08-21T16:16:09Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2025-08-21T16:16:09Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2024-07-01 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2024-07-01 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2024-04-29 | - |
Fonte completa do material: dc.identifier | https://hdl.handle.net/11449/256192 | - |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/11449/256192 | - |
Descrição: dc.description | Esta tese de doutorado investiga o uso de metáforas como ferramentas argumentativas em blogs de política, analisando os atributos cognitivos e retóricos mobilizados na construção da argumentatividade e persuasão, além de caracterizar o gênero blog de política. Observa-se a onipresença das metáforas em textos argumentativos, especialmente na internet, onde blogs políticos influenciam significativamente a opinião pública, contrastando com a visão tradicional de metáforas como meramente estilísticas em obras literárias. A pesquisa se fundamenta na teoria sociodiscursiva dos gêneros textuais, na integração conceptual e na teoria da metáfora conceptual da Linguística Cognitiva, conforme discutida por Lakoff e Johnson, além de mobilizar elementos da Retórica. A metodologia adotada é uma análise qualitativa de conteúdo de postagens selecionadas de blogs de política, considerando as condições de produção e circulação do gênero, características composicionais, linguísticas e enunciativas dos textos. Os resultados indicam que as metáforas desempenham um papel central na argumentação em blogs de política, contribuindo para a construção de argumentos persuasivos por meio de atributos cognitivos e retóricos que enriquecem o discurso. As metáforas facilitam novas formas de compreensão e interpretação de fenômenos sociais e políticos, demonstrando a capacidade humana de usar a linguagem de maneira criativa para influenciar percepções e atitudes. Este estudo destaca a complexidade das estratégias comunicativas em blogs de política, ressaltando o papel das metáforas na formação da opinião pública e na mobilização de sentimentos em contextos digitais. A acessibilidade metafórica é crucial para engajar e persuadir audiências amplas, e os blogs de política são espaços de língua em uso que refletem e influenciam dinâmicas sociopolíticas contemporâneas. A sistematização do conhecimento sobre o uso estratégico de metáforas sugere aplicações práticas para profissionais de linguagem, como jornalistas, advogados e copywriters, além de soluções didáticas para o ensino básico. Entender e aplicar conscientemente estratégias metafóricas pode aprimorar significativamente a habilidade de escrever textos persuasivos, oferecendo ferramentas valiosas para a expressão eficaz de argumentos. Ao demonstrar a centralidade das metáforas na argumentação política online, este trabalho sugere direções para pesquisas futuras, enfatizando a necessidade de investigar mais a fundo a recepção e o impacto desses recursos linguísticos em diferentes audiências, especialmente em meios digitais. Assim, este estudo ilumina aspectos fundamentais da interação entre linguagem, cognição e política e abre caminhos para aplicações práticas e pedagógicas, destacando a importância da metáfora como uma ponte entre a experiência humana e os conceitos abstratos que moldam nosso entendimento do mundo. | - |
Descrição: dc.description | This doctoral thesis investigates the use of metaphors as argumentative tools in political blogs, analyzing the cognitive and rhetorical attributes mobilized in the construction of argumentation and persuasion, as well as characterizing the political blog genre. The pervasive use of metaphors in argumentative texts, especially on the internet where political blogs significantly influence public opinion, contrasts with the traditional view of metaphors as merely stylistic elements in literary works. The research is based on the sociodiscursive theory of textual genres, conceptual integration, and the conceptual metaphor theory of Cognitive Linguistics as discussed by Lakoff and Johnson, along with elements of Rhetoric. The methodology adopted is a qualitative content analysis of selected posts from political blogs, considering the conditions of production and circulation of the genre, compositional, linguistic, and enunciative characteristics of the texts. The results indicate that metaphors play a central role in argumentation in political blogs, contributing to the construction of persuasive arguments through cognitive and rhetorical attributes that enrich the discourse. Metaphors facilitate new forms of understanding and interpreting social and political phenomena, demonstrating the human capacity to use language creatively to influence perceptions and attitudes. This study highlights the complexity of communicative strategies in political blogs, emphasizing the role of metaphors in shaping public opinion and mobilizing emotions in digital contexts. Metaphorical accessibility is crucial for engaging and persuading broad audiences, and political blogs are spaces of language in use that reflect and influence contemporary sociopolitical dynamics. The systematization of knowledge about the strategic use of metaphors suggests practical applications for language professionals such as journalists, lawyers, and copywriters, as well as educational solutions for basic education. Understanding and consciously applying metaphorical strategies can significantly enhance the ability to write persuasive texts, offering valuable tools for the effective expression of arguments. By demonstrating the centrality of metaphors in online political argumentation, this work suggests directions for future research, emphasizing the need to further investigate the reception and impact of these linguistic resources on different audiences, especially in digital media. Thus, this study illuminates fundamental aspects of the interaction between language, cognition, and politics and opens paths for practical and pedagogical applications, highlighting the importance of metaphor as a bridge between human experience and the abstract concepts that shape our understanding of the world. | - |
Formato: dc.format | application/pdf | - |
Idioma: dc.language | pt_BR | - |
Publicador: dc.publisher | Universidade Estadual Paulista (UNESP) | - |
Direitos: dc.rights | info:eu-repo/semantics/openAccess | - |
Palavras-chave: dc.subject | Argumentação | - |
Palavras-chave: dc.subject | Blog de Política | - |
Palavras-chave: dc.subject | Linguística Cognitiva | - |
Palavras-chave: dc.subject | Metáfora | - |
Palavras-chave: dc.subject | Persuasão | - |
Palavras-chave: dc.subject | Argumentation | - |
Palavras-chave: dc.subject | Politics blog | - |
Palavras-chave: dc.subject | Cognitive Linguistics | - |
Palavras-chave: dc.subject | Metaphor | - |
Palavras-chave: dc.subject | Persuasion | - |
Título: dc.title | Metáforas esmurram a literalidade em blogs de política: integrações conceptuais em processos de argumentação | - |
Título: dc.title | Metaphors punch literality in political blogs: conceptual integrations in argumentation processes | - |
Tipo de arquivo: dc.type | livro digital | - |
Aparece nas coleções: | Repositório Institucional - Unesp |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma: