Atenção:
O eduCAPES é um repositório de objetos educacionais, não sendo responsável por materiais de terceiros submetidos na plataforma. O usuário assume ampla e total responsabilidade quanto à originalidade, à titularidade e ao conteúdo, citações de obras consultadas, referências e outros elementos que fazem parte do material que deseja submeter. Recomendamos que se reporte diretamente ao(s) autor(es), indicando qual parte do material foi considerada imprópria (cite página e parágrafo) e justificando sua denúncia.
Caso seja o autor original de algum material publicado indevidamente ou sem autorização, será necessário que se identifique informando nome completo, CPF e data de nascimento. Caso possua uma decisão judicial para retirada do material, solicitamos que informe o link de acesso ao documento, bem como quaisquer dados necessários ao acesso, no campo abaixo.
Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada. Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional. Porém, ao deixar de informar seu e-mail, um possível retorno será inviabilizado e/ou sua denúncia poderá ser desconsiderada no caso de necessitar de informações complementares.
Metadados | Descrição | Idioma |
---|---|---|
Autor(es): dc.contributor | Hattnher, Marize Mattos Dall’Aglio | - |
Autor(es): dc.creator | Rosário, Pablo Jardel Oliveira do | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2025-08-21T17:21:39Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2025-08-21T17:21:39Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2024-07-01 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2024-07-01 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2024-05-29 | - |
Fonte completa do material: dc.identifier | https://hdl.handle.net/11449/256186 | - |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/11449/256186 | - |
Descrição: dc.description | O objetivo central deste trabalho é fazer uma descrição da construção (ser) capaz de/que no português brasileiro a partir de dois modelos gramaticais, nomeadamente a Gramática de Papel e Referência (Role and Reference Grammar — RRG), de Van Valin (2023), Valin; LaPolla (1997), Van Valin (1993), e a Gramática Discursivo-Funcional (Functional Discourse Grammar — GDF), de Hengeveld; Mackenzie (2008). Especificamente, este estudo busca: i) identificar os valores modais expressos pela construção em termos dos modelos teóricos adotados ii) mostrar como a variabilidade da estrutura complexa que a construção organiza pode ser explicada em função da distribuição hierárquica das modalidades em diferentes camadas da oração, isto é, como esses modelos podem lidar com a correlação entre os diferentes valores modais e as diferentes formas de expressão da construção; e, por fim, iii) comparar os resultados obtidos com o intuito de verificar em quais aspectos a adoção desses dois modelos teóricos pode viabilizar uma compreensão mais ampla da construção investigada. O corpus utilizado na pesquisa é o Corpus do Português (Davis; Ferreira, 2006), do qual extraíram-se dados do banco de dados web/dialetos. A análise baseada nos dois modelos teóricos relevou aspectos semânticos e sintáticos da construção: em termos da RRG, a construção modal (ser) capaz de/que pode ser meio expressão de modalidade de raiz (habilidade) e de status (modalidade epistêmica). Além disso, o exame baseado no modelo mostrou que construção pode figurar em diferentes níveis de juntura e tipos de nexos (juntura central cossubordinada, juntura oracional subordinada e juntura central coordenada). Em termos da GDF, a análise revelou que a construção pode ser meio de expressão de modalidade facultativa orientada para o participante, modalidade facultativa orientada para o evento, modalidade epistêmica orientada para o episódio e modalidade epistêmica orientada para a proposição e que, em termos morfossintáticos, a construção pode encaixar Orações subordinadas com Sintagmas Verbais nucleados por Palavras Verbais não finitas e finitas. A opção pelos dois modelos teóricos viabilizou, portanto, uma compreensão mais ampla dos aspectos semânticos e formais da construção. | - |
Descrição: dc.description | The main aim of this study is to describe the construction (ser) capaz de/que (be capable of) in Brazilian Portuguese using two grammatical models, namely the Role and Reference Grammar (RRG) by Van Valin (2023), Van Valin; LaPolla (1997), Van Valin (1993) and the Functional Discourse Grammar (FDG) by Hengeveld; Mackenzie (2008). Specifically, this study seeks to: i) identify the modal values expressed by the construction in terms of the theoretical models adopted ii) show how the variability of the complex structure that the construction organizes can be explained as a function of the hierarchical distribution of modalities in different layers of the sentence, that is, how these models can deal with the correlation between the different modal values and the different forms of expression of the construction; and, finally, iii) compare the results obtained in order to verify in which aspects the adoption of these two theoretical models can enable a broader understanding of the construction investigated. The corpus used in the research is the Corpus do Português (Davis; Ferreira, 2006), in which data was extracted from the web/dialect database. The analysis based on the two models revealed semantic and syntactic aspects of the construction: in terms of RRG, the modal construction (ser) capaz de/que can express root modality (ability) and status (epistemic modality). In addition, the examination based on the model showed that the construction can appear at different levels of juncture and types of nexus (core cosubordination, clausal subordination and core subordination). In terms of GDF, the analysis revealed that the construction can express participant-oriented facultative modality, event-oriented facultative modality, episode-oriented epistemic modality and proposition-oriented epistemic modality. In addition, in morphosyntactic terms, the construction can fit subordinate clauses with verbal phrases headed by non-finite and finite verb words. The adoption of the two models has, therefore, enabled a broader understanding of the semantic and formal aspects of the construction. | - |
Descrição: dc.description | Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES) | - |
Descrição: dc.description | CAPES: 88887.686502/2022-00 | - |
Formato: dc.format | application/pdf | - |
Idioma: dc.language | pt_BR | - |
Publicador: dc.publisher | Universidade Estadual Paulista (UNESP) | - |
Direitos: dc.rights | info:eu-repo/semantics/openAccess | - |
Palavras-chave: dc.subject | Modalidade | - |
Palavras-chave: dc.subject | (ser) capaz de/que | - |
Palavras-chave: dc.subject | Gramática de papel e referência | - |
Palavras-chave: dc.subject | Gramática discursivo-funcional | - |
Palavras-chave: dc.subject | Modality | - |
Palavras-chave: dc.subject | Role and reference grammar | - |
Palavras-chave: dc.subject | Functional discourse grammar | - |
Título: dc.title | Modalidade em abordagens estratificadas da oração: usos de (ser) capaz de/que | - |
Título: dc.title | Modality in the layered approaches of the clause: uses of (ser) capaz de/que | - |
Tipo de arquivo: dc.type | livro digital | - |
Aparece nas coleções: | Repositório Institucional - Unesp |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma: