
Atenção:
O eduCAPES é um repositório de objetos educacionais, não sendo responsável por materiais de terceiros submetidos na plataforma. O usuário assume ampla e total responsabilidade quanto à originalidade, à titularidade e ao conteúdo, citações de obras consultadas, referências e outros elementos que fazem parte do material que deseja submeter. Recomendamos que se reporte diretamente ao(s) autor(es), indicando qual parte do material foi considerada imprópria (cite página e parágrafo) e justificando sua denúncia.
Caso seja o autor original de algum material publicado indevidamente ou sem autorização, será necessário que se identifique informando nome completo, CPF e data de nascimento. Caso possua uma decisão judicial para retirada do material, solicitamos que informe o link de acesso ao documento, bem como quaisquer dados necessários ao acesso, no campo abaixo.
Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada. Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional. Porém, ao deixar de informar seu e-mail, um possível retorno será inviabilizado e/ou sua denúncia poderá ser desconsiderada no caso de necessitar de informações complementares.
| Metadados | Descrição | Idioma |
|---|---|---|
| Autor(es): dc.contributor | Malaspina, Osmar | - |
| Autor(es): dc.creator | Magalhães, Ligia Maria Paschoal | - |
| Data de aceite: dc.date.accessioned | 2025-08-21T19:30:22Z | - |
| Data de disponibilização: dc.date.available | 2025-08-21T19:30:22Z | - |
| Data de envio: dc.date.issued | 2024-06-28 | - |
| Data de envio: dc.date.issued | 2024-06-28 | - |
| Data de envio: dc.date.issued | 2024-06-04 | - |
| Fonte completa do material: dc.identifier | https://hdl.handle.net/11449/256168 | - |
| Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/11449/256168 | - |
| Descrição: dc.description | Este estudo aborda a relação entre abelhas sem ferrão (meliponídeos) e a Educação Ambiental, destacando a importância desses insetos como ferramenta educacional para a conscientização ambiental e a conservação da biodiversidade. O objetivo deste trabalho é realizar uma revisão bibliográfica sobre o tema, analisando os estudos disponíveis que abordam as práticas pedagógicas envolvendo abelhas sem ferrão e sua contribuição para a Educação Ambiental. A metodologia consistiu na pesquisa sistemática de artigos científicos, teses, dissertações e livros disponíveis em bases de dados acadêmicas, como PubMed, Scopus e Google Scholar. Foram selecionados estudos que atendiam aos critérios de inclusão estabelecidos, e os dados foram analisados conforme os objetivos da revisão. Os resultados indicam uma diversidade de práticas pedagógicas em Educação Ambiental relacionadas às abelhas sem ferrão, com destaque para atividades multidisciplinares e o uso de recursos audiovisuais e práticas em campo. No entanto, foi observada uma lacuna na implementação dessas práticas em algumas regiões do país, evidenciando a necessidade de investimento em formação de professores e desenvolvimento de estratégias mais eficazes de educação ambiental. | - |
| Descrição: dc.description | This study addresses the relationship between stingless bees (meliponine) and Environmental Education, highlighting the importance of these insects as an educational tool for environmental awareness and biodiversity conservation. The objective of this work is to conduct a literature review on the topic, analyzing the available studies that address pedagogical practices involving stingless bees and their contribution to Environmental Education. The methodology consisted of a systematic search of scientific articles, theses, dissertations, and books available in academic databases such as PubMed, Scopus, and Google Scholar. Studies that met the established inclusion criteria were selected, and the data were analyzed according to the review's objectives. The results indicate a diversity of pedagogical practices in Environmental Education related to stingless bees, with emphasis on multidisciplinary activities and the use of audiovisual resources and field practices. However, a gap in the implementation of these practices in some regions of the country was observed, highlighting the need for investment in teacher training and the development of more effective environmental education strategies. | - |
| Descrição: dc.description | Não recebi financiamento | - |
| Descrição: dc.description | Não houve | - |
| Formato: dc.format | application/pdf | - |
| Idioma: dc.language | pt_BR | - |
| Publicador: dc.publisher | Universidade Estadual Paulista (UNESP) | - |
| Direitos: dc.rights | info:eu-repo/semantics/openAccess | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Abelhas sem ferrão | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Educação ambiental | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Práticas pedagógicas | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Stingless bees | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Environmental education | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Pedagogical practices | - |
| Título: dc.title | Relação entre abelhas sem ferrão (meliponídeos) e a educação ambiental: uma revisão bibliográfica | - |
| Título: dc.title | Relation between stingless bees (meliponini) and the environmental education: a literature review | - |
| Tipo de arquivo: dc.type | livro digital | - |
| Aparece nas coleções: | Repositório Institucional - Unesp | |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma: