Atenção:
O eduCAPES é um repositório de objetos educacionais, não sendo responsável por materiais de terceiros submetidos na plataforma. O usuário assume ampla e total responsabilidade quanto à originalidade, à titularidade e ao conteúdo, citações de obras consultadas, referências e outros elementos que fazem parte do material que deseja submeter. Recomendamos que se reporte diretamente ao(s) autor(es), indicando qual parte do material foi considerada imprópria (cite página e parágrafo) e justificando sua denúncia.
Caso seja o autor original de algum material publicado indevidamente ou sem autorização, será necessário que se identifique informando nome completo, CPF e data de nascimento. Caso possua uma decisão judicial para retirada do material, solicitamos que informe o link de acesso ao documento, bem como quaisquer dados necessários ao acesso, no campo abaixo.
Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada. Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional. Porém, ao deixar de informar seu e-mail, um possível retorno será inviabilizado e/ou sua denúncia poderá ser desconsiderada no caso de necessitar de informações complementares.
Metadados | Descrição | Idioma |
---|---|---|
Autor(es): dc.contributor | Assis, Alice | - |
Autor(es): dc.creator | Alves, Guilherme Gonçalves | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2025-08-21T20:10:52Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2025-08-21T20:10:52Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2024-06-25 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2024-06-25 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2024-02-26 | - |
Fonte completa do material: dc.identifier | https://hdl.handle.net/11449/256098 | - |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/11449/256098 | - |
Descrição: dc.description | Os Institutos Federais de Educação, Ciência e Tecnologia, criados pela lei n⁰ 11.892 de 29 de dezembro de 2008, oferecem prioritariamente cursos técnicos integrados ao Ensino Médio devido a uma necessidade social de formação para o mercado de trabalho e geração de renda. Tais cursos integram uma formação básica, técnica e crítica e surge uma demanda, por parte dos professores, de como realizar essa integração de forma a contribuir para o processo de aprendizagem do aluno. Tal demanda norteia este trabalho, buscando o entendimento se a integração pode ser considerada como uma interdisciplinaridade, ou ao contrário, aplicada ao contexto em que os cursos estão inseridos, O IFSULDEMINAS – campus Muzambinho. Trata-se de um estudo que tem como objetivo analisar o processo de interdisciplinaridade em Cursos Técnicos Integrados ao Ensino Médio a partir dos projetos pedagógicos dos cursos e da comunicação dos professores com base na racionalidade comunicativa de Habermas, por meio da tentativa de criação de um grupo de estudos, do entendimento do contexto e da estrutura curricular dos cursos. O embasamento teórico para a comunicação dos professores foca na teoria da interdisciplinaridade, sob a ótica de Ivani Fazenda, Olga Pombo e Nilson Machado, na busca do consenso entre os professores participantes pautado na teoria do agir comunicativo e nas esferas públicas proporcionadas pela realidade dos cursos integrados. Os dados foram registrados por meio de questionários, registros de áudio e registro de trocas de mensagens entre os participantes. Os resultados mostraram a importância das intersecções entre o Instituto Federal, a interdisciplinaridade e a Teoria do Agir Comunicativo como parte fundamental da integração nos cursos integrados, do processo de desenvolvimento das ações práticas dos professores e da contribuição para uma formação técnica, crítica, social e humana para os alunos. | - |
Descrição: dc.description | The Federal Institutes of Education, Science, and Technology, established by Law No. 11,892 on December 29, 2008, primarily offer technical courses integrated with high school education in response to a social demand for workforce training and income generation. These courses combine basic, technical, and critical education, prompting a demand from teachers on how to carry out this integration to contribute to the students' learning process. This demand guides this work, seeking to understand whether integration can be considered as interdisciplinarity, or conversely, applied to the context in which the courses are situated, specifically at IFSULDEMINAS – Muzambinho campus. This study aims to analyze the process of interdisciplinarity in Technical Courses Integrated with High School Education based on the pedagogical projects of the courses and the communication of teachers, employing Habermas' communicative rationality. This is done through the attempt to create a study group, understanding the context, and the curricular structure of the courses. The theoretical framework for teachers' communication focuses on the theory of interdisciplinarity, as proposed by Ivani Fazenda, Olga Pombo, and Nilson Machado, seeking consensus among participating teachers based on the theory of communicative action and the public spheres provided by the reality of integrated courses. Data were collected through questionnaires, audio recordings, and exchanges of messages among participants. The results demonstrate the importance of intersections between the Federal Institute, interdisciplinarity, and the Theory of Communicative Action as fundamental components of integration in integrated courses, facilitating the development of teachers' practical actions, and contributing to a technical, critical, social, and humanistic education for students. | - |
Formato: dc.format | application/pdf | - |
Idioma: dc.language | pt_BR | - |
Publicador: dc.publisher | Universidade Estadual Paulista (UNESP) | - |
Direitos: dc.rights | info:eu-repo/semantics/openAccess | - |
Palavras-chave: dc.subject | Instituto Federal | - |
Palavras-chave: dc.subject | Interdisciplinaridade | - |
Palavras-chave: dc.subject | Agir comunicativo | - |
Palavras-chave: dc.subject | Integração do conhecimento | - |
Palavras-chave: dc.subject | Curso Técnico Integrado ao Ensino Médio | - |
Palavras-chave: dc.subject | Federal Institute | - |
Palavras-chave: dc.subject | Interdisciplinarity | - |
Palavras-chave: dc.subject | Communicative action | - |
Palavras-chave: dc.subject | Knowledge integration | - |
Palavras-chave: dc.subject | Technical Course Integrated to High School | - |
Título: dc.title | Perspectivas de interdisciplinaridade em cursos técnicos integrados ao Ensino Médio: uma formação baseada no agir comunicativo | - |
Título: dc.title | Perspectives of interdisciplinarity in technical courses integrated into High School: training based on communicative action | - |
Tipo de arquivo: dc.type | livro digital | - |
Aparece nas coleções: | Repositório Institucional - Unesp |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma: