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| Metadados | Descrição | Idioma |
|---|---|---|
| Autor(es): dc.contributor | Valente, Vânia Cristina Pires Nogueira | - |
| Autor(es): dc.creator | Graciano, Marcos Danilo | - |
| Data de aceite: dc.date.accessioned | 2025-08-21T20:16:56Z | - |
| Data de disponibilização: dc.date.available | 2025-08-21T20:16:56Z | - |
| Data de envio: dc.date.issued | 2024-06-13 | - |
| Data de envio: dc.date.issued | 2024-06-13 | - |
| Data de envio: dc.date.issued | 2024-04-25 | - |
| Fonte completa do material: dc.identifier | https://hdl.handle.net/11449/255975 | - |
| Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/11449/255975 | - |
| Descrição: dc.description | A referida pesquisa apresenta o desenvolvimento de um produto digital, em formato de game mobile, direcionado a crianças e adolescentes de 10 a 14 anos buscando a apresentação, conscientização, importância e difusão dos conteúdos dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável – ODS (Agenda 2030 da ONU) em contextos gameficados e lúdicos. Para a concepção de um produto digital, é necessária a utilização de ferramentas de planejamento e concepção, como o Design Thinking, uma das metodologias aplicadas. Já para a produção do produto, foram utilizados softwares específicos para o desenvolvimento de jogos, como Unity (engine de programação), LMMS (ferramenta produtora de áudios) e a ferramenta piskel (produção das artes). Além do desenvolvimento do produto e da escrita do trabalho teórico, foi realizada, também, uma pesquisa com 70 usuários (35 professores de ensino superior da área de tecnologia e 35 alunos do curso de Tecnologia em Jogos Digitais da Faculdade de Tecnologia de Ourinhos – FATEC, ambiente onde o pesquisador é professor titular desde 2014). O resultado final foi a escrita de um roteiro completo do produto, apresentando 8 mini games que abrangem o conteúdo de 11 Objetivos de Desenvolvimento Sustentável. E, enquanto protótipo finalizado, apresentam-se a introdução do jogo e dois dos minis games já executados e prontos para interação. | - |
| Descrição: dc.description | This research presents the development of a digital product, in the format of a mobile game, aimed at children and adolescents aged 10 to 14 seeking to present, raise awareness, importance and disseminate the contents of the Sustainable Development Goals – SDGs (UN Agenda 2030 ) in gamified and playful contexts. To design a digital product, it is necessary to use planning and design tools, such as Design Thinking, one of the methodologies applied. For the production of the product, specific software was used for game development, such as Unity (programming engine), LMMS (audio production tool) and the piskel tool (art production). In addition to developing the product and writing the theoretical work, a survey was also carried out with 70 users (35 higher education professors in the area of technology and 35 students from the Technology in Digital Games course at the Faculty of Technology of Ourinhos – FATEC , an environment where the researcher has been a full professor since 2014). The end result was the writing of a complete product roadmap, featuring 8 mini games that cover the content of 11 Sustainable Development Goals. And, as a finished prototype, the introduction of the game and two of the mini games already executed and ready for interaction are presented. | - |
| Formato: dc.format | application/pdf | - |
| Idioma: dc.language | pt_BR | - |
| Publicador: dc.publisher | Universidade Estadual Paulista (UNESP) | - |
| Direitos: dc.rights | info:eu-repo/semantics/openAccess | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Objetivos de Desenvolvimento Sustentável | - |
| Palavras-chave: dc.subject | ODS | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Gameficação | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Serious Games | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Aprendizagem indireta | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Sustainable Development Goals | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Gamification | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Indirect learning | - |
| Título: dc.title | Desenvolvimento de uma metodologia gameficada para a conscientização acerca dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) da Agenda 2030 da ONU | - |
| Título: dc.title | Development of a gamified methodology for awareness about the Sustainable Development Goals (SDGs) of the UN 2030 Agenda | - |
| Tipo de arquivo: dc.type | livro digital | - |
| Aparece nas coleções: | Repositório Institucional - Unesp | |
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